Na China, Lenovo está testando software da linha ZUK no Moto Z
A Lenovo é uma fabricante que nos surpreendeu em 2016 com a chegada da linha Moto Z. Mas o que nem todos sabem é que a marca chinesa desenvolve três linhas de dispositivos. Moto, Vibe e ZUK são marcas que estão sob a tutela da empresa e, segundo informações vindas do mercado chinês, a Lenovo está testando a interface dos modelos ZUK em dispositivos da série Moto.
Aparentemente, a intenção da Lenovo é minimizar esforços no desenvolvimento de softwares diferentes para suas três marcas de smartphones. Num primeiro momento, a ideia parece boa, uma vez que a equipe responsável pelo projeto do sistema irá se dedicar no aprimoramento de uma única interface. Nesse caso, o retorno em atualizações mais rápidas seria mais garantido, inclusive para a linha Vibe (quem tem um Vibe K5 sabe bem disso).
Na índia, por exemplo, os smartphones ZUK saem de fábrica com o Google Now Launcher, enquanto a série Vibe vendida no Brasil roda com um software mais enxuto quando comparado as mesmos modelos comercializados na China. Em contrapartida, o recém-lançado Moto M já mostra que seu software é diferenciado, contendo alguns aspectos da Vibe UI.
Recentemente, a Lenovo lançou o ZUK Edge que vem embalado com a ZUI 2.5, que é baseada no Android 7.0 Nougat. Essa é a interface mais atualizada que a Lenovo tem em mãos no momento, e talvez por isso ela foi a escolhida para os testes que a empresa vem realizando em aparelhos da série Moto. Segundo o site PhoneRadar, a Lenovo selecionou 25 usuários para participarem do programa de testes beta da ZUI no Moto Z.
Vale lembrar que a Lenovo disse recentemente que irá centralizar seus projetos na série Moto, visto que a linha Vibe irá sair de circulação em determinado momento. Se a empresa estiver disposta a investir numa interface padrão e customizada para suas únicas séries de dispositivos, ZUK e Moto, é normal que a escolha seja pelo software que esteja melhor desenvolvido.
O que você acha dessa mudança? Você deixaria de comprar um Moto Z, por exemplo, caso ele viesse com uma interface customizada?
A Motorola continua intervindo muito pouco em seu Android. O que acontece é que alguns modelos Motorola vem sendo comercializados no mercado asiático com a ZUI, interface dos modelos ZUK da Lenovo.
Comprei recentemente 2 moto g5s importado com sistema ZUI e não tenho o que reclamar
Pra mim, se ela mudar a interface da linha Moto, ela mata de vez a Motorola. E se realmente mudar, eu desisto da linha Moto porque esse foi o motivo de continuar com a Moto, Android limpo.
Péssima notícia. Estou importando Zuk Z2 e sei que sua customização é um pouco falha. É triste perder uma opção mais pura como a da Motorola, embora eu não goste tanto.
Queria entender pq diabos as fabricantes pegam a interface do Android, mudam as coisas de lugar, trocam algumas as cores, e pronto, temos mais uma Tabajara UI. O Android na linha Moto pode não ser puro na raiz, mas preserva todas as características visuais do Android. Estou com a Motorola a 4 anos, se mudarem isso eu abandono na hora.
com certeza! a Motorola e conhecida por trazer o Android puro e mudar isso vai trazer grandes perdas para Motorola! no meu caso eu migraria de vez para os pixel dá Google! já que gosto do sistema puro! sem interferência e sem poluição visual de interface customizada!
kkkkkk motorola
Galera, não existe Android puro, sou desenvolvedor e sei disso. A história de Android puro é uma invenção do mercado. O que acontece é que todo Android precisa de uma interface, no caso dos Moto Z, X, G, E e outros, a interface usada é a Google Now. Quando a Google atualiza o kernel do Android ela também atualiza a interface. Para os fabricantes são duas atualizações diferentes a serem testadas no hardware. Quando o fabricante tem uma interface ele pode oferecer certos aplicativos que não são carregados no kernel, como gerenciador de arquivos por exemplo. Eu por exemplo não uso o Google Music, mas não consigo desinstalar pois faz parte das Google Now e não do kernel. Quando o fabricante possui uma interface ele pode desenvolver suas próprias atualizações sem depender do cronograma da Google, claro que as atualizações baseadas no kernel sempre serão lançadas depois da Google Now. Mas na verdade do mundo dos negócios, criar uma interface é vantajoso pois podemos fazer contratos comerciais muito interessante, como a Samsung e possui uma interface com aplicativos da Microsoft pré-instalados. Tudo isso poderia ser resolvido se os aplicativos pré-instalados nas interfaces pudessem ser desinstalados. Desculpem-me pelo texto grande.
