Review do Oppo N3: um smartphone único
Quando digo único, quero dizer peculiar. Um visual diferente, uma câmera inovadora quanto ao seu funcionamento e certas coisas que não são vistas nos dispositivos das fabricantes tradicionais. Confira detalhes sobre o aparelho no nosso review do Oppo N3.
Prós
- Tela
- Câmera
- Bateria
Contras
- Peso
- Reação
- Mecanismo aparentemente frágil
Oppo N3 – Desenho & Qualidade de Construção
O Oppo N3 é um dispositivo grande e pesado. Seus 192 gramas superam o peso do Note 4, e muito disso se deve às suas inovações. Sem falar ainda do sistema de movimento da câmera, a parte inferior também é diferente, algo nunca visto no mercado dos smartphones.
Sua borda metálica se sobressai na parte inferior, criando um espaço entre o aparelho e sua borda, no qual o LED de notificação tem a possibilidade de brilhar de uma forma especial e peculiar, uma vez que usa o reflexo do metal para que, com pouca potência de luz, o aviso de notificação se veja de uma maneira curiosa e diferente de tudo visto anteriormente.
O alto-falante também se encontra nesse espaço e usa o metal para ganhar potência. Essa otimização foi muito bem pensada, pois a qualidade de som é ótima.
Sua parte traseira é de plástico e não pode ser removida, ao passo que na parte frontal encontramos três botões capacitivos fora da tela: o de Menu, Voltar e Multitarefa. Na parte traseira encontramos um botão que também tem a função de sensor de impressão digital. É a LG fazendo escola com seu design inovador, que inseriu botões na parte traseira do seu G2 pela primeira vez.
O acabamento geral é bom, a borda metálica lhe confere uma aparência premium, além de uma sensação de smartphone resistente. Um ponto a melhorar seria o peso, mas é provável que o sistema de movimento da sua câmera seja responsável pelos gramas a mais.
Oppo N3 – Tela
Trata-se de um display IPS LCD de 5,5 polegadas Full HD de 1.920 x 1.080 pixels, o que se traduz numa densidade de 403 pixels por polegada. As cores são muito bem representadas, o contraste é nítido e o branco bastante fiel, sem tons amarelados e rosados vistos em outros dispositivos.
O brilho máximo do dispositivo não é grande coisa, e isso pode causar problemas de visibilidade no exterior ensolarado.
A experiência multimídia de ver fotografias, vídeos no YouTube e navegar foi muito satisfatória no que diz respeito ao display. Não consegui achar um único ponto negativo com relação a esta tela.
Oppo N3 – Características Especiais
O Oppo N3 dispões de um sensor de impressões digitais que serve apenas para desbloquear o dispositivo e manejar a câmera, não possuindo outras funções como legitimar pagamentos ou desbloquear determinados softwares. Não precisamos pressionar o botão para que a digital seja detectada, e isso acontece geralmente já na primeira tentativa. Durante o meu teste, não tive problemas com o sensor. Só queria que ele tivesse mais funções.
Além disso, o dispositivo oferece uma série de possibilidades de controles por gestos, tanto com a tela ativada quanto desligada. Desenhar um O sobre a tela desativada, por exemplo, ativa a câmera.
Oppo N3 – Software
O Oppo N3 roda com Android 4.4.4 de fábrica em conjunto com a interface de usuário da Oppo, a ColorOS 2.0.1. Como se pode imaginar, a atualização do sistema operacional para o Android Lollipop está garantida para a primeira metade de 2015 (mas ainda sem data definida).
Seguindo a tradição dos smartphones chineses, o dispositivo não possui uma gaveta de aplicativos. Encontraremos uma tela de início como a de qualquer Android, com a barra do Google, um widget tipo relógio e algum aplicativo na parte inferior, no lugar do botão de menu. Para ver todos os aplicativos disponíveis, basta deslizar o dedo da direita para a esquerda.
Podemos colocar widgets ou aplicativos em qualquer tela, ao contrário do que ocorre, por exemplo com a MIUI no Xiaomi MiPad.
O dispositivo infelizmente não conta com a língua portuguesa, um sinal de que ele não será comercializado oficialmente no Brasil. Em alguns casos, mesmo as línguas disponíveis se misturam na tradução.
