Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S: o custo/benefício da Mi ou o pacote da Apple?
Em um primeiro momento, fazer um comparativo entre o Xiaomi Mi 5 e o iPhone 6S, da Apple, pode parecer meio estranho, uma vez que são dispositivos lançados em épocas diferentes. Mas a comparação faz sentido se analisarmos a preferência dos usuários: se você tivesse dinheiro para comprar os dois modelos, o que você daria mais valor? Ao custo/benefício da China ou a estabilidade da “Maçã”?
Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Design
O iPhone 6S usa alumínio, no formato unibody, em um acabamento muito bem feito. Mas, como em todos os modelos da marca, o aparelho não possui entrada para cartão microSD ou a possibilidade de remover a bateria. Além disso, o iPhone 6S possui uma diagonal de tela de 4,7 polegadas.
Já o Mi 5 traz metal ao redor do aparelho e deixa-o com cara de smartphone de 2016. A traseira com as bordas curvas oferece uma excelente pegada. O telefone possui uma tampa traseira de vidro muito fina, que pode até confundir o usuário em relação ao modelo de cerâmica, mas, quando olhamos para ele, notamos que o mesmo não brilha tanto quanto o material usado na construção da versão Pro.
De acordo com Hugo Barra, vice-presidente internacional da Xiaomi, este dispositivo foi planejado, desenvolvido e construído em um período de dois anos, pois tudo deveria estar no devido lugar. Ainda é cedo para dizer se tudo está realmente no lugar, mas a primeira impressão é das melhores.
Por último, ainda vale mencionar que, em relação ao design, as bordas laterais do Mi 5 são quase imperceptíveis. Como dito na apresentação, o grande lance do design do Mi 5 é oferecer uma espessura bem pequena, mesmo com uma bateria de 3.000mAh.
Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Desempenho
O iPhone 6S passou por algumas atualizações de hardware, que incluem um processador A9 (64 bits), dual-core, com velocidade de 1.84GHz, os já tradicionais 2GB de memória RAM e uma GPU PowerVR GT7600, six-core. Isso garante um belo desempenho ao aparelho, principalmente, porque ele trabalha muito bem sincronizado com o iOS9.
O Mi 5, por sua vez, traz um processador Snapdragon 820 (rodando a velocidades que variam entre 1.6GHz / 1.8GHz e 1.6GHz / 2.15GHz de acordo com a versão), 3GB a 4GB de memória RAM (versões Standard e Pro respectivamente) e um GPU Adreno 530. Assim como o G5, este modelo da Xiaomi também foi pensado para rodar jogos e gráficos pesados sem “suar”.
Segundo a Xiaomi, o Snapdragon 820 de seu novo smartphone é 100% mais rápido que o Snapdragon 810. Além disso, a companhia afirmou que a performance melhorou em 200% e teve uma otimização de energia 50% melhor.
O Snapdragon 820 do Mi 5 é 100% mais rápido que o 810
Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S – Tela
O iPhone 6S oferece uma tela com resolução de 2.000 x 1.125 pixels, trazendo uma densidade 488 ppis (pixels por polegada quadrada). Contudo, a Apple trouxe novidades com o recurso 3D Touch Display, que permite aos usuários do iPhone 6S realizar três funções distintas ao pressionar a tela do aparelho de três formas diferentes (todas elas um pouco mais fortes do que um toque longo, claro).
O Force Touch permite que você tenha certos atalhos para aplicativos e serviços, ou uma visão maior de detalhes em imagens ao aumentar uma foto, por exemplo. Mas que fique registrado: grande parte das funções que este recurso oferece podem ser feitas muito rapidamente com alguns atalhos em qualquer dispositivo Android.
Já a tela do Mi 5 vem com boas 5,15 polegadase a resolução é Full HD IPS. Alguns usuários podem ficar decepcionados com a decisão da Xiaomi de implementar uma resolução Full HD, mas, na verdade, isso não é tão ruim quanto parece, considerando que o olho humano distingue com dificuldade a diferença entre resolução Full HD e QHD.
