Review do Poco F7 Ultra: Ultra Potência Por um Ultra Preço

nextpit Xiaomi F7 Ultra Camera
© nextpit

Ler em outras línguas:

Quanto desempenho você pode incluir em um smartphone topo de linha em 2025 - e que sacrifícios são necessários? A Xiaomi e a Poco acabaram de descobrir e criaram o insano Poco F7 Ultra, que custa 700 euros no lançamento. Aqui está nosso teste.

Xiaomi Poco F7 Ultra

Prós

  • Potência incrível graças ao Snapdragon 8 Elite
  • Acabamento sólido com estrutura de alumínio
  • A câmera principal impressiona em alta e baixa luminosidade
  • Câmera ultra grande angular e teleobjetiva

Contras

  • Fica muito quente com carga total
  • Câmeras telefoto e a ultra-angular são mais fracas do que a principal
  • Política de atualização não está no mesmo nível da concorrência
Xiaomi Poco F7 Ultra
Xiaomi Poco F7 Ultra

Xiaomi Poco F7 Ultra – Data de lançamento e preço

A Poco oferece o F7 Ultra em um total de quatro variantes. Você pode comprar o smartphone com 256 ou 512 GB de memória, além de 12 ou 16 GB de RAM. Você também pode escolher entre as cores amarelo e preto. O modelo ainda não está confirmado para lançamento no Brasil, vale destacar logo de cara

A versão com 256 GB do Poco F7 Ultra custa 749,90 euros (R$ 4.650 em conversão direta), enquanto a versão de 512 GB custa 799,90 euros (R$ 4.950).

Design e tela

  Design e tela
Tela
  • 6,67 polegadas, AMOLED
    3.200 x 1.440 pixels
    1.800 nits (HBM), 3200 nits (pico)
    Taxa de atualização de 120 Hz
Dimensões e peso
  • 75,0 × 160,3 × 8,1 mm, 206 g
Material
  • Estrutura de alumínio
    Vidro Poco Shield
Resistência
  • IP68

O F7 Ultra vem com o típico visual chamativo da Poco. A ilha da câmera grande, circular e preta domina a parte superior esquerda da parte traseira. Em nosso dispositivo de teste amarelo, isso proporciona um forte contraste com a parte traseira amarela brilhante com sua superfície sofisticada.

A parte traseira de vidro superliso consiste em superfícies individuais que parecem brilhantes ou foscas, dependendo da incidência de luz. No entanto, elas fazem isso de diferentes ângulos, criando uma "gravura" mais ou menos visível, dependendo do ângulo de visão. Claramente, o F7 Ultra não é um celular para pessoas mais discretas.

A estrutura em torno do smartphone é feita de alumínio e é excelente. O smartphone inteiro parece muito sólido, o que também é enfatizado pela certificação IP68. Infelizmente, não há nenhum tipo de Gorilla Glass estabelecido para proteger o painel, mas "apenas" o Poco Shield Glass - e um protetor de tela muito propenso a arranhões aplicado na fábrica. É melhor encomendar um protetor de tela ao mesmo tempo. No entanto: a Poco também inclui uma capa de silicone simples em cinza escuro na caixa.

A tela é de 6,67 polegadas com 3.200 x 1.440 pixels super nítidos, e a tela OLED é simplesmente fantástica. Com até 1.800 nits (HBM) e 3.200 nits (pico), a tela é extremamente brilhante - surpreendentemente mais brilhante no papel, por exemplo, do que a do S25 Ultra (veja o teste). E de fato: a diferença é claramente visível sob o sol "escaldante" de março em Berlim. Graças a uma taxa de atualização máxima de 120 Hz, a tela é maravilhosamente suave, embora só possa ser reduzida para 60 Hz.

Software: O que o HyperOS 2.0 pode fazer?

  software
Política de atualização
  • 4 anos de atualizações do Android
    6 anos de atualizações de segurança
Recursos especiais
  • -

O Poco F7 Ultra roda o HyperOS 2.0 baseado no Android 15 - e, portanto, o mesmo sistema operacional de todos os smartphones Xiaomi atuais. A interface do usuário é comparativamente colorida e um tanto divertida. Em comparação com os telefones celulares anteriores da Xiaomi, no entanto, a interface se tornou muito mais madura.

O que permanece, no entanto, é o pacote de bloatware relativamente grande. Seis aplicativos de terceiros estão pré-instalados em nosso dispositivo de teste. Embora essa não seja uma quantidade absurda, ainda é pouco atraente para um smartphone nessa faixa de preço.

