Cyber Monday: dicas para comprar e evitar fraudes
Conhecida como a ressaca pós Black Friday, a Cyber Monday é a segunda chance de compra voltada para os fãs de eletroeletrônicos e artigos de informática, incluindo telefonia móvel, como tablets e smartphones. No Brasil, o evento pegou força em 2012 e, desde então, está servindo como uma alternativa menos complicada e mais vantajosa para quem prefere não se arriscar em meio ao caos da Black Friday.
O que é Cyber Monday?
A Cyber Monday é um evento comercial pouco difundido no Brasil em comparação com a Black Friday, por exemplo. No entanto, a segunda-feira cibernética pode ser a oportunidade perfeita para aqueles que optaram por não encarar as filas em lojas físicas e o congestionamento em sites de compras, situação característica da Black Friday.
Os descontos são praticamente os mesmos, embora a participação seja mais restrita a lojas de departamentos e empresas de informática, visto que o foco desse evento são itens de tecnologia em geral, como smartphones, laptops, computadores, tablets, relógios e pulseiras inteligentes.
O Cyber Monday foi criado em 2005 pela Federação Nacional de Comércio Americana, na tentativa de impulsionar ainda mais as vendas de final de ano no comércio varejista. Além do Brasil e dos Estados Unidos, outros países também participam da Cyber Monday, como Canadá, Chile, China, Colômbia, Alemanha, Irlanda, Japão, Portugal e Reino Unido.
Quando será a Cyber Monday 2017?
A data oficial da Cyber Monday é 27 de novembro, embora os varejistas possam começar antes e em diferentes horários. Não existe um horário de início específico para a Cyber Monday. Cada loja disponibiliza suas ofertas em diferentes horários. A maioria das lojas começam a trazer suas primeiras promoções pela manhã, entre às 9h e 10h. Enquanto outras podem começar já à meia-noite.
Como se preparar para a Cyber Monday 2017
Não existem muitos segredos para uma compra segura durante a Cyber Monday. A primeira delas é a mais básica, porém funcional: compre apenas em lojas que você conhece. Aproveite este período para entrar no site de marcas e lojas que você conhece e se cadastre em seus sistemas de newsletter para receber um e-mail em primeira mão com os seus respectivos descontos. Desconfie de descontos absurdos, como iPhones por R$ 500 ou Galaxy S8 de graça na compra de uma mochila escolar.
Pesquise sobre a reputação da loja ou site no site do PROCON, que traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados. Ainda assim, desconfie de preços baixos demais em lojas que não estejam nessa lista. Além disso, certifique-se que o protocolo https:// esteja ativo durante o fechamento da compra (ele é representado por um ícone de cadeado no seu navegador de internet).
Abaixo, algumas dicas que a Stella compartilhou no artigo sobre a Black Friday e que valem para a Cyber Monday:
- Lembre-se que você tem 07 dias para devolver o produto que comprou, caso não queira mais, a partir da data em que ele chegou em sua casa. Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra.
- Pagar à vista por boleto ou cartão de crédito é o método que rende mais desconto. Se for utilizar outro método, calcule os juros envolvidos nas parcelas.
- Prefira os métodos de pagamento mais conhecidos. Boleto, cartão de crédito, PayPal, MercadoPago, PayU, PagSeguro e Moip são alguns deles. Não compre em sites onde as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário ou depósito em conta.
E aí, já sabe o que vai comprar na Cyber Monday deste ano?
* Este artigo pode ser atualizado e republicado futuramente.
se tivesse promoções de verdade aqui, eu me empolgaria.
O negócio é comprar nas lojas confiáveis, e ir certo do produto que quer comprar, pq aí já sabe o preço. Além disso, tem uma extensão do navegador que eu sempre uso, baixou agora, que compara preço de diversas lojas e mostra histórico de preços de um produto de uma página aberta no navegador.
n vai ter nada demais creio eu
Sem expectativa para isto, o que quero mesmo é viajar e descansar nada de multidões e barulhos.
2
Vai acontecer igual no ano passado....
Fiquei ansioso, esperando e acabei me frustrando!
E muitos frustados neste ano :-)
As liquidações de início do ano, pôs Natal, normalmente são bem mais interessantes
Também acho Jairo, pois os empresários são obrigados a baixar os preços de verdade para renovarem os estoques.
Se pesquisar durante todo ano também, compra o que quer sem esperar essas promoções mirabolantes!
Estressante isto.
Sera que vamos ter descontos de verdade mesmo?
As probabilidades de isso acontecer são poucas!
Falando em Brasil, parece que já virou moda isto, é uma vergonha, se tem desconto tem que ter real e não mentiroso.
Não estou empolgado
Acho que não comprarei nada.
Somos 2
Muito bacana esse artigo e super legais as dicas, mas este resto de ano, ainda tenho umas contas para pagar (graças a Deus, já estão terminando) e por isso não vou participar.
2
3
Já prevejo o comercial da Ricardo Eletro:
Tudo pela metade do dobro!