Eleições 2020: Como justificar seu voto online
As eleições do primeiro turno estão se aproximando e ocorre no próximo domingo, e muitos eleitores não vão poder comparecer aos locais de votação para escolher o prefeito e vereador de sua cidade, portanto, terão que justificar a ausência através da Justiça Eleitoral.
O TSE, com o objetivo de facilitar a vida dos eleitores no dia da eleição, criou o aplicativo chamado “e-Titulo”, com o intuito de justificar as ausências nas zonas eleitorais.
Para este ano, sem dúvidas, é a novidade destas eleições, pois a plataforma oferece um mecanismo de georreferenciamento que possibilita saber a localidade do usuário. A permissão de localização é solicitada ao cidadão, pois o local de votação do eleitor tem a geolocalização cadastrada. Sendo assim, é possível que o eleitor acesse a rota de sua posição atual até o local de votação.
Caso o eleitor que esteja em seu domicílio eleitoral no dia do pleito, o aplicativo recusará o envio do requerimento para justificar a ausência. O processo poderá ser realizado no dia 15 de novembro pelo aplicativo entre 7h às 17hrs, ou comparecendo a qualquer seção eleitoral para preencher o formulário.
Para realizar o acesso ao aplicativo, é preciso colocar o nome completo, a data de nascimento, o título de eleitor, o nome do pai e da mãe, e em seguida, clique em “acessar” para usar o app normalmente. A ferramenta contará com os mesmos dados do impresso, além de informar a situação do eleitor, se ele está quite com a justiça eleitoral e se já fez o recadastramento biométrico.
Realizando a justificativa de ausência pelo e-Título
Para justificar a ausência no dia das eleições, é preciso concluir alguns passos:
1 - Na tela principal do aplicativo, o usuário deve buscar e selecionar o campo “mais opções”;
2 - Após isso, é preciso marcar a opção: “justificativa de ausência”;
3 - Selecionar o período eleitoral que deseja justificar, (1º turno 15 de novembro), depois preencha o campo com a justificativa, e o campo seguinte com o e-mail de uso habitual;
4 - Para com concluir, o eleitor deve anexar um documento que comprove a justificativa;
É importante lembrar que no dia da eleição, o aplicativo informa ao eleitor o local de votação e o endereço. Os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, não tem a necessidade de levar a via impressa do título de eleitor, e nem um documento com foto, pois a via digital disponibilizada no app já é suficiente.
Nos 60 dias seguintes ao dia da votação, o eleitor ausente por qualquer motivo pode justificar a ausência pelos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica, e pelo aplicativo e-Título também, porém, será exigida do cidadão, que apresente documentos que comprovem o motivo da ausência, pois ao passar este prazo, o eleitor poderá ser multado.
O Aplicativo 'e-Título' está disponível para download nas plataformas do Google Play e Apple.
Ainda bem que o povo brasileiro é tonto, senão ninguém votaria esse ano.
Nada que um VPN não resolva -)