C6 Bank: banco digital é multado pelo Procon em SP
O banco digital C6 Bank infringiu o Código de Defesa do Consumidor ao fazer cobranças de empréstimos consignados não solicitados e terá que pagar uma multa no valor de R$ 7 milhões.
A instituição havia sido proibida de comercializar esse tipo de serviço pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) após o volume de denúncias sobre práticas abusivas aumentar de forma considerável. Ainda cabe ao banco recorrer para se defender da acusação.
Cobranças indevidas no consignado
De acordo com o Procon-SP, o banco “dificultou ou impediu” o cancelamento de contratos, além de não devolver os valores descontados de forma indevida dentro do prazo legal de sete dias. O órgão de defesa do consumidor destacou ainda que o banco não cooperou com a investigação, deixando de prestar explicações quando solicitado.
Muitos consumidores reclamaram de descontos não autorizados em suas contas, especialmente na modalidade de empréstimo consignado, para aposentados e pensionistas do INSS. O valor exato da multa é de R$ 7.059.109,10, e ela será aplicada à instituição por meio de processo administrativo.
Fonte: Tecnoblog
C6 Bank está se ferrando por culpa dos correspondentes estelionatários