Além disso, esta é a filosofia da Xiaomi: trazer especificações que tornam possível entregar um smartphone com o preço mais acessível possível.
Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Câmera
A câmera do iPhone 6S traz razoáveis 12MP, com abertura de lente de f/2.2. A estabilização da imagem do modelo é feita via software, visto que o estabilizador de imagem mecânico só pode ser encontrado na versão 6S Plus. E, quanto ao Flash, ele segue o padrão dos smartphones de alto desempenho e oferece um dual-LED. Além disso, a câmera frontal grava vídeos em 4K.
A câmera frontal do 6S tem bons 5MP, detector de face, função HDR e panorama e detector de face. Ou seja, trata-se de uma câmera bem completa para selfies e afins.
As câmeras do Mi 5 possuem 16 megapixels na lente traseira e 4 MP na câmera frontal, com largura de pixel maior. O LED da parte traseira é duplo e a câmera é completamente plana, ou seja, não possui anel ao redor ou protuberância. A câmera possui OIS, logo é equipada com um estabilizador ótico de imagem, que usa quatro eixos de estabilização, que corrigem aquela tremida que ocorre quando movemos o aparelho, resultando naquele efeito borrado.
O estabilizador de imagem do Mi 5 é ótico, enquanto o do iPhone 6S é feita via software.
Para que você tenha uma ideia melhor dos desempenhos de cada câmera, confira o vídeo comparativo logo abaixo.
Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Bateria
Se o iPhone tem um calcanhar de Aquiles, ele atende pelo nome de bateria. A do 6S mantém essa tradição, com potência de 1.715mAh e a recomendação de que o usuário esteja sempre por perto de uma tomada ou compre aquela capa auxiliar “casco de tartaruga” para manter o smartphone sempre ativo.
Por sua vez, a bateria do Xiaomi Mi 5 é de 3.000mAh, mesmo sendo um smartphone realmente fino. Ele possui ainda a tecnologia Quick Charge 3.0 da Qualcomm, que oferece 20% mais rapidez que as gerações anteriores. São 80% a 90% em uma hora de carregamento.
Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Software
Esse quesito é uma escolha totalmente pessoal do usuário e depende muito do nível de identificação que ele terá com cada plataforma. O iOS 9 é um sistema operacional intuitivo, estável, fácil de manusear e com um belo assistente de voz, que está cada vez mais redondo: o Siri.
O MIUI 7, por sua vez, é, praticamente, um sistema operacional à parte, mesmo sendo compilado no Android. No entanto, seu design, fluidez e apps pré-instalados agradam a muita gente. E com razão.
Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Armazenamento
Nesse quesito, o iPhone 6S segue a resistência da Apple em não expandir a memória do smartphone por meio de cartões microSD. O usuário pode optar por versões de 16GB, 64GB e 128GB e só. A partir disso, ele pode administrar o espaço do 6S a partir de backups para o iCloud.
A Xiaomi seguiu essa filosofia da Apple e fez um Mi 5 também sem slot microSD. Em compensação, a versão mais básica do modelo traz 32GB (o dobro do iPhone 6S) além de edições com 64GB e 128GB. Mas, considerando que a diferença de preços não é tão grande entre a edição mais básica e a mais avançada do modelo, ter um Mi 5 de 128 GB já é uma bela aquisição.
A versão mais básica do Mi 5 traz 32GB, o dobro da edição mais básica do iPhone 6S
Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S – Especificações Técnicas
Xiaomi Mi 5 vs. Apple iPhone 6s – Especificações Técnicas
Xiaomi Mi 5 | Apple iPhone 6s |
---|
Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S – Conclusão
Como dissemos no começo do texto, comparar o Mi 5 ao iPhone 6S é algo complicado por se tratar de aparelhos de gerações diferentes. O Mi 5 leva algumas vantagens por trazer algumas especificações mais atuais, já que se trata de um aparelho de 2016. Por sua vez, o iPhone 6S tem uma integração melhor entre hardware e software, já que a Apple controla todo o processo de desenvolvimento e fabricação com mãos de ferro.