A Xiaomi claramente se atualizou em termos de promessas de atualização nos últimos anos. O Poco F7 Ultra agora está configurado para receber atualizações do Android por quatro anos - então o F7 Ultra deve receber o Android 19 em 2029. O fabricante garante patches de segurança por seis anos. Isso não está no mesmo nível da Samsung, do Google ou da Honor, que garantem alguns dispositivos por sete e sete anos, mas ainda é uma declaração sólida. Afinal de contas, o hardware precisa aguentar até lá.

Mesmo que o fabricante não anuncie isso: É claro que o Poco F7 Ultra também vem com todos os tipos de dispositivos de IA. O Gemini está a bordo como o assistente padrão e pode ser chamado diretamente com um toque longo no botão liga/desliga. E sim, o Gemini também tem acesso a aplicativos no Poco e pode, por exemplo, escrever compromissos em seu calendário ou procurar restaurantes no Google Maps.

Há também vários recursos de edição de imagens. Você pode apagar objetos e pessoas que ocupam metade do quadro das fotos sem deixar rastros, usar a IA para expandir fotos que foram tiradas muito próximas umas das outras ou substituir o céu nas fotos.

Essa é a potência do Poco F7 Ultra

  Desempenho
Processador
  • Qualcomm Snapdragon 8 Elite
Memória
  • 12 GB ou 16 GB
Variantes de armazenamento
  • 256 GB ou 512 GB
Conectividade
  • Bluetooth 6.0, Wi-Fi 7, 5G, dual SIM (sem eSIM)

O Poco F7 Ultra é equipado pelo Qualcomm Snapdragon 8 Elite - atualmente, não é possível comprar um processador mais potente em um smartphone Android. Sem surpresa, o celular atinge o mesmo nível de desempenho que o Samsung Galaxy S25 Ultra, por exemplo. Em benchmarks sintéticos, o smartphone Poco é até um pouco melhor e atinge pontuações mais altas em benchmarks de carga contínua. No entanto, o F7 Ultra é mais propenso a superaquecer do que o smartphone da Samsung.

No uso diário, longe dos benchmarks, isso parece muito mais inofensivo. No Genshin Impact, por exemplo, o smartphone nunca esquenta tanto quanto nos benchmarks - mas, é claro que isso pode mudar em sessões mais longas de jogatina durante o verão.

Falando em desempenho: o Poco F7 Ultra também oferece várias opções para otimizar os jogos. No Game Turbo Suite, há um upscaler gráfico para jogos chamado "2K Super Resolution" e, com o "Wild Boost", o desempenho gráfico pode ser aumentado ainda mais. O upscaler atua como um intensificador de nitidez, aumentando os microcontrastes no jogo e, assim, garantindo um efeito de imagem mais nítido. E o "Game Audio" foi projetado para proporcionar uma experiência sonora mais envolvente nos jogos quando usado com fones de ouvido.

Além disso, o Poco F7 Ultra também oferece Bluetooth 6.0, Wi-Fi 7, 5G e dual SIM, mas não: nada de eSIM e sem slot microSD. A falta do eSIM é realmente uma pena, mas eu pergunto sobre a expansão do cartão de memória: Você realmente ainda precisará dela em 2025, pelo menos nessa faixa de preço?

Xiaomi Poco F7 Ultra – Câmera

  Câmera
Câmera principal
  • 50 MP, f/1.6, OIS
Câmera ultra grande angular
  • 32 MP, f/2.2
Câmera telefoto
  • 50 MP, f/2.0, OIS
Selfies
  • 32 MP, f/2.0
Resolução máxima de vídeo
  • 8K a 24 fps
  • 4K a 60 fps
  • Full HD a 960 fps

A câmera geralmente é vítima número um no equilíbrio entre preço e desempenho nos smartphones Poco da linha F. Isso não se aplica necessariamente aqui: já conhecemos a câmera principal do F7 Ultra do F6 Pro e, sem surpresa, a qualidade da imagem do modelo atual também é excelente durante o dia e ainda muito boa com pouca luz. Como é típico da Poco, as cores são bastante brilhantes - mas isso é definitivamente bastante "instagramável".

Os sensores da câmera telefoto e da câmera ultra grande angular são significativamente menores do que os da câmera principal e, como resultado, a qualidade da imagem cai sensivelmente - pelo menos se você der zoom ou ampliar as imagens. No entanto, para a maioria dos retratos cotidianos e para o compartilhamento de imagens nas mídias sociais, a qualidade é, em geral, perfeitamente adequada, pelo menos se o objeto não estiver em movimento.

