Review dos AirPods Pro 2: Um dos Melhores Fones de Ouvido com ANC do Mercado

NextPit Apple AirPods Pro 2 Test
© nextpit

Ler em outras línguas:

Testamos os AirPods Pro 2 da Apple! Neste relatório detalhado, conto minha opinião aprofundada e honesta sobre os fones de ouvido intra-auriculares com Cancelamento de Ruído Ativo (ANC).

Apple AirPods Pro 2

Prós

  • Design ergonômico e confortável
  • Excelente cancelamento de ruído ativo (ANC)
  • Assinatura de áudio de alta fidelidade
  • Duração decente da bateria
  • Áudio espacial muito legal
  • Detector vestível
  • Classe de proteção IPX4
  • Carregamento sem fio

Contras

  • Não há codecs HD, apenas AAC
  • A personalização é muito limitada
  • Quase inutilizável com Android
Apple AirPods Pro 2
Apple AirPods Pro 2
Apple AirPods Pro 2: Todas as ofertas

Resumo e compra

Os AirPods Pro 2 são vendidos na loja oficial da Apple por R$ 2.599, sendo basicamente o preço de um bom smartphone de médio porte, o que na minha opinião é simplesmente muito caro. Isso apenas por ser um produto da Apple. É mais ou menos o mesmo preço dos principais fones de ouvido da Sony e da Sennheiser quando chegaram ao mercado.

Se eu tivesse que resumir a minha opinião sobre os AirPods Pro 2 da Apple em uma frase, eu diria: excelente ergonomia, som simples, cancelamento de ruído ativo ultraeficiente e média duração da bateria.

No entanto, acredito que a relação preço-desempenho não seja muito convincente, e acho uma pena que os AirPods Pro 2 praticamente não funcionem com um smartphone Android.

 

Design

O design dos AirPods Pro 2 não mudou em comparação com o modelo anterior. Os fones de ouvido da Apple ainda são muito ergonômicos, se encaixam muito bem na orelha e é muito fácil esquecer que você está os usando. O estojo de recarga é muito compacto, mas não sou muito fã do revestimento branco, pois o deixa muito suscetível à sujeira.


Prós:

  • Muito confortável de usar;
  • Certificação IPX4;
  • A estrutura compacta e ergonômica.

Contras:

  • Superfície capacitiva/tátil mal posicionada;
  • A cor branca é muito sensível à sujeira.

AirPods Pro 2 sobre uma superfície clara.
O design dos AirPods Pro 2 não mudou em relação ao modelo anterior. / © NextPit

Os fones de ouvido AirPods Pro 2 possuem um design clássico de “secador de cabelo “, o que não mudou de fato em comparação com o modelo anterior. Os fones de ouvidos são intra-auriculares, e a Apple oferece pontas de silicone em quatro tamanhos: PP, P, M e G.

Eles não são à prova d’água, mas contam com certificação IPX4, sendo resistentes ao suor. Então, você pode considerar a compra segura se pratica muitos esportes.

Não gosto muito do revestimento de plástico liso e brilhante, pois o deixa muito suscetível à sujeira, principalmente à tinta de calças jeans quando você deixa os fones de ouvido no bolso. Esse, no entanto, não é um problema específico da Apple.

Um par de fones de ouvido AirPods Pro 2 sobre um fundo claro.
A detecção de desgaste dos AirPods Pro 2 ainda é confiável. / © NextPit.

Realmente acho eles muito confortáveis de usar. Eles ficam bem firmes na orelha mesmo quando estou me movimentando de forma ativa. Não senti nenhum desconforto, inclusive durante longas sessões de treino. É possível, até mesmo, dormir com eles ou assistir a um filme na cama sem que ele pressione muito o ouvido na hora de colocar a cabeça no travesseiro.

As hastes dos AirPods Pro 2 possuem uma superfície sensível ao toque e capacitiva. Você pode, basicamente, deslizar para cima ou para baixo para ajustar o volume, ou ainda pressionar a haste para iniciar determinadas ações.

