Chromecast Não Está Transmitindo? Saiba Como Resolver


No fim de semana, surgiram relatos de que o Chromecast de 2ª geração e o Chromecast Audio do Google não estavam funcionando corretamente. Especificamente, os usuários encontraram problemas ao tentar transmitir conteúdo para esses dispositivos ou acessá-los por meio do aplicativo Google Home. Embora o Google ainda não tenha divulgado uma atualização ou declaração oficial, foi descoberta uma correção temporária que pode resolver o problema para alguns usuários.
O Chromecast não está transmitindo? Veja por que
De acordo com várias postagens nos tópicos sobre o Chromecast e o Google Home no Reddit, detectadas pela primeira vez pelo site 9to5Google, o problema afeta principalmente o Chromecast de 2ª geração e o Chromecast Audio. No entanto, alguns usuários também relataram problemas semelhantes com o Chromecast de terceira geração.
A principal preocupação parece ser o fato de esses dispositivos Chromecast não conseguirem reproduzir vídeo ou áudio de um smartphone ou tablet. Alguns usuários compartilharam capturas de tela com mensagens de erro variadas, como "Dispositivo não confiável: [nome do dispositivo] não pôde ser verificado. Isso pode ser causado por um firmware de dispositivo desatualizado."

Esse problema não se limita aos Estados Unidos pois parece estar afetando os usuários em todo o mundo. Além disso, suspeita-se que a causa principal esteja no servidor do Google, com um usuário apontando para um certificado de autenticação intermediário expirado, que era válido até 9 de março de 2025, às 16:44:39 GMT, Os relatórios indicam que o problema começou imediatamente após essa expiração.
Alguns usuários especularam que esse problema poderia estar relacionado à descontinuação do suporte do Google para esses modelos mais antigos do Chromecast. No entanto, essa teoria foi desmentida pelo fato de o Google não ter anunciado oficialmente nenhuma descontinuação dos dispositivos afetados.
Uma possível correção rápida para problemas de conectividade do Chromecast
Embora alguns usuários tenham inicialmente tentado redefinir seus dispositivos, essa abordagem não resolveu o problema. Em alguns casos, isso até fez com que o Chromecast perdesse completamente a conectividade, tornando-o inacessível.
Felizmente, algumas soluções alternativas foram compartilhadas no Reddit. A solução não técnica mais simples envolve:
- Redefinir o dispositivo Chromecast.
- Adicioná-lo novamente ao aplicativo Google Home.
- Definir a data no smartphone ou tablet usado para a configuração para um horário anterior a 9 de março de 2025.
No entanto, esse método teve resultados variados, funcionando para alguns usuários, mas falhando para outros.
Existem outras correções alternativas, mas exigem conhecimento técnico e não são recomendadas para usuários comuns. Por enquanto, talvez seja melhor aguardar a resposta do Google e uma correção oficial.
Seu Chromecast foi afetado por esse problema? Você encontrou alguma solução alternativa que funcionou? Compartilhe nos comentários!
Via 9to5Google