Hacker invade site do Ministério da Saúde apenas para "fazer alerta"; entenda
O Ministério da Saúde enfrentou uma situação inusitada na última semana: um hacker invadiu sua rede, mas ao invés de vazar dados ou qualquer outro crime cibernético, ele queria somente fazer um alerta.
O aviso sobre a má qualidade da segurança do site foi exibido ná página do DataSUS: "este site está um lixo!", dizia. "Qualquer criança consegue invadir este excremento digital, causar lentidão e até estragos maiores".
A mensagem não parou por aí: o hacker também deu algumas "dicas" para melhorar a segurança do site:
"A solução é muito simples, com 1 semana de trabalho de uma empresa séria + custo de aproximadamente R$ 15 mil é possível fazer um site com a melhor tecnologia disponível no mercado e trazer segurança e agilidade a todos os usuários da plataforma no Brasil. Não é caro, é?
Favor levar a sério os assuntos de segurança da informação. Bolsonaro, dá um jeito aí! (sic)"
Ministério da Saúde afirma que nenhum dano foi causado
O Ministério da Saúde afirmou que "tomou as medidas cabíveis e, preventivamente, desabilitou o acesso ao FormSUS". Além disso, ressaltou que nenhum dado foi vazado.
Vale lembrar que o Ministério da Saúde já teve problemas de segurança no passado, um deles em dezembro do ano passado - que expôs dados de mais de 200 milhões de pessoas.
Fonte: O Globo
Conteúdo editorial recomendado
Com o seu consentimento, o conteúdo externo é carregado aqui.
Ao clicar no botão acima, concorda que o conteúdo externo poderá ser-lhe exibido. Os dados pessoais podem ser transmitidos a fornecedores terceiros no processo. Pode encontrar mais informações sobre isto no nosso Política de Privacidade.