Pessoalmente, acho que o posicionamento das partes sensíveis ao toque na haste não foi muito bem pensado. Elas ficam voltadas para frente quando você está com os fones de ouvido, então é preciso "esfregar" a parte frontal para o controle de volume, o que não é nada prático.

O estojo de recarga é muito compacto e fácil de transportar. O design parece de alta qualidade, a dobradiça é estável e o mecanismo é simples de operar. A caixa possui um visor de LED para o status da bateria, contando ainda com um pequeno alto-falante que emite um som de aviso assim que os AirPods Pro 2 estão completamente carregados.

Há também um pequeno gancho, ou encaixe, no lado direito do estojo para você prender uma pulseira ou corrente. A Apple vende esse objeto separadamente na loja oficial, mas atualmente não está disponível na Apple Store do Brasil on-line. Mas é claro, no entanto, que você pode comprar o acessório de terceiros.

Estojo de recarga dos AirPods Pro 2 da Apple, mostrando uma porta USB-C e luzes indicadoras.
O cordão de segurança oficial da Apple para os AirPods Pro 2 é comprado à parte. / © NextPit

Qualidade do áudio e do microfone

Como sempre, a Apple se recusa a fornecer informações mais detalhadas sobre suas especificações técnicas. Ao contrário de muitas outras análises, não achei a qualidade de áudio dos AirPods Pro 2 muito boa, principalmente considerando o preço.


Prós:

  • O som ambiente é muito eficaz;
  • O rastreamento de cabeça ainda funciona bem com o Apple Music;
  • Uma assinatura de áudio fiel à original.

Contras:

  • Codec de áudio AAC básico;
  • Sem Lossless, nem mesmo com o Apple Music.

AirPods Pro 2 brancos da Apple em seu estojo de carregamento sobre uma superfície clara.
O armazenamento dos AirPods Pro 2 no estojo não é o mais intuitivo. / © NextPit

Não sei qual é a faixa de frequência que os AirPods Pro 2 podem reproduzir, tampouco quais materiais a Apple usa para fabricar seus drivers.

Uma assinatura de áudio fiel com médios bem definidos

Os AirPods Pro 2 possuem uma assinatura de áudio plana, isso significa que a reprodução do som é muito fiel à fonte. Eles achatam os graves um pouco mais do que o modelo anterior, temos um som um pouco mais forte e os médios são muito claros, o que me permite ouvir muito melhor as vozes e os instrumentos.

Descobri que os AirPods Pro 2 são um pouco restritos na faixa dos agudos. No entanto, a vantagem é que você não tem nenhum tom sibilante com S, F ou CH, que costumam nos fazer assobiar ou chiar.

A Apple ainda oferece um equalizador automático que usa microfones em cada fone de ouvido para analisar o som e o ruído ambiente, ajustando os decibéis de uma extremidade a outra da faixa de frequência. Você também pode optar por diferentes predefinições de equalizador nas configurações do Apple Music . Mas isso só se aplica ao streaming de áudio da Apple. Se você usa outro serviço, não terá nada disso.

AirPods Pro 2 em uma superfície refletiva, mostrando seu design elegante.
As grades de ventilação dos AirPods Pro 2 garantem uma melhor circulação de ar para limitar os ecos, além de facilitar a análise do som para o equalizador automático. / © NextPit.

Sem áudio lossless, nem mesmo com o Apple Music

Os fones de ouvido não são compatíveis com codecs de áudio HD genéricos, como aptX HD, LDAC ou LHDC. É AAC e nada mais. E o pior é que eles não são compatíveis com o áudio lossless, mesmo que seja uma tecnologia oferecida nas configurações do Apple Music.

Mas por que isso acontece? Este é o topo de linha do catálogo de áudio da Apple, juntamente aos AirPods Max. E por que eles não funcionam com o áudio lossless? Você sabe responder a essa pergunta? Se sim, por favor, nos conte aqui nos comentários! Acho isso extremamente lamentável, pois com essa tecnologia é possível atingir uma taxa de 24 bits a 48 kHz. Com o áudio de alta resolução lossless, você pode atingir até 24 bits a 192 kHz, mas os AirPods Pro 2 não podem usar essa função. Portanto, a designação “Pro" não é mais relevante e se torna obsoleta.