A verdade é que cada modelo traz um argumento irrefutável: o Mi 5 é um aparelho robusto, tem boa performance e conta um ótimo custo/benefício. O iPhone 6, por sua vez, traz um ecossistema mais estável, sem complicações e um hardware com ótimo desempenho. Mas o seu modelo mais barato no Brasil custa surreais R$ 4 mil. Logo,se você tivesse dinheiro para comprar um dos dois aparelhos, o que você prefere: o custo/benefício chinês ou estabilidade da “Maçã”?
A câmera do Lg G4 é melhor que a câmera do Mi5? Ou não?
Tenho um iPad e um smartphone Mi. Não vejo como as limitações da Apple (como a conectividade exclusiva entre dispositivos da marca) podem ser mais atrativas. Ambos os softwares são maravilhosos, nenhum deles me causa problemas ou dores de cabeça.
Esses Chinês só são baratos porque não gastam nada com pesquisa e nem nada para melhorar seus smartphones, apenas roubam as idéias das outras empresas e como dizem, por la ser "terra de ninguem" as empresas são prejudicadas sem poder fazer nada. Prefiro o iPhone.
Comentariozinho sem fundamento, pifio. A china comanda o mercado de tecnologia, as maiores empresas de tecnologia vem de la, USA produz filmes de qualidade China produz o material para que esse filme possa ser feito com qualidade, compreende....
sabe de nada.
MI 5 com toda certeza, só otario que compra iPhone. Apple vende status e o que interessa no dispositivo que são as especificações são bem inferiores.
Também vou de MI5 mas não desmereço o Iphone, é um aparelho muito bom, porem tem muitos melhores e com custo beneficio mais em conta.
Se eu tivesse a grana pro Iphone com certeza teria mais e eu tendo mais com certeza não estaria no Brasil moraria em outro país EUA com certeza
Tem muita gente querendo colocar os produtos da xiaomi prá baixo,minha filha tem um redmi 2 e está satisfeita com o aparelho,tenho uma power bank desde junho de 2015 e uso todos os dias e ainda levo prá me auxiliar como lanterna e está carregando super bem,comprei um redmi note 3 e como muitos minha esposa tinha preconceito pois não conhecia a marca,apois ver como é fluido e com muitas facilidades do sistema miui.se apoderou do mesmo.se você nunca usou algum aparelho da xiaomi pare de falar o que não conhece .
Tô dizendo que usei o power bank e não presta. Se o smartphone for igual ao bank é outra bosta.
Pelo preço que chegaria por aqui nem iria compensar. Nunca tive smartphone da marca, mas o power bank é fraco... Não me passou confiança não.
VC comprou no site da xiaomi ou importou?o meu ganhei no lançamento da marca em são Paulo.
Foi numa viagem ao exterior. Mas ñ foi paraguai ñ. 😆
deve ter comprado uma replica, que é o que mais tem la fora, em questão de bateria o meu redmi2 fica ligado por mais de 24h mesmo eu usando ele varias vezes no dia, e minha minha powerbank consegue dar quase 5 cargas completas no redmi2 .. então ... a sua ta com algum problema amigo kk
O Xiaomi Mi 5, lógico, hoje em dia nada se compara à ele.
Em pleno 2016 e ainda tem gente caindo no conto do iPhone...
de tanto que leio sobre o Xiaomi aqui, estou começando a ficar curioso pelo aparelho ..
Lavagem cerebral. Aí tu compra e vê que não é nada disso.
Depois que vc tiver um em mãos vc abre o bico...
tenho a versão mais basica do celular mais basico da marca kkkk e ainda me surpreendo pela qualidade, sem dizer que custou metade do preço de um motoG da vida por ai ..