Falha de segurança no Linux Mint é descoberta por crianças enquanto brincavam
Uma falha no Linux Mint foi descoberta recentemente - e de um jeito um tanto quanto inusitado.
Segundo informações do site GitHub, um problema na segurança na tela de bloqueio do Linux Mint foi descoberto por duas crianças, que brincavam com o computador do pai.
Ao tentar destravar a máquina mesmo sem saber a senha, brincando de "hackear" o computador, o pai das crianças (Robo2bobo) contou que elas apertavam vários botões ao mesmo tempo. No entanto, o que parecia ser uma brincadeira inofensiva acabou virando um problema real:
"Achei que foi um incidente único, mas eles conseguiram fazer uma segunda vez. Portanto, consideraria este problema … reproduzível … por crianças! Tentei recriar o travamento sozinho, sem sucesso, talvez porque exigisse mais de 4 pequenas mãos digitando e usando o mouse no teclado virtual. Talvez não seja o melhor relatório de bug, mas já vi o bloqueio de tela travar duas vezes com meus próprios olhos, então é bem real.
Uma última coisa, depois que a área de trabalho é desbloqueada, não consigo bloqueá-la novamente. O processo do protetor de tela está praticamente morto e exige que eu abra um shell e execute o ‘cinnamon-screensaver’ manualmente para fazê-lo funcionar."
Isso porque as crianças realmente conseguiram "hackear" o computador do pai, já que o protetor de tela do Linux Mint, no momento em que várias teclas foram apertadas, simplesmente travou. Em seguida, o acesso ao computador foi liberado, sem que nenhuma senha tivesse sido digitada.
O que parecia ser um caso isolado continuou acontecendo, já que as crianças tentaram uma segunda vez e, de novo, tiveram êxito ao acessar o computador do pai. Rapidamente, a notícia se espalhou pela web.
Falha no Linux Mint já foi corrigida
Se você usa o Linux Mint, pode ficar tranquilo: segundo Clement Lefebvre, um dos desenvolvedores do sistema, o problema estava na biblioteca libcaribou, componente do teclado virtual encontrado no Cinnamon. Quando a tela "ē" do teclado virtual era pressionada, a tela de bloqueio travava e permitia acesso à maquina.
A falha foi corrigida nesta semana e, junto com ela, vem sendo desenvolvida uma função que permitirá aos usuários desativarem teclados virtuais na tela. A atualização com as devidas correções deve ser disponibilizada em breve.
Fonte: Sempre Update
Bugs ocorrem , e pelo jeito foi rapidamente corrigido .