Quatro telas de iPhone mostrando configurações e recursos do Apple Music, incluindo qualidade de áudio e opções Dolby Atmos.
Os AirPods Pro 2 não podem processar áudio sem perdas, mesmo que ele seja oferecido no Apple Music. / © NextPit

O áudio espacial funciona muito bem

Os AirPods Pro 2, pelo menos, suportam áudio espacial. O Apple Music oferece listas de reprodução com Dolby Atmos especificamente para este modo, o que funciona muito bem. A espacialidade é excelente e o som é muito mais abrangente. A experiência também é muito agradável com filmes e séries compatíveis.

A imersão é realmente boa e você até descobre algumas músicas sob uma nova perspectiva, com detalhes inesperados. Resumidamente, funciona muito bem e é bastante fácil de usar. Até o momento, plataformas de terceiros, como Spotify, ainda não oferecem a tecnologia de áudio espacial. Com o Apple Music, você pode até usar o rastreamento de cabeça, que adapta a espacialidade do áudio aos movimentos da sua cabeça.

Você também pode “forçar “ o áudio espacial para que ele seja usado com música estéreo clássica. Para fazer isso, você deve apenas pressionar e segurar a barra de volume na central de controle do iPhone. Porém, pessoalmente, não achei os efeitos muito perceptíveis.

Três telas de iPhone mostrando instruções de "Captura de vista frontal" e "Captura de ouvido esquerdo".
Você pode escanear seus ouvidos com a câmera FaceID do iPhone para ajustar o áudio espacial dos AirPods Pro 2. / © NextPit.

Qualidade dos microfones

A Apple não se diferencia muito da concorrência quando falamos da qualidade dos microfones para chamadas. Em ambientes internos, a reprodução é muito limpa e a voz é sempre inteligível. Porém, em ambientes externos ou na presença de ruídos incômodos, a atenuação não é tão eficaz assim. Ela consegue abafar a sua voz, que fica muito mais baixa. E isso não é nada melhor do que o microfone do seu smartphone.


Qualidade do microfone dos AirPods Pro 2

Cancelamento de ruído ativo (ANC)

Na minha opinião, os AirPods Pro 2 oferecem o melhor cancelamento de ruído ativo do mercado. O ANC da Apple, mesmo que automático, é excelente. O modo de transparência adaptável é claro, mas não chega a ser muito convincente.


Prós:

  • Um dos melhores ANCs do mercado;
  • Modo de transparência nítido.

Contras:

  • O ANC não pode ser personalizado manualmente;
  • A transparência "adaptativa" não é convincente.

Close-up dos AirPods Pro 2 em uma superfície reflexiva.
Os AirPods Pro 2 têm pontas de ouvido de silicone em quatro tamanhos: PP, P, M e G. / © NextPit

A Apple ainda não quer oferecer ANCs ajustáveis manualmente, o que acho um pouco constrangedor. Você pode apenas escolher entre ANC, modo normal e modo de transparência. Se você tiver um iPhone, consegue alternar os modos nas configurações dos AirPods diretamente do celular, o que não pode ser feito no Android.

No entanto, também é possível fazer essa alternância pressionando e segurando as hastes dos fones de ouvido, o que funciona tanto no iPhone quanto em um Android.

Um dos melhores cancelamentos de ruído ativo do mercado

Voltando à qualidade do ANC dos AirPods Pro 2: é simplesmente excepcional. De fato, estou 99% convencido de que é o melhor cancelamento de ruído ativo do mercado.

Todos os ruídos estruturais causados pelo contato com uma superfície, por exemplo, são extremamente bem atenuados. Já os barulhos constantes, como os de motores de automóveis, são bem tratados. Mas ruídos mais pontuais, como a voz humana, a digitação em um teclado de computador ou barulho de portas batendo, também são muito bem isolados. Isso tudo é muito impressionante, eu realmente me senti como se estivesse em uma bolha. Usei os AirPods Pro 2 no escritório sem ouvir nada e só pude ter paz e tranquilidade em relação a todos os meus colegas quando o ANC foi ativado.

