Google cancela updates do WebView para Android 4.3 e inferiores: o que realmente muda?
Sem aviso ou declaração oficial, o Google decidiu interromper o lançamento de atualizações de segurança do módulo WebView para as versões do Android 4.3 Jelly Bean e inferiores. Teoricamente, 930 milhões de aparelhos ficarão mais vulneráveis a ataques de hackers, mas será que há motivo para se preocupar?
Não, mas primeiro uma breve explicação sobre o WebView. Trata-se de um componente do motor de renderização WebKit que mostra páginas da internet sem precisar abrir outro aplicativo. Além disso, ele também representa uma “porta” para a execução de códigos remotos no sistema, e a interrupção das suas atualizações tornaria os dispositivos rodando Android 4.3 e inferiores mais vulneráveis.
Como já dito, contudo, não há motivo para alarde. Em primeiro lugar, certamente serão desenvolvidas alternativas de terceiros, que serão publicadas como patches ao AOSP e que tornarão o WebView novamente seguro em versões mais antigas do Android. Em segundo, existem maneiras simples de se proteger. Confira abaixo.
Como se proteger
Se o seu smartphone rodar com Android 4.3 Jelly Bean ou inferior, tome as seguintes medidas para contornar a falha de segurança até que os patches de terceiros sejam desenvolvidos.
1. Desative o navegador padrão
Se ainda não tiver desativado o navegador nativo do Android, essa é a hora de fazê-lo. Um browser com motor próprio é a melhor pedida no caso: o Firefox, o Chrome e o Chrome Beta. No caso do Dolphin, será preciso complementá-lo com o Jetpack-Engine. Todos esses navegadores recebem suporte e atualizações regulares (inclusive de segurança) disponibilizadas na Play Store.
2. Desative o navegador in-app
Para que os aplicativos parem de usar o componente WebView do Android, você também precisa configurar a opção de que todos os links sejam abertos por navegadores externos. Quando disponível, essa função se encontra normalmente na seção de “Configurações” de cada app.
3. Evite baixar apps de fontes desconhecidas
Mais do que nunca, certifique-se da segurança e confiabilidade da fonte ao baixar aplicativos fora da Play Store. Uma dica básica, mas que pode evitar muitas dores de cabeça futuras.
Você tem uma versão antiga do Android? Que outras medidas toma para se proteger?
Sacanagem da Google isso
Achei a matéria muito boa. Ao contrário dos outros sites, aqui deu pra ver que não há o que se preocupar.
Lamentável decisão do Google, tem tablets por aqui saindo com Android 4.2 e processador intel, não será atualizado nem por meios alternativos. E pior com selo ''with Google'' atrás do aparelho.
Pirando os donos de S3 em 3... 2... 1...
Cm11 parceiro ✌
Eu achei certa a atitude mas que foi usada em uma versão até que recente demais do Android. Se a Google tivesse feito a partir do Ice Cream Sandwich seria mais compreensível do que com a Jelly Bean 4.3. É pelo menos mais uma maneira das fabricantes atualizarem com mais frequência os aparelhos, inclusive os mais simples.
Google mandando um belo se F#%-*- nos seus usuários, pode ate ser besteira mas não deixa de ser algo relacionando a segurança
Não deixa de ser lamentável , sei que a obsolescência programada faz parte do jogo , é muito dinheiro envolvido , mas a segurança sempre deveria ser preservada.
pessoas fazendo tempestade em copo d'agua sendo que a maioria deve naturalmente usar o chrome ou outro navegador a sua escolha, em smarts que vem com navegador básico instalado, as pessoas ou não usam ou desabilitam pra ganhar espaço na memória
Sei que o meu smartphone não está na lista. Acontece que, no caso, do note 4 preciso usar o navegador padrão para uma melhor experiência com a S Pen.
Notícia horrível
Poderiam ter parado somente com usuários do ICS para baixo.
Claro que não! Esta louco? ainda tem milhares de pessoas que usam Smartphone com Android 2,4.
concordo plenamente
Achei isso uma falta de consideração com os usuários do 4.3
Falta de consideração é da fabricante com teu smart em não ter atualizado nem pro KitKat kkk
Pode ser também, mas se você conhece Android sabe que a maioria que está na 4.3 é porque não tem suporte suficiente para ser atualizado para o Android KitKat como por exemplo o GALAXY S III.
Mas todo o celular q roda o 4.3 tbm roda o 4.4, as exigências de hardware são as mesmas.
Se for Android PURO sim, querido. No caso da Samsung o GALAXY S3 jamais rodaria o 4.4 com o peso da touchwiz.
errado,tanto que já lançaram trocentas Port Roms do s4,s5,note 3,note 4 e etc com todas as funçoes disponiveis para o s3 inclusive multijanelas.
o s3 aguenta um android 6.0 com touchwizz