As vantagens da entrada USB Type-C (USB-C)
Anunciado há alguns anos, o conector USB Tipo C ou Type C caminha a passos largos para se tornar o novo padrão da indústria de smartphones, mas também de tablets e computadores. Sim, isso quer dizer que muito em breve você terá que aposentar aqueles carregadores com micro USB que acumulou ao longo dos anos e das trocas de smartphones, de Androids e de Windows Phones, ou adquirir adaptadores como os que alguns fabricantes já estão colocando nas caixas, para ajudar os consumidores.
Pode parecer que não, mas até um pequeno conector é capaz de mudar a experiência do usuário, especialmente no que diz respeito a troca de dados e à recarga da bateria. Cabos com conectores USB parecem todos iguais, mas nem sempre são. Existem hoje no mercado no mínimo seis tipos: USB Type-A, USB Type-B, Mini-USB Type-A, Mini-USB Type-B, Micro-USB Type-A, e Micro-USB Type-B. Alguns são para smartphones, outros para câmeras fotográficas e vários para os mais variados acessórios que também precisam de energia.
As vantagens do USB C ou Type-C
Foi pensando em simplificar essa questão que o USB Implementers Forum, ou USB-IF, a organização por trás do USB, lançou o Type-C, que substitui os tipos A e B em todos os tamanhos existentes, normal, mini ou micro. Ou seja, no futuro, será apenas uma versão de conector para quase todos os eletrônicos.
Você poderá carregar seu smartphone em menos de uma hora
As especificações da nova entrada de USB possibilitam que os smartphones sejam carregados com até 3 Amperes a 5 Volts. Um Galaxy S6 com 2.500 mAh seria carregado completamente em 50 minutos (se a bateria assim o permitir), por exemplo. Um Xperia Z3 com 3.100 mAh seria carregado em pouco mais de uma hora (novamente, apenas se a bateria for compatível). Alguns cabos de hoje já suportam capacidades que nunca foram previstas para o USB 2.0, e a nova geração será muito bem-vinda.
A entrada é simétrica
Quem nunca se irritou com o formato de trapézio das conexões de hoje? Felizmente, o novo padrão tem as mesmas medidas nas laterais (2,6 x 8,4 milímetros). Isso significa que você não vai mais precisar procurar o lado certo para encaixar o cabo. De qualquer lado, o carregamento irá funcionar no USB Type-C.
Você poderá usar o novo padrão por 27 anos
O USB Type-C foi fabricado para suportar 10.000 conexões. Se você carrega o seu smartphone uma vez por dia, isso significa 10.000 dias sem que a conexão se desgaste e não possa mais ser utilizada. Isso quer dizer 27 anos, 4 meses e 18 dias. Claro, até lá você já trocou várias vezes de smartphone, e provavelmente, o padrão de USB também terá mudado mais vezes. Mas, ao menos, é bom saber que o novo padrão é bem mais resistente do que o o Micro USB.
USB Type-C carrega também o seu laptop
Maior resistência e maior velocidade no carregamento do smartphone são boas vantagens. Mas não o novo USB vai além. Ele suporta até 20 Volts por 5 Ampères, ou seja 100 Watts. Essa é uma corrente usual dos laptops. Dessa forma, cabos de carregamento proprietários para dispositivos dessa categoria se tornariam supérfluos. E até a Apple adotou em seus Macbooks mais recentes.
Velocidade de transmissão de dados
O novo padrão de USB é bem rápido. A velocidade máxima do USB 3.1, em teoria, é de 10 Gbit/s. Isso é o suficiente para um vídeo em 4K, com 60 quadros por segundo e som (ainda sobrando espaço, por exemplo, para usar um mouse ou teclado pela mesma entrada). Em outras palavras, com o USB Type-C os smartphones estarão um pouco mais próximos de substituírem os computadores de maneira mais eficiente.
Compatibilidade
Será possível usar o novo cabo para diversos fins. Cabos de carregadores, de monitores, adaptadores e muitos outros formatos poderão ser enviados para o museu. Claro, a transição será gradual, mas dessa vez se dá na direção certa.
