PS5: vale a pena investir no console?
A nova geração de consoles já chegou, mas o preço está salgado. Será que vale a pena investir no PS5?
É a dúvida que a gente vai tentar matar por aqui.
Diferenças pro PS4
O salto nessa nova geração foi grande. O PS4 comemora 7 anos agora em 2020 e o hardware evoluiu bastante no período, tanto que a Sony lançou a chamada versão Pro do console antes mesmo da nova geração.
O PS4 foi lançado com um processador de oito núcleos e frequência de 1,6GHz, uma GPU que suporta até 1,8 Teraflops por segundo, 8 GB de memória RAM e um armazenamento interno em HDD que chega até 1TB.
Na versão Pro, o processador chegou a uma frequência de 2,13 GHz e GPU passou a suportar até 4,2 Teraflops por segundo. Apenas a versão Pro é compatível com 4K.
Levando em conta o hardware da geração passada, o PS5 é um monstro. Ele chega com um processador de oito núcleos e frequência de 3,5GHz, uma GPU que suporta até 10,28 Teraflops, 16 GB de memória RAM e até 1TB de armazenamento em um SSD.
Em testes realizados ainda em 2019, a Sony rodou o o jogo Marvel’s Spider-Man, um exclusivo da plataforma, no PS4 Pro e a velocidade de loading foi de 8,1 segundos. No PS5 o mesmo loading levou apenas 0,8 segundo.
Além da diferença brutal no loading, por conta do armazenamento em SSD, o PS5 já é compatível com 8K, que ainda não é popular em lugar nenhum do mundo.
Exclusivos
A Sony está com uma grande gama de jogos exclusivos atualmente e o número deve aumentar em 2021. Por enquanto Horizon: Forbidden West e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, sequências de títulos do PS4 já foram anunciados, e um novo God War já começa a ser especulado.
Além dos novos jogos, diversos jogos do PS4 serão compatíveis com a nova geração. Diferentemente de outros anos, a mudança de geração já pode ser atrativa desde o começo, sendo um ponto positivo para adquirir um PS5.
Preço e possíveis problemas
A grande trava quando mudamos de geração nos consoles fica por conta desses dois fatores. O PS5 chega em pré venda custando em torno dos R$ 3900, quase o dobro do PS4.
Além disso, é comum que alguns problemas de hardware e desempenho apareçam nas primeiras unidades comercializadas, sendo um risco maior adquirir o aparelho logo de cara.
Vale a pena?
O risco é considerável para investir tanto em um console que pode te deixar frustrado após algum curto período de uso. A recomendação é segurar a ansiedade e esperar a nova geração se estabilizar antes de comprar um PS5.
Para os usuários do PS4, a mudança é bastante positiva, quase todos os seus jogos serão disponíveis na nova geração e vender um videogame para comprar outro se torna uma opção viável em 2021.
Caso você não tenha um console dessa geração, ou é usuário do Xbox, talvez valha a pena ficar de olho no rival. A integração com a geração anterior também foi bem trabalhada pela Microsoft e existem alguns exclusivos interessantes, como a franquia Forza, que ainda não tem rival na plataforma da Sony.
As recomendações são as mesmas. Esperar um pouquinho e ver como os consoles se saem antes de comprar o seu.
E você, tá empolgado pra nova geração de consoles? Conta pra gente nos comentários!
Aqui na Italia já está vendendo por 290 euros....
Prefiro o Nintendo Switch.
A questão é sempre a mesma, quem compra em lançamento ou é porque tem dinheiro e não se importa em ter o produto pra ser usado de teste pelas empresas. Ou é porque não consegue segurar a euforia e compra no desespero. Console, seja Sony ou Microsoft, só vale depois de 2 anos de lançado ou quando chega uma nova versão melhorada, essa é a melhor forma de adquirir um console sem discussão.