Oppo N3 – Performance
Durante duas semanas levei o dispositivo ao limite, e devo dizer que a fluidez foi boa. No entanto, a tela por vezes não reagiu ao toque: quando teclava numa letra ele mostrava a do lado, ou então não reagia. Realmente algo estranho.
O dispositivo é embalado pelo bem conhecido Qualcomm Snapdragon 801 funcionando a 2,3 GHz em combinação com 2 GB de memória RAM, mais do que suficiente para que não sofra travamentos ou não fique sobrecarregado facilmente.
Testei diversos jogos e aplicativos e tudo correu como o esperado, de maneira rápida e fluida. Se levarmos em conta essas especificações, qualquer problema seria mesmo uma surpresa.
Oppo N3 – Câmera
Este é o ponto forte do dispositivo. Aliás, forte não, fortíssimo. A sua câmera tem um ângulo de visão de 206 graus graças à sua motorização, pela qual poderá movê-la para fazer com que seja câmera traseira ou frontal. O sistema de movimento, que passou de manual a motorizado, funciona perfeitamente, apesar de dar a impressão de que irá estragar com o tempo e o uso contínuo.
Seu modo de foco me parece incrível, algo nunca visto num smartphone. Você pode focar em alguém ou alguma coisa e, com um toque na tela, configurar o dispositivo para que ele siga o objeto. Sem mover o dispositivo, a câmera segue a pessoa por si só, podendo fazer vídeos e tirar fotos normalmente.
O sensor da câmera possui 13 megapixels CMOS, e dispõe de um modo manual com o qual poderemos regular vários parâmetros como o tempo de exposição, o equilíbrio de branco e outros. Sua abertura é de f1/2,3 e o sensor é capaz de gravar vídeos em 4K a 30 fps. Abaixo, duas fotos de teste com baixa luminosidade para ver do que a câmera é capaz.
Oppo N3 – Bateria
A bateria do Oppo N3 é de 3.000 mAh com a função de carregamento rápido. A fabricante assegura que em 30 minutos a bateria se carrega a até 75%. Em termos de tempo, cada 5 minutos de carga equivalem a 2 horas de funcionamento posteriormente. Posso confirmar que a Oppo cumpre o que promete. O tempo de recarga é incrivelmente rápido.
Quanto ao uso, ao menos no meu caso a bateria durou mais de um dia com folga. Escutei música, naveguei pela internet, assisti a vídeos no YouTube dia após dia e não precisei carregá-lo antes de ir dormir. De maneira geral, posso dizer que a bateria do Oppo N3 é muito boa.
Preço e disponibilidade
O dispositivo deve custar aproximadamente 400 Euros, e infelizmente não será vendido oficialmente no Brasil.
Oppo N3 – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Oppo N3 oferece muito. Desde a sua câmera ao seu design inovador, apesar de ser um dispositivo um tanto pesado. Seu preço e as falhas de reação também são pontos negativos do dispositivo. Mesmo assim (e também tendo medo de que o movimento motorizado da sua câmera estrague em algum momento) eu compraria esse dispositivo por suas especificações e inovação.
Se pudesse, daria três estrelas e meia ao Oppo N3, mas isso não é possível, de forma que ganhou 4 estrelas.
O que você achou do dispositivo?
Na verdade a LG não foi a primeira a usar um botão na parte traseira foi a Motorola com o Atrix e matando dois coelhos numa cajadada só o botão era um sensor de impressão digital fazendo algo inédito antes mesmo que a Apple
esse negócio de notificação a xperia já tinha essa função.
Em algumas coisas ele perde mas a câmera dele compensa e muito onde já se viu isto da câmera de um celular mover para frente e para trás
Amigo, isso já foi feito pela Samsung, tenho até hj guardado o Samsung Evolution SCH A895, além dele tenho uns outros da época CDMA que não se usava chip rsrsrs, abs.
Lindo aparelho esse lance da camera foi uma excelente sacada
Amigo a Samsung já tinha feito isso com o Samsung Evolution SCH A895, tenho um guardado até hj rsrsrs
tbm, samsung inveta um celular todo dia, seria dificil eles nao ter feito isso
Mais é diferente, aquilo é um celular, antigo de ''botãozinho'' e tudo mais...
O Oppo N3 é um smartphone, de tocar na tela, hardware e software melhores muiiiito melhores
No post dizem 13 mpx da câmera e na tabela diz 16mpx, qual o valor certo????