Europa Terá Classificação Energética para Celulares

smartphone energielabel eu np
© Timo Brauer / inside digital

Ler em outras línguas:

A partir deste verão, um novo adesivo será encontrado em todas as embalagens de smartphones na Europa: a chamada etiqueta de energia, que já é conhecida dos eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar. Há muitos anos, a etiqueta, que é obrigatória na UE, fornece informações sobre o consumo de energia dos eletrodomésticos em uma escala de A a G. Assim, é fácil comparar produtos da mesma categoria. A partir de junho, essa etiqueta também será obrigatória para smartphones e tablets.

Embora os smartphones causem apenas baixos custos de eletricidade em comparação com os eletrodomésticos - em média, entre cinco e vinte reais por ano -, a nova etiqueta fornece informações adicionais que vão além do consumo de energia. Essas informações adicionais podem ser particularmente úteis na hora de tomar uma decisão de compra. Os fabricantes e varejistas são obrigados a disponibilizar a etiqueta nas lojas e on-line.

Uma olhada na nova etiqueta de energia para smartphones

A etiqueta de energia para smartphones, semelhante ao selo Procel no Brasil, tem uma estrutura semelhante à dos eletrodomésticos. Ela categoriza o consumo de energia em uma escala de A a G. Ela também contém informações sobre a duração da bateria. Só será possível determinar se essas informações são realistas quando a etiqueta estiver disponível para os primeiros smartphones.

Selo de eficiência energética para celulares
Esta é a aparência da nova etiqueta de energia para smartphones. / © Comissão Europeia

O que é particularmente interessante são as informações adicionais que estavam ocultas nos dados técnicos dos dispositivos e que agora podem ser encontradas diretamente na etiqueta. As informações a seguir podem ser encontradas na nova etiqueta:

  • Resistência a quedas (classificada em uma escala de A a E)
  • Número de ciclos de bateria após os quais a bateria retém pelo menos 80% de sua capacidade original
  • Capacidade de reparo do smartphone (escala de A a E)
  • Classe de proteção contra poeira e água

Essas informações podem ajudar os compradores a estimar melhor os custos de acompanhamento, como reparos, e a avaliar a longevidade de um dispositivo. A introdução da etiqueta de energia é acompanhada por outras regulamentações: a partir de 20 de junho, os fabricantes devem garantir que os smartphones sejam fornecidos com atualizações de software e segurança por pelo menos seis anos.

Eles também são obrigados a fornecer peças de reposição e instruções de reparo pelo mesmo período. Essas medidas também devem beneficiar a sustentabilidade e garantir que os smartphones possam ser usados por mais tempo.

Por quanto tempo você normalmente usa seu smartphone antes de comprar um novo modelo? Você acha que a mudança seria bem vinda no Brasil?

Ir para o comentário (1)
Timo Brauer

Timo Brauer
Editor

Timo has always had a fascination with technology. Starting with his own blog at the age of 14, followed by spending some time as a freelancer, he joined the beebuzz media team in 2019. He is a smartphone expert and regularly tests the latest mobile phones and smart home gadgets. He can also be found at countless events and trade fairs. When he is not busy testing new gadgets, he travels around the world. His favorite place to be is anywhere in Europe, and he enjoys the adventure of getting there by train, no matter how long it takes.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
1 comentário
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Phelipe Breves 68
    Phelipe Breves há 4 semanas Link para o comentário

    Interessantissimo mostrar a durabilidade da bateria e a facilidade de reparo e resistência do aparelho. Espero que isso se torne padrão mundial!

    Rubens Eishima