Oito excelentes smartphones que nunca chegarão ao Brasil
Sim, existem grandes smartphones disponíveis para a compra no varejo nacional, porém, as taxas e impostos praticados no país muitas vezes afugentam empresas que, lá fora, oferecem um excelente custo benefício aos usuários. Um grande exemplo disso foi o investimento da Xiaomi no Brasil. Em 2016, a empresa se viu obrigada a puxar o freio de mão e suspender a fabricação dos seus smartphones no país. Como consequência disso, o brasileiro fica sem grandes opções, como as listadas neste artigo.
Google Pixel/ Pixel XL
Depois do LG Nexus 5, os brasileiros só viram um dispositivo da Google se importassem. O que é realmente uma pena, visto que limita a experiência de uso com o Android puro, ou melhor, com o Android que chega direto da Google. Os novos Pixel e Pixel XL, assim como o Nexus 5X e Nexus 6P, não chegarão em 2017. Assim como a Huawei, que fabricou o Nexus 6P, a HTC não oferece smartphones no mercado nacional, logo, será difícil ver estes dois dispositivos por aqui.
Além do software puro e da experiência com o Assistente da Google, os Pixel e Pixel XL trazem como destaque a câmera. De acordo com o site DXOMark, estes smartphones possuem a melhor câmera já construída em um smartphone. O sensor da câmera principal vem com 12,3MP e possui um estabilizador de imagem eletrônico (EIS).
Xiaomi Mi 5S Plus/ Mi Mix
A Xiaomi deu início aos trabalhos no Brasil colocando os smartphones Redmi 2 e Redmi 2 Pro à disposição dos brasileiros. A empresa chinesa chegou com vontade, mas implementar um novo modelo de negócios por aqui não é e não foi fácil. Por fim, acabamos ficando com apenas estes dois modelos, uma pulseira e um power bank. Além de, claro, uma comunidade MIUI mais unida.
Contudo, chineses e indianos estão se beneficiando da "Apple chinesa" e contam com smartphones de excelente qualidade por preços super acessíveis quando comparados aos praticados por aqui. Os recém lançados Xiaomi Mi 5S Plus e Mi Mix me dão vontade de chorar só de pensar que não posso tê-los como um iPhone 7 ou um Galaxy S7 ali no Shopping Rio Sul.
O Mi 5S Plus é um monstro. O aparelho possui variantes de 4GB e 6GB de memória RAM, e é embalado pelo processador Snapdragon 821, ou seja, o destaque dele é a super performance.
Já o Mi Mix foi o grande destaque de lançamento da empresa no final do ano passado, pois aboliu as bordas, sem prejudicar recursos de smartphones tradicionais ou experiência de uso. A Xiaomi, entretanto, não foi a primeira a desenvolver um smartphone neste estilo, contudo foi a que melhor o fez até o momento.
Para comprar um destes smartphones, as únicas formas são viajar para a China e comprando lá, importando através de algum site, ou pedir para o Hugo Barra trazer quando estiver de férias no Brasil. Essa é a situação dos demais smartphones dessa lista.
OnePlus 3T
Outro exemplo de smartphone que nunca tivemos e, talvez, nunca teremos no mercado nacional é o OnePlus 3T. A OnePlus não teve interesse em trazer os seus aparelhos ao mercado nacional até hoje. Aliás, interesse pode ter existido, o que não houve foi necessidade. Desde o OnePlus, muitos usuários gostariam de ver a empresa, pelo menos, fazendo o envio dos aparelhos para o Brasil, mas isso nunca aconteceu.
Além do software com características únicas, o OnePlus 3T oferece um hardware de ponta, com 6GB de memória RAM e embalado pelo Snapdragon 821. O modelo é uma versão otimizada do OnePlus 3, que foi descontinuado, e oferece hardware e câmera superiores. O Oneplus 3T também é vendido em duas opções de armazenamento. A versão com 64GB e a variante de 128GB.
Huawei Mate 9/ Mate 9 Porsche
A Huawei é um exemplo de fabricante que deveria existir no Brasil. Se você acha os smartphones da Xiaomi bons, imagine os da maior concorrente da empresa na China? O Mate 9 é o flagship da Huawei, se tornou um dos smartphones mais populares na Europa e surpreende pelas especificações técnicas.
O aparelho é um dos grandes concorrentes do já descontinuado Galaxy Note 7. Em termos técnicos, encontramos o chipset Kirin 960, octa-core, que vem acompanhada de 4GB de memória RAM. Outros pontos fortes do aparelho são a bateria de 4.000mAh e o sistema de lentes da câmera. O Mate 9 tem lentes duplas fabricadas pela Leica, especiais para gerenciar fotos coloridas e preto e branco.