A assinatura de áudio permanece muito fiel apesar do ANC. No entanto, o som dos AirPods Pro 2 não muda drasticamente quando o cancelamento de ruído ativo é ativado.

Um estojo de carregamento branco para AirPods Pro 2 em uma superfície bege.
O estojo dos AirPods Pro 2 é compacto e bem planejado. / © NextPit.

O modo transparente toca em uma orelha sem mover a outra

Os AirPods Pro 2 também oferecem um modo que permite a amplificação do ruído ambiente para você não perder atenção ao que está em sua volta, e esse modo funciona muito bem. A clareza dos sons reproduzidos faz com que você sinta que não está usando fones de ouvido. A Apple ainda incluiu uma função que silencia automaticamente ruídos repentinos e muito altos. A ideia por trás disso é evitar que os seus tímpanos se rompam quando você bate uma porta ou faça algo semelhante.

Pessoalmente, achei essa função de transparência adaptativa bastante anedótica. Tentei gritar como um louco para ver se os fones de ouvido conseguiriam abafar a minha voz automaticamente. Não consigo dizer, claro, se a tática realmente funcionou. Até deixei deixei cair objetos no chão, mas os resultados não foram melhores.

Usabilidade e conectividade

Os AirPods Pro 2 não funcionam com nenhum outro aplicativo de terceiros, então você depende do ecossistema da Apple. Mesmo no iPhone, existe apenas um submenu especial nas configurações. Já no Android, não há nada que você possa fazer.


Prós:

  • Inclui detecção de uso;
  • Bluetooth 5.3;
  • Troca rápida entre dispositivos Apple.

Contras:

  • Nenhum aplicativo dedicado;
  • Poucas configurações;
  • Sem equalizador;
  • ANC não ajustável manualmente;
  • Sem Bluetooth multiponto real.

Menu de configurações para AirPods Pro 2 com opções de controle de ruído, microfone e configurações de bateria.
As configurações dos AirPods Pro 2 estão localizadas em um submenu das configurações do iPhone. / © NextPit.

Na minha opinião, as configurações dos AirPods Pro 2 são muito limitadas, já que não existe um equalizador e não é possível ajustar a intensidade do ANC. O controle tátil/acústico também é bastante rígido. Você pode apenas atribuir o gesto de toque prolongado entre duas ações: controle de ruído e Siri.

É muito frustrante ter tão pouca liberdade quando o assunto é a personalização, e você só tem isso se estiver usando um smartphone da Apple. No Android, não há qualquer personalização. Eu sei que a Samsung também faz isso, mas continuo achando que é uma besteira bloquear o seu ecossistema dessa forma.

A detecção de uso dos AirPods Pro 2 é bastante eficaz e confiável. Você também pode usar os fones de ouvido em mono, e o microfone ativo para chamadas alterna de forma automática entre os dois fones, dependendo de qual deles você tirar do ouvido. Também é possível fazer essa escolha de forma manual, esteja o microfone ativo na orelha esquerda ou direita.

Os AirPods Pro 2 podem alternar automaticamente de um dispositivo Apple para o outro, mas isso não é o mesmo que uma verdadeira conectividade multiponto Bluetooth. Em produtos que não são da Apple, isso não funciona e é preciso desconectar os fones de ouvido de uma fonte para outra. Estamos em 2025, isso não é algo fácil de aceitar.

Apesar de estarmos lidando com o Bluetooth 5.3, percebi uma latência significativa no meu PC com Windows quando reproduzi vídeos. Eu também não recomendaria os AirPods Pro 2 para jogos, pois a latência é muito alta.

Bateria

De acordo com a Apple, os AirPods Pro 2 têm duração de bateria de 6 horas por fone de ouvido, sem ANC e com o áudio espacial ligado, e de 5,5 horas com todas as funções mencionadas acima. Com o estojo de recarga, os fones de ouvido tem uma duração de bateria de até 30 horas.


Prós:

  • Bateria com duração de até 6 horas;
  • Carregamento sem fio via MagSafe;
  • Até 5 cargas pelo estojo.

