Será que acabamos de elevar a discussão sobre rumores e smartphones?
Até que ponto os rumores sustentam a popularidade de um smartphone? Até que ponto os leitores querem saber sobre os componentes internos e as características de design e software? Até ontem, os rumores estavam na base de informações, imagens, vídeos e conceitos criativos, mas agora a imprensa elevou a altura do diálogo.
Sou publicamente fã de Marques Brownlee, do canal MKBHD. O cara é um gênio quando o assunto é tecnologia e, talvez por isso, o fato dele ter analisado um protótipo do iPhone 8 baseado em rumores realmente tenha me chamado a atenção.
Não precisa ser muito perspicaz para perceber que rumores e vazamentos são parte da rotina diária de grandes e pequenos sites especializados em smartphones. Aliás, se você é fã de futebol, sabe que sempre que um jogador começa a se destacar, começam também os rumores sobre uma possível transferência. Isso tudo é motivado pelo fato de sermos curiosos, sempre queremos saber o que vamos ganhar ou perder com antecedência.
Não sei você, mas sempre que penso em comprar um novo smartphone ou smartwatch, certamente levo em consideração os rumores sobre o que esperar da próxima geração. Isso vai influenciar diretamente na minha escolha. Contudo, prepare-se, pois estamos vivendo uma nova era de rumores, muito mais avançada e que pode banalizar ainda mais a chegada de um dispositivo ao mercado.
A prova disso é que no início de julho, Marques Brownlee fez um vídeo comentando todos os rumores conhecidos do novo iPhone 8, você confere o vídeo aqui. E ontem, upamos o nível do debate referente ao aparelho com a criação de um modelo no qual todas as possíveis características de design são mostradas (vídeo acima). Como o próprio Marques Brownlee diz, essa não é a primeira vez isso acontece, até porque os canais @Onleaks e @tigermobiles fizeram o mesmo em junho, quando criaram este dummy iPhone 8 com o objetivo de simular o modelo final.
Operadoras e fabricantes de acessórios comumente usam este recurso para não perder tempo entre o lançamento e a chegada do aparelho ao mercado.
Porém, não me recordo de ter visto uma análise em cima de um protótipo que tenha repercutido tanto em tão pouco tempo. Talvez o vídeo hands-on do protótipo do RED Hydrogen, mas ainda assim, o modelo vinha da própria fabricante do dispositivo. Em escala menor, lembro de ter feito o vídeo hands-on do Acer Predator 6, mas o aparelho em minhas mãos era o da própria empresa. Logo, estes não se tratam de rumores, mesmo não sendo os modelos finais.
Sinceramente, tampouco me surpreende o fato de podermos criar réplicas de aparelhos, em especial com o avanço das impressões 3D. O que me chama atenção, por outro lado, é o quão efetivo este tipo de abordagem é entre os usuários (em 24 horas o vídeo do MKBHD está com quase dois milhões de visualizações no YouTube). Ou seja, os fãs de tecnologia estão realmente interessados em consumir este tipo de conteúdo: o review do aparelho antes mesmo do seu lançamento.
Até que ponto as vendas de um smartphone não serão afetadas com este tipo de cobertura? Até que ponto as informações podem ser encaradas como verdadeiras ou falsas? Ainda é possível se surpreender com o lançamento oficial de um smartphone depois de meses de rumores?
O que vai acontecer daqui para frente, como vamos lidar com rumores, não sei. Aliás, não sei ainda se essa "evolução do rumor" terá impacto positivo ou negativo no nosso dia a dia (editores e fãs), mas me parece importante conversarmos a este respeito. O que você acha?
O pessoal que critica a banalização dos rumores é o mesmo que cai (ou não, vai de propósito mesmo) no click bait e consome esse conteúdo como se fosse só mais uma notícia qualquer.
Se tem público para esse tipo de conteúdo, por que não ter quem gere esse conteúdo?
Acredito que este conteúdo seja influente para o publico a qual ele se destina, afinal a grande maioria das pessoas trocam de smartphone sem saber muito sobre smartphones, o que faz com que a publicidade das fabricantes (pós lançamento) seja mais relevante.
Já cheguei a acreditar que os rumores e vazamentos partiam propositalmente das fabricantes. Eu acredito ser muito benéfico saber a reação do publico, para possíveis alterações ou estimular a expectativa do publico.
Já o consumo do publico, por este conteúdo, me parece bastante natural, gerante diversas reações, pois sempre que leio os comentários ao final das matérias, sempre vejo sua opiniões expressas das mais variadas formas.
Por mais que muitas pessoas sejam influenciadas, acredito que se trata apenas de especulações, dos criadores de conteúdo e seu publico.
Fazer review num aparelho que nem foi lançado? Precipitação. Melhor esperar o lançamento. Vazar informações é normal, acredito que sempre aconteceu (em maior ou menor escala) mas avaliar um smart antes da hora não me parece correto.
Para mim este tipo de comentário ou rumor é válido, pois estamos mais esclarecidos sobre determinado dispositivo. Ai sim vamos avaliar se devemos ou não comprar este dispositivo.
Penso que jornalismo que se apoia em rumores não produz notícia, mas simplesmente boato. Sem se falar que os sites de tecnologia, regra geral, costumam ser a parte mais tendenciosa da imprensa brasileira.
Mas quem disse que isso é exclusividade da imprensa brasileira?
Pra começar, esses rumores muitas vezes nem são plantadas aqui no Brasil.
No momento existem ainda algumas "poucas" incertezas a respeito do novo modelo premium da Apple. Mas uma coisa é certa: valor em torno dos 1.000,00 dólares. Quero só ver o preço acrescentando-se o custo BR e o tempo pra se esgotarem os primeiros estoques na pré-venda.
Jeison, não caia nessa de esgotar estoque na pré venda porque a Apple é muito inteligente. Ela nunca divulga quantos aparelhos foram colocados na pré venda, o que nos leva a ter certeza que são muito poucos, só para dar a sensação ao consumidor desavisado de que está vendendo muito.
O preço aqui no Brasil vai ser um escândalo, espere algo beirando os R$4.500,00 (estou sendo otimista) kkkk
Essa parte superior reservado para alto-falante e sensores do novo iphone é muito medonho.. parece que iphone está sofrendo com calvície!
Estranho mesmo, não foi uma boa ideia da Apple
Se esse realmente for o design final do aparelho, eu só posso dizer uma coisa: sim, a Apple inovou e inventou o primeiro smartphone que já vem com capinha de fabrica, não removível. Que coisa esquisita. E sobre os rumores, é como muitos aqui disseram. As próprias empresas soltam informações para aumentar a atenção sobre o produto que estão prestes a lançar.
Parece um Galaxy antigo, com acabamento de plástico nas laterais, e grandes inspirações xing ling. Deus abençoe que não seja esse o design do aparelho.
O pior é que tudo leva a crer que vai ser isso ai mesmo
Rumores pra mim é só pra me alertar se devo juntar dinheiro para tal celular ou não
Estes rumores alimentam a curiosidade, criam clickbait e servem de analise de marketing.
Engraçado que os boatos estão tão certeiros nos últimos anos. Agora a maior prova de que tudo é um marketing, foi com a LG, o vazamento escancarado do Lg v30, com os funcionários fazendo pose a cada selfie que tira com o não lançado LG v30.
Certeiros pq eles vazam "acidentalmente" das fabricantes.
Acidentes intencionais kkkkk
Acho que os rumores viraram proposital por parte das empresas... É uma maneira de manter o interesse do público até o momento do lançamento... Quantas vezes vc ouve
" tal empresa solta informação no Twitter e depois apaga "... É ou não é proposital?