Review preliminar do Huawei Mate 9: o dispositivo que pode substituir o Note 7?
Com o Galaxy Note 7 fora do jogo, a Huawei pode ter anunciado a melhor alternativa ao phablet da Samsung, o Huawei Mate 9. A seu favor, o dispositivo possui uma excelente performance e uma ótima autonomia de energia. Tive a chance de testar o dispositivo e posso dizer que o Mate 9 vai satisfazer os usuários mais críticos.
Huawei Mate 9 – Data de lançamento e preço
O Huawei Mate 9 estará disponível a partir de 15 de novembro na Europa e, em dezembro nos EUA. A versão disponível será a de 4GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, e chega com suporte para dois cartões SIM. Na China, o dispositivo chegará com variantes de diferentes capacidade de memória. O dispositivo chega ao mercado europeu por 699 euros.
Infelizmente, para os brasileiros, a Huawei não comercializa seus smartphones no país. Logo, adquirir o Mate 9 será possível apenas a partir da importação do dispositivo de uma das regiões mencionadas acima.
Huawei Mate 9 – Desenho & Qualidade de Construção
A Huawei não mudou muito o design da linha Mate com o novo modelo. O Mate 9 é muito parecido com o Mate 8, contudo, a ergonomia foi melhorada significativamente. Agora a pegada é muito mais firme. A aparência visual foi mais que mantida, em especial na parte da frente. Neste dispositivo, ainda temos a mistura perfeita de vidro e revestimento em alumínio.
Com cerca de 6 polegadas de diagonal de tela e um pouco menos de 180 gramas, o Mate 9 é, certamente, muito grande e um pouco pesado. Amantes de smartphones compactos vão desviar o olhar. Contudo, quem curte uma tela grande vai apreciar o dispositivo.
No entanto, a carcaça fina é um benefício junto ao tamanho da bateria e ao sistema de resfriamento do smartphone. Em princípio, a bateria pode durar até dois dias e o processador pode rapidamente resfriar graças à superfície do metal.
O Mate 9 é muito bonito e se sente muito seguro nas mãos. O uso de materiais de qualidade, como o alumínio, dão a sensação de que estamos segurando um grande.
Huawei Mate 9 – Tela
A tela do Huawei Mate 9 possui 5,9 polegadas, com resolução FullHD e usa a tecnologia IPS. O brilho pode ser controlado de forma manual e, se nota muito bem a diferença entre os valores de brilho. O valor mínimo é de 5 cd/m², o que é ótimo para a leitura em ambientes escuros. Durante este pequeno teste, pude usá-lo na luz do dia e, no brilho máximo, reconhecer o que está na tela foi suficiente.
Dos dados técnicos a este pequeno teste, a tela do Huawei Mate 9 oferece uma experiência parecida com a do Galaxy Note 7, mas a qualidade da tela é excepcionalmente alta no dispositivo Samsung. No entanto, o display do Mate 9 convence o suficiente no uso diário do dispositivo, sem quaisquer queixas. A densidade de pixel por polegada quadrada é de 373ppi, o que é suficiente para o olho humano. Em uma análise mais aprofundada, veremos como o aparelho se comportará quando usado em conjunto com gadgets de realidade virtual.
A tela do Mate 9 vem com proteção Gorilla Glass 3, que é mais resistente a riscos do que a das edições anteriores.
Huawei Mate 9 – Software
A Huawei já tinha redesenhado a sua interface de usuário anteriormente, mas agora estamos falando da EMUI 5 baseada no Android 7.0 Nougat, que ficou mais simples e prática de usar. O Mate 9 usa os novos recursos do Nougat, como a API Vulkan, para um melhor desempenho em jogos, e o Daydream, para a experiência com realidade virtual.
Acredito que o software da Huawei sempre foi um dos maiores obstáculo para uso dos aparelhos. Aplicativos adicionais sem a opção de remoção, ferramentas de otimização e recursos que se assemelham ao software da Apple eram as minhas razões para não escolher a Huawei. Porém, quando a Huawei fez uma parceria com a Google e desenvolveu o Nexus 6P, me vi completamente entregue à marca que por muito tempo neguei. Claro que a experiência com o software não é a mesma, mas me fez abrir os olhos para a fabricante.
Estou ansioso para ter este dispositivo por mais tempo em mãos e trazer um review completo da EMUI 5 baseada no Android Nougat.
Huawei Mate 9 – Performance
A Huawei otimizou a performance do Mate 9, principalmente para jogos. De acordo com o fabricante, o desempenho desse dispositivo para esse tipo de atividade é duas vezes maior do que o P9. Temos no Mate 9 o dobro de GPU em comparação com o carro-chefe da companhia.
As especificações técnicas também estão melhores. No Mate 9 encontramos o chipset Kirin 960 que, entre outros benefícios, tem uma CPU octa-core, com quatro núcleos ARM Cortez-A73 de 2,4 GHz, e outros quatro Cortez-A53 de 1,8GHz. A GPU é a Mali-G71 que, unida ao processador gráfico Vulkan, torna o processamento do dispositivo mais otimizado em comparação com seu predecessor, o OpenGL ES 3.1.
Outro ponto positivo no poder de fogo do Mate 9 é a memória interna. Temos aqui uma memória da Samsung no padrão UFS 2.0, que é a mesma presente no Galaxy S6. Essa memória oferece um tempo de boot mais curto. Além do processador potente, a memória também é fundamental para o aumento da performance do aparelho.