Contras:

  • -

Estojo de recarga branco dos AirPods Pro 2 da Apple com porta USB-C e luzes indicadoras.
O estojo tem uma porta USB Tipo C. / © NextPit

A duração da bateria dos AirPods Pro 2, claramente, não está na faixa superior, mas é mediana para o mercado. 6 horas sem ANC são mais do que suficientes para um dia normal de trabalho. O estojo de recarga permite até cinco cargas completas, o que é muito bom. Pessoalmente, sempre mantive o ANC ativado, mas não uso a função de áudio espacial o tempo todo.

Sempre consegui obter um pouco mais de 5 horas de duração de bateria com essas configurações. O carregamento pelo estojo leva 2 horas. Mas de acordo com a Apple, cinco minutos de carregamento já são suficientes para restaurar o equivalente a uma hora de audição.

O estojo em si também pode ser carregado com fio via Lightning ou sem fio via MagSafe em 2 horas. O alto-falante emite um som para confirmar que o carregamento está ativo, e outro para quando a carga já está completa. Achei isso muito prático, mas se você achar que é irritante, pode desativar o som nas configurações do seu iPhone.

Estojo de carregamento dos AirPods Pro 2 da Apple, branco, com dobradiça prateada e texto de design na parte traseira.
O botão de emparelhamento na parte de trás da caixa do AirPods Pro 2 é bem discreto. / © NextPit

Dados técnicos

  Dados técnicos
produto
Ilustração AirPods Pro 2 em branco, mostrando os fones de ouvido esquerdo e direito.
desenho Formato: Intra | Peso 250 g | Detecção de desgaste | Controle por toque
Peso por fone de ouvido: 5,3 g | Peso da estrutura: 50,8 g
Dimensões da caixa: 45,2 x 60,6 x 21,7 mm
Áudio Driver de 11 mm | Chip H2 | Áudio espacial
Resposta de frequência Não especificado
ANC
  • Sim, automático ou manual
  • Chip H2 próprio
  • Os microfones são direcionados para os ouvidos e para fora
  • Modo de transparência adaptável
Bluetooth

Bluetooth 5.3

Codecs SBC e AAC
Sem multiponto (mas com possibilidade de alternar entre dispositivos Apple)
Duração da bateria
  • 6 horas de audição com os fones de ouvido
  • 5,5 horas com ANC e/ou Spatial Audio
  • 30 horas de audição com a caixa de carregamento.
  • 5 minutos de carregamento = 1 hora de audição.
Preço R$ 2.599

Conclusão

Os AirPods Pro 2 são os melhores fones de ouvido da Apple para ouvir música no iPhone e por meio do aplicativo Apple Music. Resumindo, se você está dentro do ecossistema da Apple, esta análise não vai mudar nada. Você pode tranquilamente comprar os fones de ouvido, pois é a solução mais simples e lógica para o seu caso.

Se você tem um iPhone, a experiência de usuário é muito simples. O emparelhamento é automático, assim como o equalizador e o cancelamento de ruído ativo. Ou seja, é tudo muito automático.

Nesse aspecto, as fabricantes que não são da Apple estão muito atrás. Basta analisar as implementações do Google Fast Pair ou do Microsoft Swift Pair, que ainda são muito inconsistentes

No entanto, o restante do experimento foi muito limitado para mim. Por que comprar fones de ouvido de R$ 2.600 se eles não têm suporte a áudio em alta definição? Por que eu pagaria R$ 2.600 para vir MP3s do Apple Music ou do Spotify com simples codec AAC?

Com exceção do excelente cancelamento de ruído ativo e do áudio espacial, achei os AirPods Pro 2 muito limitados para o preço. E se você tiver um smartphone Android, não vale a compra.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o nextpit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Ir para o comentário (1)
Antoine Engels

Antoine Engels
Senior Editor

Black belt in specs sheet analysis. OnePlus fanboy in (slow) remission. Average estimated reading time of my articles: 48 minutes. Tech deals fact-checker in my spare time. Hates talking about himself in the 3rd person. Dreams he was a gaming journalist in another life. Doesn't get the concept of irony. Head of editorial for NextPit France.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
1 comentário
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Phelipe Breves 68
    Phelipe Breves há 2 dias Link para o comentário

    Prefiro mil vezes os fones da Samsung.