Concorrente do Spotify Revela o Segredo de Quanto os Artistas são Pagos


Ler em outras línguas:
Há muitos mitos sobre o Spotify e outros serviços de streaming de música. Às vezes, descobrimos os truques que os artistas que não são de fato artistas usam para ganhar dinheiro com o Spotify. Em outras ocasiões, é mostrado o quão pouco os músicos realmente ganham com o Spotify. Os dias em que as gravadoras e as bandas enchiam os bolsos vendendo CDs acabaram. Mas também é possível ganhar dinheiro com o Spotify, Deezer ou Apple Music - e, para alguns participantes da cadeia, até mesmo muito mais do que com CDs. Mas quanto dinheiro os músicos e artistas realmente ganham com o streaming? Um concorrente do Spotify revelou o segredo guardado a sete chaves.
Segredo revelado do streaming para artistas
"Hoje estamos dando este passo em direção a uma maior transparência: nossas taxas de pagamento agora são públicas. Essa medida sem precedentes no setor é apenas o começo do caminho para um modelo de streaming mais justo e sustentável", escreveu Georges Fornay, CEO adjunto da plataforma francesa de streaming de música Qobuz.
Em um setor em que o Spotify e outras empresas são frequentemente acusados de falta de transparência, a Qobuz é a primeira plataforma de streaming a divulgar sua taxa média de pagamento por streaming.
Embora o Spotify não forneça nenhuma informação sobre quanto dinheiro flui para os artistas, o Qobuz mostra quanto o serviço de streaming de música paga. O Qobuz pagou royalties a gravadoras e editoras em 2024, o que corresponde a um valor médio de 0,01802 euros por transmissão. Isso significa que, se uma música atingir 1.000 transmissões, 18,02 euros (cerca de R$112 em conversão direta) serão destinados aos detentores dos direitos.
Nesse caso, os detentores de direitos são sociedades de direitos autorais, sociedades de arrecadação, distribuidores de música e gravadoras. Esses, por sua vez, repassam parte do dinheiro para os músicos, de acordo com os termos do contrato.
Quanto os artistas ganham?
Portanto, é impossível determinar exatamente quanto fica com os artistas e as bandas. Quanto o Spotify paga aos detentores de direitos, no entanto, permanece em segredo. No entanto, há indícios de que o Spotify paga bem menos do que o Qobuz. De acordo com especialistas, o artista recebe em média entre 0,003 e 0,005 dólares americanos por streaming.
Em comparação com o Spotify, o Qobuz oferece música com qualidade de áudio não compactada (sem perdas) e de alta resolução (Hi-Res). Se você quiser experimentar o Qobuz, poderá fazê-lo gratuitamente por 30 dias. O catálogo de músicas inclui mais de 100 milhões de faixas, de acordo com o Qobuz.
Preciso de um fone bom para aproveitar toda a qualidade do som.