Huawei Mate 9 – Câmera
Temos aqui uma lente dupla fabricada pela Leica. A Huawei melhorou o sensor preto e branco desse aparelho em comparação com o P9. Essa lente é de 20MP no Mate 9, enquanto no P9 temos um sensor de 12MP. A lente colorida se manteve com os menos 12MP. A proposta da fabricante aqui é imitar o olho humano, que tem a capacidade de detectar diferentes tons de pretos e brancos.
Durante o rápido teste que fiz com o dispositivo, pude notar que as imagens são mais acentuadas do que aquelas obtidas com o iPhone 7 Plus. A qualidade das imagens em pouca luminosidade também está num outro nível. Notei também que o efeito Bokeh (desfoque) feito pelo software da câmera foi otimizado.
Huawei Mate 9 – Bateria
Seu predecessor, o Mate 8, tinha um rendimento de bateria que chegava em até no máximo dois dias de uso. O Mate 9, por sua vez, traz uma entrada para carregamento no padrão USB type-C, com uma tensão energética menor. Assim, o carregador e a bateria não aquecem muito durante o carregamento, aumentando a vida útil do dispositivo e preservando a bateria.
Huawei Mate 9 – Especificações Técnicas
Veredito preliminar
Se o Note 7 estivesse à venda no mercado, certamente, a Samsung estaria preocupada com este novo concorrente de peso da Huawei. Mas, no cenário atual, o Mate 9 estará disponível em breve nas lojas internacionais sem grandes concorrentes Android, exceto o iPhone 7 Plus, da Apple.
Os pontos fortes do novo Mate podem tornar sua compra bem interessante, como a longa duração da bateria, a melhora no desempenho (principalmente para jogos) e o software melhor otimizado.
Você gostaria de ver os dispositivos da Huawei disponíveis no Brasil?
desde que vi o mate 8 eu me apaixonei mas ta muito longe da minha realidade ,este aparelho eu só trocaria pelo xperia z5 premium o s6 edge plus o note 5 o s7 edge ou o mi mix , somente estes que eu sitei eu teria no lugar do mate 9 mas sabe to indignado pois jamais terei um destes e pra piora meu xperia zq pifou depois de 3 anos de uso e pra piora mais ainda não posso comprar outro mas é assim mesmo a sorte não é pra todos
Um aparelho interessante, mas não acho que concorreria com o Note 7.
kkk qualquer um é melhor que o note 7 pois os outros não explodem na cara
Belo aparelho por fora e por dentro(Exceto se fizerem a cagada de por um MediaTek Octa-Core)
a caneta Stylus? Burro. Não se compara esse smartphone com o Note da Samsung. Cadê a S-Pen?
Bom aparelho
Chineses...
é bonito e tudo o mais, blz, mas e se quebrar ?, como faço pra substituir a tela?, visto que o mi5 ja me pareceu bastante complexo de trocar a tela caso eu queira comprar e trocar sozinho,
ps: difícil em comparação com o lg nexus 5x (que tem um projeto bem fácil, qualquer um conseguiria trocar em 20 min ou menos o display, ou o que for dele) e o
galaxy s6, que apesar de caro, também não é tão difícil trocar e tem muita mão de obra no brasil.
parece que todos os aparelhos que saem sao iguais na parte traseira rsrs
Vi que muitos comentários aqui dizem respeito a não venda desse dispositivo no Brasil. Por isso acho que seria interessante se o AndroidPit fizesse uma materia analisando o porque de certas marcas não darem atenção ao nosso mercado. Impostos? Custo/benefício? Nem a Google que tem escritórios aqui no Brasil disponibiliza sua Google Store para nós. Mesmo países com PIB muito menor que o nosso tem, como Portugal por exemplo. Aliás a Huawei vende muito na terrinha o pá!
E o Xiaomi mi note 2 que vendeu não sei quanto em um dia ???
Lindo, potente e caro e tbm uma boa opção pra quem queria o Note 7... Vale falar também que a Leica está fzd um belo trabalho no que da respeito a câmera dupla...
Muito interessante mas a tela é imensa!
O Xiaomi Mi Note 2 não e pareo para este aparelho? Penso que e melhor e mais barato.
O exemplo é o Nexus 6p o melhor Nexus de todos os tempos, perfeito em tudo.
A huawei sempre foi show, mas de 2 anos pra cá eles pra mim estão tirando onda, impressionante não virem pra cá, se viessem ia ficar estranho pra Samsung, Sony e até mesmo a Motorola.
Cara, concordo. Depois do 6P, parece q subiu à cabeça...
Mas sinceramente, o leigo q compra aparelho aqui no Brasil, vai deixar de comprar A5, A7, J5, etc... pra comprar Aparelhos da Huawei, Xiaomi. Tudo começa pela ignorância dos vendedores desinformados q vão conduzir o comprador pra LG, Samsung, Motorola , etc
O Investimento deles em marketing, vendas, etc seria mt grande. Às vezes eh melhor ficar onde está , no caso da huawei, Europa e Ásia
A huawei e exculaxo, quero saber quando eles vão vender oficialmente nestas terras esquecidas pela tecnologia
Tem quase todas as configurações compatíveis com o Note, mas esse ainda vem com melhor resolução de tela, entre outros itens.
Parece muito legal esse "tablet". Mas vem pro Brasil? Não? Tô fora.