Por que a questão das atualizações do Android não é um problema de verdade

AndroidPIT Android N Nougat 2476
© nextpit

A fragmentação é certamente um dos temas mais populares no mundo Android, e o mais propenso a controvérsia. A natureza aberta do sistema operacional móvel da Google faz com que a tarefa de atualizar os dispositivos não seja nada fácil para as fabricantes. O resultado é que usuários podem esperar meses até receber a última atualização do Android. Porém, isso é realmente um grande problema? Não completamente.

Uma pergunta legítima, mas já cansada

Será que a atualização vai estar disponível para o meu smartphone? Quando vou recebê-la? Por que ainda não a recebi? Todos os dias, muitos usuários Android fazem essas perguntas. E também muitas vezes vão ao fórum ou site para fazê-las. Acho perfeitamente legítimo, já que para um mesmo fabricante, a atualização pode chegar rápido em um modelo e demorar horrores em outro. Isso dificilmente é compreendido pelos usuários.

Já não é mais um defeito oculto do Android

No entanto, o problema das atualizações não é novidade, ele é amplamente conhecido quando da compra do smartphone. Já não é mais um defeito oculto do Android. Isso pode ser decepcionante, mas é a natureza do Android a responsável por isso. Você está livre para aceitar ou não.

DeviceFragmentation2
A fragmentação é um dos problemas mais antigos no Android / © ANDROIDPIT

A face oculta das atualizações: os erros

As atualizações não trazem apenas satisfação. Antes de prosseguir, quero diferenciar os dois tipos de atualização para Android: as atualizações de segurança e as de sistema. As primeiras eu considero essencial, elas protegem os smartphones de violações, ataques e falhas. Os fabricantes vêm se esforçando bastante nos últimos tempos para entregá-las rapidamente, bem mais do que no passado. Para o segundo tipo de atualização, as coisas são bem diferentes, e o problema não é tão grave assim.

Enquanto algumas fabricantes têm poucos modelos - como a OnePlus - outras têm uma infinidade de smartphones - Samsung. Obviamente a versão do software deve ser reformulada, por exemplo, para adicionar o TouchWiz à versão do Android em questão. O tempo e o investimento necessários para adaptar as atualizações valem o esforço?

AndroidPIT marshmallow problems
Mesmo o Nougat sendo oficial desde agosto, alguns usuários ainda estão à espera do Marshmallow / © NextPit

É certo que receber a versão mais recente do Android traz mudanças. A Google adiciona a cada ano novidades de desenvolvimento que são significativas e também grande parte do charme do Android. O problema é que as atualizações, na maioria dos casos, não são bem otimizadas, e mesmo depois de meses de espera, elas acabam piorando a experiência do usuário. Novos bugs podem aparecer e o telefone acaba por ficar mais lento.

Tomando como exemplo a Apple, que oferece a capacidade de tirar proveito imediato às inovações do software. Ela é citada constantemente no campo de gestão de atualizações. No entanto, essas atualizações têm a infeliz distinção de transformar dispositivos antigos em telefones inúteis. Testemunhos são abundantes em fóruns.

Um problema sem solução?

A boa notícia é que essa situação pode mudar em breve, ou ao menos melhorar. A Google resolveu tomar as rédeas. Nas sombras, criou uma lista da vergonha, i.e., um ranking de fabricantes que oferecem atualizações. Ela não é pública, mas se acaso se tornasse, poderia aumentar a pressão sobre os fabricantes.

AndroidPIt google pixel 9884
Quer ter as últimas atualizações? Compre um Pixel! / © NextPit

A alternativa apresentada pelo pessoal de Mountain View para os aficionados por tecnologia e pelas atualizações do Android é a compra do Pixel. A Apple tem seu iPhone, agora a Google tem seus Pixel. Além de fornecer a melhor experiência do sistema operacional móvel da Google, ele tem a garantia de receber as últimas atualizações do Android. Se você comprar um Samsung ou Motorola, terá que se preparar para esperar meses até a atualização chegar.

Você acha que a entrega de atualizações do Android é um problema? Quais as soluções possíveis para resolver isso?