Se o Huawei Mate 9 já é um grande dispositivo, a variante Mate 9 Porsche é ainda mais atraente. Em relação ao design, este é definitivamente o substituto do Galaxy Note 7, pois a similaridade é indiscutível. As especificações também não fogem muito da comparação. Com uma tela de 5,5 polegadas e resolução de 1440p, temos quase a mesma experiência visual, porém, os 6GB de RAM fazem toda a diferença.
Honor 8
A Honor é uma empresa da Huawei que vem se destacando no cenário de smartphones mundial. Com forte investimento no mercado chinês e europeu, o Honor 8 foi um grande sucesso em 2016 e, provavelmente, a fabricante ganhará um grande espaço no mercado da América do Norte em 2017.
O Honor 8 chegou ao mercado embalado pelo processador HiSilicon Kirin 950, octa-core, com 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento. A Honor é conhecida por fazer uma ótima integração entre o hardware e a interface proprietária da empresa, a Emotion UI.
A Honor é conhecida por se destacar entre os usuários jovens, aliás este é o público-alvo da empresa e, devido ao seu custo/benefício, seria um grande sucesso no mercado brasileiro. O grande problema é que o preço praticado pela empresa em outras regiões jamais seria alcançado no varejo nacional.
Como disse acima, o mercado brasileiro possui grandes smartphones. Temos à nossa disposição aparelhos de grandes fabricantes, como Samsung, Sony, LG, Motorola/Lenovo e Apple; empresas em desenvolvimento no mercado, como ASUS, Alcatel e ZTE; e novos nomes em ascensão como a Quantum. Contudo, aparelhos da Google não chegam mais por aqui a não ser por importação, ou mesmo dispositivos de grandes fabricantes chinesas, como Xiaomi e Huawei.
Na minha experiência de vivência entre Brasil e Alemanha, posso afirmar que mais opções, ou mesmo melhores taxas de importação, deixam o mercado de smartphones muito mais atrativo para usuários e fabricantes. Infelizmente, enquanto o rigor na tributação de empresas e produtos no país continuar da forma como está, será difícil vermos estes e outros aparelhos disponíveis nas lojas mais próximas de você.
Na sua opinião: quais outros smartphones fazem falta no mercado nacional?
Galaxy c5 o melhor e mais lindo de todos
Tb acho, eu tenho um C7 e é lindo e bom demais, deveriam ter colocado ali!
Ontem peguei um Redmi Note 3 PRO, me surpreendi com o aparelho, muito topppp!!
celular bom é aquele que a pessoa tem e ponto final.
Quem tem o Pocket, torna o Pocket bom?
Quem só tem grana para arroz com feijão, acha melhor que passar fome
Para quem não tem condições sim, torna-se um bom aparelho.
chega se não quiser, gearbest e Aliexpress estão aí pra isso.
Costumo pensar que smarth bom e aquele que supre com a necessidade do seu usuário. eu tenho um moto g4 plus e sinceramente, ele me atende em tudo. Leio meus livros, artigos, ouço música, guardo meus arquivos, etc. pra que gastar mais em aparelhos que são apenas mais do mesmo? sinceramente, se quisesse uma câmera boa comprava uma Canon profissional e acabou. câmera em celular e dispensável.
Impressiona como o Moto X Force dá no couro, e suplanta muitos desta lista, fazendo bonito pra um cel com mais de ano de vida.
Tudocelular compara e atesta...
Não é o q os numeros dizem. Pode até ser resistente a queda...de resto apanha.
Comprei um XIAOMI REDMI NOTE 3 PRO a cerca de 10 dias ele chegou
e rsrsss muiiiitooo melhor que qualquer celular aqui do Brasil, estou adorando ele
no dia que ele falecer pego um Xiaomi Mi 5S Plus ou mix
celular BR nunca +
E como ele tá se comportando na nossa rede 4G?
Todos os xiaomi funcionam perfeitamente com as redes brasileiras....
no comparativo com todos que eu ja tive e o melhor e o melhor 4g.
acho que vc ainda tem um 3200
Uma coisa é certa,telefone aqui só os tops fora isso tudo aqui nessa merda de país ladrão é lixo pra enganar otário.
Comprar celular caro para ser roubado. Estou fora.
As marcas e modelos mencionados aqui nesse artigo são aparelhos a nível galaxy S7,Iphone,dentre outros tops com valores na casa dos 4K ou mais,mas com valores que podem de até uns 1500,00 ou 2000,00.
São marcas top pelo preço cobrado,abaixo desses valores são aparelhos a nível intermediário e que vale muito mais dos que são vendidos aqui.
Mas nem tudo são flores,tem modelos que é melhor comprar por aqui mesmo.
Mas no meu caso só compro aparelhos da china ou de qualquer outro pais que seja em conta e com bom desempenho.