Lenovo, tô fora!
Quando melhorarem a qualidade dos aparelhos e der menos defeito, quem sabe?
Tá pior que Xing Ling!
Só compro a linha moto por causa do software puro, se mudarem não compro mais, serei obrigado a importar a novo linha pixel!
Arthur não existe Android puro, o que existe são interfaces diferentes, a usada pela Lenovo nos Moto é Google Now Launcher.
Deveria ser o contrário,a linha Moto é uma das poucas que usa o Android " puro". Não deveria mesmo fazer isso!!!
Se for para melhorar, tá valendo, se não, tô fora!!
Ja passou da hora da lenovo larga o android semi puro e começa a personalizar e da vida a seus aparelhos
Eles podem mudar, no entanto não serei mais cliente deles....Android deve ser puro, sem porcaria de perfumaria. A asus até possui erros de português, imagina os chineses da Lenovo. Discordo totalmente. Adeus motorola e seu Android puro :(
para de chorar cara
Sou fã da simplicidade e agilidade do Android com sua própria e limpa interface, tando que quando adquiri meu XT-1033 o fiz simplesmente por esta questão.
Atualmente temos também a LineageOS e demais ROMs baseadas em AOSP e acredito que o usuário final não quer um sistema cheio de "interfaces", "apps de fábrica" e "firulas desnecessárias".
O poder de fazer o que bem entender com seu sistema é a tacada final, a liberdade de poder colocar fonte, ícones, papel de parede, mudar cor do menu, mudar estilo do menu etc etc etc, e para isso, basta instalar algum app como NovaLoucher que já atende muita coisa neste nível.
Caso o usuário deseje alguma customização maior, com certeza não será aquele que compra o celular e mal sabe todos os recursos que tem baseado num plano de marketing ferrado de nossas queridas e amadas fabricantes que tanto zelam pelo consumidor fazendo-os comprar aparelhos com ótimas configurações e preços muito justos (SQN).
São usuários avançados que conhecem o que é um sistema de código aberto, uma ROM customizada e um kernel por exemplo e desejam customizar seu aparelho ao maior nível possível!
Não sejamos hipócritas em dizer que uma interface própria não é possível, sim é, mas o por que não criar um "app" que assim o faça, bastando o usuário instalar em seu aparelho e escolher as modificações que deseja aplicar, ao invés de impor uma customização que nem todos desejarão ter?
Quanto a facilidade de desenvolvimento e tudo mais, sejamos realistas e seguimos a linha de "desenvolvimento" Android Puro: Android liberado pelo Google com tudo ja ok, padrão e entregue para as fabricantes => Fabricantes apenas validam a compatibilidade de hardware mantendo o padrão já seguido pelo Google => Liberam atualização caso atenda as especificações do sistema.
Agora linha de "desenvolvimento" XPTO UI: Android liberado pelo Google com tudo ja ok, padrão e entregue para as fabricantes => Fabricantes validam todo o código a fim de aplicar suas "customizações" => Testam a fim de ver se a versão é compatível com diferentes modelos => Liberam atualização após um grande tempo caso atenda as especificações do sistema + hardware de cada aparelho + customizações aplicadas!
Apenas minha opinião, lembrando que estamos em 2017 e temos liberdade de expressão sempre respeitando as demais opiniões, isso não significa que meu pensamento seja o correto nem o errado assim como não julgo e respeito todas as opiniões que li por aqui!
E estou aberto a troca de informações e discussões sadias afinal, isso exercita nosso cérebro e nos coloca a racionar e ter opiniões mais embasadas!
Abraço a todos e espero que entendam meu "pequeno" e "modesto" comentário :-D
Caro Rodolpho, sempre seremos reféns das interfaces, já que não existe Android puro, todos precisam de interfaces. A Google Now Launcher é a oficial, mas nem por isso ela dá liberdade, eu por exemplo não consigo desinstalar o Google Music. Minha defesa é liberdade nos aplicativos, em relação a interface todas tem seus prós e contras, fãs e haters.
Android stock é um das qualidades que atraem nas linhas moto, não podem tirar isso dos fãs e usuários comuns..
Isso mesmo Eliaquim!