Como se tornar um testador beta do Android
A alguns dias atrás, vimos como você pode se tornar um testador Beta dos aplicativos desenvolvidos para Android. Dessa forma, você testa primeiro novas funções e ainda ajuda o desenvolvimento desses apps.
Mas há outras maneiras de ajudar a comunidade Android e de quebra estar sempre na vanguarda dos updates. Hoje, vamos falar sobre como se tornar um testador Beta do próprio sistema Android. A Google e diversas outras marcas abrem vagas para seus programas de testes do Android esporadicamente. Em todos os casos, você precisará ter o aparelho que passará pelo teste.
Testador Beta do Android mais próximo do puro
Se você quer ser o primeiro a botar as mãos em uma nova versão de Android, a melhor escolha é optar por testar o Android mais próximo do puro, oferecido pela própria Google. Para isso, você precisa ter um aparelho da linha mais nova da empresa ou anteriores, como o pixel 3 ou 4.
Tendo um desses aparelhos, clique aqui para acessar a página de testes em Beta da Google. Faça login em sua conta Gmail e opte pela participação no programa. Os seus aparelhos elegíveis aparecem automaticamente no site e receberão os updates Beta via OTA (Over de Air, via Wi-Fi).
Testador Beta do Android da Motorola
A Motorola é uma das mais conhecidas por liberar testes Beta para a comunidade. Ainda assim, diferente do processo da Google, não é garantido que, mesmo se inscrevendo no programa, você vá ser chamado.
- Torne-se um testador beta de vários aplicativos seguindo esses passos
- Como fazer o Factory Reset no seu Android
É preciso ter o exato aparelho que está participando do programa Beta, uma vez que a Motorola desenvolve uma versão para cada smartphone. Assim, se os testes forem para o Moto G7 Plus (que está em teste atualmente), não adianta ter um Moto G7 Play.
Clique aqui para acessar a página da Motorola. Faça um cadastro comum no site da Motorola e no seu perfil escolha participar da comunidade Motorola e também da MFN (Motorola Feedback Network). Vá na sua página de produtos e clique em "Click here to opt in to the MFN" no produto desejado.
Testador Beta do Android da Samsung
A Samsung é outra empresa que divulga bastante seu programa de testes Beta, mas ele não é tão simples de ser conseguido no Brasil como é o da Motorola e o do Google (caso você tenha o aparelho importado, claro).
E, assim como no caso da Motorola, não é certo que você participe do programa de testes mesmo tendo se cadastrado corretamente. E ele também segue a ideia de estar disponível apenas para um aparelho por vez.
Clique aqui para acessar a página da Samsung. Você se registra em uma conta Samsung, e depois pode fazer o login no app "Samsung Members" que já vem instalado no aparelho. Depois, precisa baixar o app "Samsung+" que não está disponível oficialmente no Brasil (você pode baixá-lo aqui). Dê as permissões e seu aparelho já estará registrado. Depois, infelizmente, você precisa esperar ser selecionado pela Samsung.
Testador Beta do Android da Asus
A Asus tem uma maneira um pouco mais manual de participação nos programas de teste. E, apesar de estar tudo em inglês, e possível participar do programa no Brasil sem problemas. Inclusive, funcionários da empresa são bem disponíveis nas redes sociais para receber feedback.
De tempos em tempos, eles abrem vagas para o programa de testes, e é preciso ficar de olho para conseguir participar. Os testes são para cada um dos aparelhos, e os updates são bem frequentes.
Clique aqui para ir ao site ZenTalk da Asus. Você deve se cadastrar nesse site, que é o fórum da empresa. Depois, dê uma busca por Beta Program (como essa) e você encontrará as informações mais recentes de abertura de programas.
Testador Beta do Android da OnePlus
Assim como no caso da Google, a OnePlus facilita bastante o teste Beta do Android em seus aparelhos, e é muito simples ter acesso a eles. Não há a necessidade de qualquer cadastro ou download de app.
Clique aqui para acessar a área de download da OnePlus. Aí, basta acessar a área de downloads do aparelho desejado e baixar a última versão do Android da empresa. Depois disso, é só instalar manualmente. Geralmente, fazendo o download em seu aparelho já é o suficiente, bastando reiniciar o smartphone.
Testador Beta do Android da Xiaomi
A Xiaomi é uma empresa que leva muitos testes Beta a fim de aprimorarem seu sistema. E para isso conta com a comunidade que utiliza seus aparelhos, que geralmente é conhecida por ser muito participativa.
Para participar, instale o aplicativo MIUI Forum no seu dispositivo e procure por "Recruitment" na busca (após realizar seu cadastro ou fazer o login). Preencha os detalhes necessários, incluindo região, modelo de dispositivo, número IMEI, que horas você usa seu dispositivo e a razão pela qual gostaria de ser um testador beta.
Aí, é só esperar ser chamado, uma vez que as vagas são limitadas e a empresa escolhe os mais participativos na comunidade e os que cumprem os requisitos para os testes da melhor maneira.
Testador Beta do Android da LG
A LG é outra que não facilita a vida de quem quer testar as novas versões do sistema no Brasil. Geralmente, os testes são levados apenas para usuários na Coreia do Sul, através do app "Quick Help". Ele já vem instalado em alguns aparelhos no Brasil, mas para ter acesso a qualquer programa de testes, é preciso que apareça um banner nesse app.
- Como fazer root no Android: o guia completo
- Como fazer backup no Android: diga adeus às perdas de arquivos!
Outras marcas
Não citamos aqui outras marcas pelo motivo de ou serem pouco populares por aqui (como Oppo, Huawei, LeEco, Honor, ZTE e outras) ou por terem processos menos claros de testes Beta, caso da Sony.
Você costuma participar de testes Beta? Tem interesse?
Posta o link da página Samsung, o da página não está funcionando...
Acho interessante ser um beta tester , desde que se possua um 2o celular para tal , pois bugs com certeza ocorrerão
"Não citamos aqui outras marcas pelo motivo de ou serem pouco populares por aqui".
Sério isso? Tem a One+, que nem comercializa aparelhos no Brasil, mas não tem a Huawei.
E a Huawei é muito mais popular que a One+ no Brasil e vende Oficialmente aqui.