A desvantagem muito maior dos minissensores é a velocidade relativamente lenta do obturador em condições de iluminação mista e, portanto, um risco maior de trepidação da câmera, especialmente com a lente de zoom, do que com o enorme sensor de zoom telefoto do Xiaomi 15 Ultra, por exemplo. Mas é claro que o 15 Ultra está simplesmente em uma classe de preço diferente e não precisa se preocupar em economizar nos componentes.

Um máximo de 8K a 24 fps é possível no modo de vídeo. No entanto, somente a câmera principal pode atingir essa resolução - os outros módulos de câmera param em 4K com 60 fps. Mas, para ser honesto, isso deve ser mais do que suficiente para o uso diário. A propósito: há um modo de ultra-slow-motion que grava continuamente 240 fps com resolução Full HD. E até mesmo 960 fps são possíveis por cerca de um segundo.

 

Bateria e carregamento

  Bateria
Capacidade da bateria
  • 5.300 mAh
Potência de carregamento (com fio)
  • 120 W
Potência de carregamento (sem fio)
  • 50 W

Com 5.300 mAh, o Poco F7 Ultra infelizmente tem 10% a menos de capacidade de bateria do que o F7 Pro, embora, em teoria, o processador mais moderno deva compensar isso. Infelizmente, nosso típico benchmark de bateria Work 3.0 da PCMark falhou várias vezes, mas a metade do teste indica um resultado de cerca de 12 a 14 horas, o que colocaria o celular bem abaixo do Xiaomi 15, mas ainda completamente sólido na faixa intermediária. Vamos acompanhar o teste e atualizar o relatório de teste aqui com o resultado final.

Uma observação neste ponto: Como o smartphone tem uma pontuação tão sólida de quatro estrelas de acordo com nosso protocolo de teste e esse resultado não pode mais ser alterado pelo resultado puro do benchmark de bateria, também estamos publicando o relatório de teste sem o resultado final do benchmark de bateria.

Os chineses são tradicionalmente fortes quando se trata de carregamento, e o Poco F7 Ultra é ainda mais "Ultra" do que o grande Xiaomi 15 Ultra testado recentemente. É possível atingir uma velocidade máxima de carregamento de 120 W, o que significa que um F7 Ultra totalmente descarregado estará mais de 50% carregado novamente após menos de 15 minutos; uma carga completa da bateria leva entre 30 e 35 minutos, dependendo do dia e da temperatura ambiente.

A propósito, o carregamento sem fio também funciona - outra raridade na série Poco - com até 50 W. Se quiser utilizar totalmente essa velocidade, você precisará de um carregador sem fio exclusivo da Xiaomi. O mesmo se aplica ao carregamento com fio de 120 W: Isso também só funciona com um carregador Hypercharge, que está incluído na versão global, mas não em todas as regiões, então fique de olho ao importá-lo.

Veredito Final

O processador do F7 Ultra é claramente o destaque absoluto. Por pouco menos de 750 euros no preço normal, você não encontrará mais desempenho em nenhum outro lugar no momento. A tela também é muito chamativa e impressionantemente brilhante. É claro que a Xiaomi tem que cortar custos em algum lugar, o que significa que a câmera é melhor em um smartphone Pixel nessa faixa de preço, e a Samsung e o Google oferecem suporte de software mais longo em seus telefones de médio porte.

No entanto, essas trocas em favor do desempenho máximo tem menos sacrifícios no Poco F7 Ultra do que nos modelos anteriores. E assim, o primeiro Poco Ultra traz recursos como carregamento sem fio e câmera telefoto, o que não era o caso na maioria dos seus antecessores. Se o design agrada e você quer um verdadeiro campeão em games: compre-o sem hesitar.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o nextpit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Ir para o comentário (0)
Stefan Möllenhoff

Stefan Möllenhoff
Head of Content Production

Stefan gathered his first tech journalism experiences in 2004 – and works in this field full-time since 2008. His enthusiasm for everything digital started already in the 80s with a Sharp MZ700. The smartphone enlightenment came 2002 with a Symbian IRC client for his Nokia 7650. Currently, Stefan is sometimes behind the camera, sometimes writing but mainly taking care of organisational aspects at NextPit. Leisure time consists of cooking, fitness, bouldering, running and everything that has to do with AI and the concept of a Singularity.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
Sem comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.