Conselhos para usar o USB Type-C
- Cuidado com os cabos USB Type-C baratos. Estes podem sair muito caros a longo prazo.
- Ainda que seu dispositivo venha com um USB Type-C verifique as suas especificações.
- Use sempre o cabo e carregador que vêm com o seu dispositivo
- Se você precisa de um substituto procure saber a qualidade e compatibilidade do produto com o dispositivo.
E você, já está usando o USB C?
Apple logo mais terá que repensar sua conexão proprietária ,pois por mais que seja pequena ainda sim não é tão rápida.Gosto da taxa de transferência de dados
Do jeito que as coisas tão andando, não sei se vão abolir de ver as portas e abraçar de ver só os padrões sem fio...
Talvez deixar o USB-C só nos modelos Pro, igual fizeram com o iPad.
Eu sei que não é uma opinião muito popular, mas a essa altura do campeonato parece tarde demais pra adotar o USB-C no iPhone...
Ele deveria ser realmente o padrão nas entradas de TV subsistituindo o HDMI padrão.
Ambas pontas deveriam ser USB type C nos carregadores, assim mataria de vez o padrão USB A/B.
Teríamos mais espaço pra outros componentes.
Querendo ver logo o Android tendo modo desktop nativo como o Dex do Note 9 ou EMUI Desktop da Huawei. Eles iriam usufruir muito do Type C e teríamos finalmente um PC de bolso.
Com certeza, Bruno, novas tecnologias de carregamento serão implementadas ao público em um prazo de quase três décadas. Não é difícil vermos um smartphone com carta NFC embutida entre os componentes nos dias atuais, assim como conexões bluetooth se tornando mais rápidas, permitindo assim uma boa recepção da recarga sem fio. Mas, a longo prazo, a disponibilidade de um cabo USB-C para diversos dispositivos parece ser uma ótima adaptação nos dias atuais.
Resta-me saber o que virá de novo em breve...
Dentre todas as vantagens, pra mim a melhor é: "Você poderá usar o novo padrão por 27 anos".
A coisa mais chata do mundo é você ter que ficar trocando de cabo com frequência por causa do desgaste deles.
Usava no meu finado Lumia 950 xl e agora tenho que me contentar com o Xperia z5 que não usa essa configuração. Sinto muita falta, pois type-C é outra vida. Só lastimo que a transição está sendo muito lenta.
Essa é um tendência de mercado que só temos de elogiar, é até difícil apontar algumas desvantagem no padrão USB-C...
A diferença no dia a dia é tremenda, algo indispensável em novos smartphones.
sim no meu turbo Power
Sim, e esse novo padrão é muito bom e confortável, no que diz respeito em poder conecta-lo sem ter um posição única, o que é mais interessante, isso não ocorre no tipo B, que só se pode encaixar de determinado modo, caso contrário, se danifica a entrada. Um ponto negativo no S7 é justamente utilizar o micro usb tipo B, ao invés do tipo C, que só veio para o A8 e A8+ e depois o S8 e S8+.
A5 e A7 2017 também já usam USB-C :)
Uso o USB C desde o Zenfone 3. O único problema é que as fabricantes estão utilizando ele para fone de ouvido, o que eu pessoalmente não gosto.
Não é que usar ele para o fone de ouvido é um problema.
E sim usar uma única entrada pra fazer tudo, impossibilitando que se faça mais de uma coisa ao mesmo tempo.
O padrão atual dos fones de ouvidos funciona bem, mas é defasado (e isso parece que é comprovado).
O problema não é a mudança do padrão.
O problema é como fazer essa mudança.
E até agora, as fabricantes estão sendo irresponsáveis nesse sentido.
Muito bom ver esse tipo de matéria, que foge do hype de lançamentos e etc, e nos informa sobre algo que muita gente (como eu), não sabiam.
meu a8 e tipo C confesso que nem achava muita diferença pro cabo normal mas agora que ja sei fico aliviado fiz uma compra boa