O que a CES 2018 nos diz sobre as próximas tendências tecnológicas
A Consumer Electronic Show em Las Vegas terminou no início do mês. Durante uma semana, fabricantes e startups multiplicaram os anúncios, nos dando um vislumbre do que serão as próximas inovações e tendências tecnológicas.
Mais uma vez, a CES não decepcionou. Este ano, a maior feira de eletrônicos realmente desenhou os contornos das próximas tendências tecnológicas que irão invadir nossas casas nos meses e anos que estão por vir. Na verdade, não falamos em revolução, mas, mesmo assim, os anúncios feitos pelos gigantes do setor mostram o quanto estamos caminhando em direção a isso.
Um mundo cheio de inteligência artificial
Como esperado, a inteligência artificial foi definitivamente a estrela desta edição de 2018. Nos últimos anos, o show americano deixou de ser o centro dos anúncios de novos produtos sensacionais em termos de smartphones ou computadores, e passou a ser uma vitrine para tecnologias futuras. Assim, não é nenhuma surpresa ver que a inteligência artificial foi o tema mais discutido nos corredores. É graças a esta inovação que todos os nossos objetos, nossas cidades e nossos carros vão experimentar uma forte turbulência nos próximos anos para tornarem-se mais inteligentes e automatizados.
A inteligência artificial permite que os dispositivos aprendam, pensem por si próprios e desenvolvam habilidades para se adaptar ao ambiente para o qual não foram especificamente programados. Uma das primeiras "ilustrações" dessa inteligência artificial é o desenvolvimento de assistentes digitais e sua aparição cada vez mais frequente em muitos objetos.
Na guerra entre o Google e a Amazon, a Alexa parece ter ganho uma primeira batalha, já que o número de objetos que integram as habilidades da assistente da Amazon era enorme: lâmpadas, alto-falantes, aspiradores, sistema de vigilância, máquina de café, eletrodomésticos ... A Google não foi deixada para trás (e a Apple lançará o HomePod este ano) mas, no momento, essa impressão de dominância da Amazon também está confirmada pelos números. De acordo com a Strategy Analytics, uma empresa de auditoria, 68% dos alto-falantes conectados vendidos no ano passado são compatíveis com o Alexa.
5G em todos os lugares
Até recentemente uma espécie de utopia para muitos fãs de alta tecnologia, o 5G está começando lentamente a se desenvolver e sua chegada é iminente. As primeiras implantações em grande escala devem começar em 2020. O desenvolvimento da Inteligência Artificial e dos objetos conectados requer uma banda larga cada vez mais rápida. A nova geração de objetos requer grandes quantidades de dados transmitidos e, ainda mais fundamentalmente, muitas conexões simultâneas, mais eficiência e menor consumo de energia. O principal exemplo é o de carros autônomos que terão de se comunicar praticamente em tempo real para evitar acidentes.
Por conseguinte, as operadoras aproveitaram a CES para revelar o seu progresso no desenvolvimento da infra-estrutura e os avanços da quinta geração (o 5G será dez a vinte vezes mais rápido que o atual 4G). A principal operadora de telefonia coreana, KT, explicou que, graças ao 5G, será possível seguir os próximos Jogos Olímpicos que serão realizados no país. A operadora norte-americano AT&T também anunciou que implantará uma rede 5G em várias cidades dos EUA até o final de 2018, mas de acordo com as informações mais recentes seria um 4G melhorado.
Inovações dedicadas à saúde
Saúde e médicos também desempenharam um papel importante na CES. O medicamento do amanhã é um mercado interessante e as tecnologias apresentadas ajudarão a melhorar os cuidados. As inovações dizem respeito a indivíduos e profissionais. A realidade virtual está cada vez mais presente para facilitar os procedimentos cirúrgicos. Por exemplo, La Poste anunciou o lançamento de um aplicativo dedicado à saúde digital para conectar pacientes, objetos conectados e profissionais de saúde. Várias startups também introduziram dispositivos para melhorar a qualidade do sono. Este é o caso da Nokia com o Nokia Sleep, uma fita de lã para colocar sob o colchão para analisar o sono.
Carros e cidades serão inteligentes e conectados
Finalmente, a CES Las Vegas mostrou o futuro da mobilidade. A reunião de alta tecnologia agora é também um festival de carros. Tanto fabricantes históricos (Kia, Hyundai, Ford, Nissan ...), como as empresas de tecnologia (Qualcomm, Nvidia, Google, Here ...) apresentaram sua visão do futuro. Nele, o carro será autônomo (e provavelmente elétrico) e evoluirá em cidades conectadas, onde o mobiliário urbano se comunicará com os usuários. De acordo com as estimativas dos analistas, 88 cidades serão consideradas "cidades inteligentes" até 2025 e as redes interconectadas usarão em grande parte a internet das coisas.
Quais você acha que serão as próximas tendências tecnológicas que marcarão nossas vidas?
Alguma tecnologia de 2012 na C3S daquele ano já chegou aqui? Essa é a sensação de morar no Brasil e ver as novidades dessa feira hoje
Nada disso é realidade para os brasileiros:
5G? Se nem 3G e a nível nacional ainda? Vai sonhando.
Nem preciso falar dos outros...
Passando só para lembrar que o Zenfone 3 está recebendo oficialmente a atualização para o Android 8.0 Oreo, junto da ZenUI 4.
5G no Brasil ?? aí ai... nunca serão !!
Não desanima não....já demos um jeitinho ( brasileiro ).....a claro tem o 4.5G kkkkkkkk
Isso me deixa com pé atrás kkk
Dai vc fica todo empolgado com as tecnologias na CES 2018 e lembra que mora no Brasil! ^^
Pior que é assim mesmo.
Triste realidade brother
Muitas vezes o que mais revolta em relação a essas novidades é o fato de que pra chegar aqui no Brasil, demora uma vida e quando chega, custa 2 ou 3 vezes o valor cobrado no exterior e mais o lucro dos investidores.
Interessante está perspectiva do andar das tendências no segmento tecnológico , concordo a IA veio para ficar e está sendo investido grandes esforços para isto , nestas horas é que lamento morar no Brasil , .......pouco chega .
Infelizmente brother Rios!
Um dos meus sonhos é escrever artigos aqui no AndroidPIT.
Quem sabe um dia né brother!
Fé no pai, que ele não falha.
Sinceramente, é muita novidade e coisas interessantes, na teoria, agora vamos ver na prática, neste país tipiniquim.
Aqui é difícil einh!
No aguardo do 5g aki no rj a Claro ja botou 4.5g pelo q vi em testes ta muito bom
Se o 3g funcionasse de forma estável e rápida em todos os estados Brasileiros, é que era de valor...
Aqui na minha cidade o 4G chegou o ano passado!
Imagina esse 5G então.... ^^
Vai chegar em 2050!