Novo malware em navegadores tem afetado cerca de 30 mil pessoas por dia
A Microsoft alertou seus usuários sobre a presença de um novo malware - que estaria prejudicando, em média, 30 mil pessoas por dia.
Sob o nome de Adrozek, ele tem forjado anúncios nos principais navegadores da web - como o Chrome, Firefox e Edge - e revertido a renda dos cliques diretamente para cibercriminosos. Além disso, URLs com o malware têm sido distribuídas por e-mail e até softwares de comunicação.
Além disso, ao clicar em um dos anúncios, o usuário pode ter credenciais e senhas de redes sociais expostas. O malware também pode alterar arquivos DLL nos softwares utilizados e instalar extensões espiãs.
Segundo o relatório emitido pela empresa de Bill Gates, diversas áreas ao redor do mundo já foram afetadas pelo Adrozek. No Brasil, o destaque fica para o Sudeste, que possui o maior número de vítimas até agora.
Ainda de acordo com as informações, o navegador mais comprometido seria o Firefox, uma vez que os hackers estariam usando as propagandas falsas para extrair nomes de usuário e senhas dos usuários - o que pode expor informações sigilosas.
A Microsoft contabilizou, até agora, 159 domínios que têm sido usados para propagar o malware na web. Já são mais de 17 mil URLs infectadas.
Malware no navegador: como se proteger
A principal forma de proteção consiste no uso de um bom antivírus, mas também é recomendado que os usuários evitem clicar em anúncios duvidosos ou acessar URLs enviadas por contatos sem saber qual o seu conteúdo.
Fazer o download de softwares somente nas plataformas oficiais também é uma boa maneira de se proteger. É imprescindível manter os navegadores atualizados e, caso alguma atividade suspeita seja detectada, removê-los do PC e fazer o download novamente.
Fonte: Microsoft
Faltou um detalhe,
como saber se meu cel está infectado por este malware?
Não é a toa que eu utilizo o Brave, além de ser o mais rápido browser, ele retira todas as propagandas economizando até nos dados móveis.