Smartwatches ainda estão engatinhando, você não acha?
Os tablets estão mortos, os smartphones dobráveis estão na boca do povo, mas e os smartwatches? Há muitos deles, mas eles não parecem fazer nenhum progresso, mesmo nesta fase atual da tecnologia dos Assistentes Digitais para uso pessoal. O que diabos está acontecendo?
Se você olhar para o mercado de smartphones, o atual Apple Watch e a série Samsung Galaxy Watch ou Gear estão dominando. É claro que a Fossil, a Tag Heuer, a Michael Kors, a Huawei, a Montblanc, a Casio, a Hugo Boss, e muitos outros fabricantes experimentaram o smartwatch, mas todas elas sofrem de uma coisa em comum: o Wear OS.
O sistema operacional Android para smartwatches, sem dúvida, tornou-se mais utilizável devido à atualização importante recentemente entregue, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. E nesse artigo, vou focar apenas no OS, mesmo sabendo que existe o Tizen, da Samsung, por exemplo.
Meu colega Bastian, da redação do AndroidPIT, ficou super empolgado quando o Emporio Armani Connected saiu, mas em seu teste ele não apenas encontrou uma duração de bateria miserável, mas também achou o gadget lento, tão lento. Também fiquei desapontado com o Fossil Q Control depois de várias semanas de uso por quase os mesmos problemas.
Hardware antigo e software imaturo
Eu gostaria de colocar a culpa na Qualcomm aqui. Com o Snapdragon Wear 2100, a fabricante do chip deixou os fabricantes de smartwatch à mercê de um processador muito antigo por um longo tempo, que entrega pouco em termos de desempenho e gerenciamento de energia.
E também o que a empresa apresentou com o Snapdragon Wear 3100, há algumas semanas, é uma piada de mau gosto. Maior duração da bateria e melhor desempenho não podem ser alcançados com isso. Porque mesmo para um smartwatch como o Summit 2, fabricado pela Montblanc, ele só pode prometer um dia de duração da bateria.
E mesmo que a falta de sucesso dos smartwatches seja certamente devido à combinação de hardware antigo e software ainda imaturo, outra razão parece ter um papel importante: o tempo. E isso não é uma piada ruim.
Eu vou te dar três segundos
Para mim, há um problema com os smartwatches: eles não economizam tempo. Eles não facilitam as coisas ainda – eles ainda não são simples o suficiente. Dieter Bohn, do The Verge, deu ao problema o nome "Three Second Principle", ou Princípio dos três segundos, alguns anos atrás. Basicamente, isso significa que se você tiver que mexer no seu relógio por mais de três segundos para uma ação, então não vale a pena.
E isso se aplica no momento, infelizmente, a todos os smartwatches. Atualmente, eles não me oferecem nenhum valor adicional além me lembrar de olhar um compromisso futuro rapidamente. Checar um e-mail irritante ou ver quem me mandou uma mensagem também fazem parte do pacote básico. Enfim, ao final do dia, ainda temos um dispositivo no pulso que precisa ser recarregado todas as noites. Para tudo isso eu tenho o meu smartphone, certo?
Isso tudo deveria ser muito mais fácil!
E quanto a usabilidade do Apple Watch? A Apple oferece 15 maneiras, no total, de interagir e quatro diferentes telas iniciais (Home, Apps, Notificações, Glances). O Tizen OS, por sua vez, não é muito mais fácil quando você percebe que precisa fazer cinco voltas para chegar a um aplicativo.
Isso tem que ficar mais fácil! Muito facil! Eu quero poder fazer muito com meu smartwatch, mas tem que ser fácil e rápido. Quero ver o que está acontecendo com uma rápida olhada no relógio e, de repente, fazer uma gravação, anotação ou qualquer outra ação.
Então, o que precisamos? Um smartwatch com muitas funções, um simples menu de navegação, bateria de longa duração, bom desempenho, interação perfeita com aplicativos de smartphone e tudo isso em um gabinete fino. Estou sendo ambicioso demais? Eu posso ser. Mas essas são as coisas que tornariam um smartwatch realmente atraente para mim novamente.
Até lá, vou olhar para o meu Casio F-91W para ver que horas são. Eu não o recarreguei nos últimos 10 anos e acidentalmente lavei ele cinco vezes.
Você tem um smartwatch e, em caso afirmativo, qual? Você vê, como eu, uma falta de valor agregado em smartwatches?
Tenho um Ticwatch E.
Acho que você tem que saber configurar.
Por ex colocar widgets nos mostradores. No meu caso uso widget de agenda e ele sempre me da os eventos em ordem direto na tela inicial do relogio.
Uso cronometro, direto na tela inicial do relogio.
Tem como colocar a atividade do Google Fit que você mais pratica direto na tela inicial.
Tudo isso é muito pratico fora que quando chega notificação vc só olha e ele mostra.
No caso de whatsapp da pra responder.
Enfim, é bem mais pratico.
O problema são os preços mesmo. Fora isso se voce comprar importado, principalmente, o Ticwatch, da pra ter custo beneficio.
Eu tenho um smartwatch e não ví nenhuma vantagem, pois como o artigo diz é algo que temos que ou pressionar botões ou mesmo tocar em algo para ficar passando por telas que não usamos...Fora que dependemos totalmente do smartphone para configurar algo.
Imaginem a situação temos um grupo no WhatsApp silenciado e no smartwatch recebemos notificação.
Pelo menos no que eu uso....não aprovo.
Eu não consegui achar uma utilidade para o mesmo, ainda mais com a supervalorização. Prefiro meu relógio da Cassio. Kkkkkkk
Como eu não quis entrar no mundo digital, não tem utilidade nada digital. Meu relógio é ainda de dar corda e me atende. A minha TV tem um monte de chuvisco e é muito divertido, pois consigo ver todos os entes queridos que já se foram.
pra mim não tem utilidade alguma.
O apple watch serve para alguma coisa... o resto é invenção (melhor comprar um relógio comum e ser feliz).
Já pensei em comprar um Amazfit Bip mas não encontro muita utilidade. Apesar de ser barato, se considerar que ele custa cerca de R$310,00 que foi o mesmo que paguei no meu celular (Note 5A) ainda é caro. A função mais interessante que vi é receber coordenadas do Maps (para mim que ando de moto e não posso ficar olhando o celular sem estacionar), mas nem é uma função nativa, tem que instalar aplicativo de terceiros.
O problema é a falta de noção das fabricantes. Cobram por um relógio o preço de um smatphone intermediário...
Pensei nisso agora. A matéria esqueceu de abordar o GRANDE problema com os smartwatches: os preços indecentes cobrados pelas empresas. Dá nojo quando você vê certas marcas cobrando os olhos da sua cara + os rins por um gadget que faz pouca diferença no seu dia a dia. Um absurdo.
Na minha opinião eles estão muito caros para as funções que eles fazem e pela usabilidade. Se você quiser um que cumpra direitos as funções mais comuns, em média custa mais de R$1000,00, e grande parte desas funções são coisas que você pode simplesmente tirar o celular do bolso e olhar para saber o que é. Gastar mais de mil reais para não tirar o celular do bolso é muito dinheiro. Outras funções para monitoras atividades físicas eu realmente acho útil, mas mesmo assim ainda continua caro um aparelho que cumpra bem essas funções, pois os mais baratos não são precisos nesse ponto. E por fim a bateria, pagar um valor alto num aparelho que vou ter que carregar todo dia ainda correndo o risco de ficar sem bateria no dia, para este tipo de aparelho, é comprar algo que não funciona e não ajuda em nada.
Aqui no Rio, com um montão de favela, vão me roubar arrancando o braço até o ombro.
Esse problema não é exclusividade do Rio....qualquer lugar que você corre o risco de ser assaltado...seja aqui, seja no exterior...Off.: Na minha cidade, eu saía com com um Galaxy Y Pocket, só parei de usar porque a bateria dele foi pro saco...e eu não queria gastar com smartphone antigo...
Estou comprando um Ticwatch e2. Pelos vídeos que assisti parece ser bem legal e por U$ 149,00 fica melhor ainda.
Da uma olhada nos reviews, pessoal falando que a bateria não é muito boa. Se você utilizar muito as funções pode acabar num dia
eu sinceramente, ainda nao achei utilidade pra isso
Eu comprei um Honor Magic (na versão com a pulseira de couro) mas ainda não recebi. Me pareceu ser um produto de boa qualidade pelo que li e assisti. Espero que a usabilidade seja proporcional à sua beleza.
Se poder quando receber e testar(Muito) , não deixe de passar sua experiência para nos usando o fórum daqui do Android Pit,eu mesmo gostaria muito de várias opiniões acerca de dispositivos vestiveis.
Um abraço.
Ainda não vejo necessidade de utilizar um, pelo menos até o momento.
Tenho amazfit bip. Muito fácil de mexer e a bateria dura uns 20 dias. Saio de casa sabendo a temperatura máxima e mínima do dia dentre outras coisas. Tela sempre ativa. Feliz.
É bem legal isso. Mas você diria que é algo indispensável como uma smartphone? Ou poderia usar um relógio analógico comum?