Ir para o comentário (208)
Pierre Vitré

Pierre Vitré
Diretor de conteúdo

Pierre é um apaixonado por novas tecnologias e dispositivos móveis desde o seu primeiro StarTac. Usuário Android desde 2011, Pierre se interessa por todas as novidades do sistema operacional, e essa foi uma das razões pelas quais ele entrou para o AndroidPIT.fr como Diretor de Conteúdo. Ele nunca deixa seu smartphone e smartwatch em casa, e ainda acredita que o Google Glass possa ser um sucesso.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
208 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Telmo Franco 19
    Telmo Franco 20/11/2016 Link para o comentário

    Cada dia que passa vou perdendo o tesão no Android. Meu Lg g3 ferrou o card sim.
    To sem smartphone Android..dai o cara me fala pow esse cel e de 2014 ta na hora de trocar, dai eu falo to usando um iphone 4 de 2010 de boaa...
    Ta meio lento, mas bem menos que um s3 mini por exemplo.
    Dai eu falo, a porra do iphone tem quase 7 anos seus merdas e eu jogo clash of royale nele, uso whatsapp, facebook Twitter e spotfy.
    Na moral to de saco cheio dessa merda.
    To no ios e o 7.1 alguma coisa..o smartphone veio de fabrica com o 5 eu acho não me lembro, e isso faz diferença nenhuma porra


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 16/11/2016 Link para o comentário

    A primeira coisa que aprendi quando comecei o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi que a única certeza no desenvolvimento de software chama-se mudança, e que se você não está pronto para ela, é melhor mudar de ramo. Alegar que preparar um software para vários aparelhos é custoso demais para ser executado torna-se então uma desculpa inválida, até porque a própria engenharia de software oferece modelos de soluções para flexibilizar o desenvolvimento dos sistemas e facilitar as mudanças. Se o sistema não possui flexibilidade à mudanças, sabendo que as mesmas existirão, então não deveria nem mesmo ser desenvolvido (lê-se interfaces proprietárias, que pelo visto até então não têm nenhuma flexibilidade à mudanças).

    Telmo Franco


  • Rodrigo J. B. Duarte 19
    Rodrigo J. B. Duarte 12/11/2016 Link para o comentário

    Meu Quantum Go 4G 32Gb tá com o Marshmallow rodando lisinho e se não vier Nougat não tô nem aí. Depois do Lollipop foi só frescura mesmo, como já foi dito aqui em outro comentário. Inclusive, na minha opinião o último grande update com *funcionalidades* de fato foi o Kitkat, com por exemplo o Immersive Mode que fez com que tantos smartphones de tela menor se apropriassem muito mais de suas potencialidades. Lembrei da importância disso essa semana quando o FL Studio teve update suportando isso, e consigo usar esse estúdio musical numa tela de 5' quando antes só conseguia uma experiência satisfatória num tablet de 7'.

    E sobre patches de segurança: o maior antivirus é um usuário sensato e cuidadoso. Sem mimimi!!


  • 9
    Francinei Menin 10/11/2016 Link para o comentário

    Prefiro que atualize, esse detalhe de Android bugado ou com erro é conversa. Tô usando Android 7.1.1 versão beta no Nexus 5x e tá rodando suave, e olha que está na beta. As fabricantes não atualizam para obrigar a compra de um novo.. Hoje a maioria dos hardwares suoortam algumas atualizações, tanto que a cyanogem mod estão aí pra isso...

    Conta desativadaFelipe Ndc


  • 22
    Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

    "compre um pixel".
    kkkkk ainda mais no brasil
    ta de tiraçao né poar

    Giuliano Nascimento


  • Victor Gomercindo 8
    Victor Gomercindo 10/11/2016 Link para o comentário

    Eu tenho a mania, de baixar os Apks de versões mais recentes, por exemplos, o Laucher do Pixel, Telefone do Google e etc, porém os mesmo normalmente necessitam um Android mais recente, que no caso agora seria o 7.1. Fico triste nesse quesito porque gosto muito de baixar essas "novidades" só que agora meu Sony M5 não dá, afinal ele esta no 6.0. Claro, não é nada tão útil mas gosto de testar novos recurso e fico impossibilitado de testar. De resto, acho que atualizações de softwares deveriam ser por apenas 2 anos, como o Google diz. Já as de segurança, deveriam sempre que a Google liberar patch novo.
    Sobre alguns celulares apresentarem tratamentos e bug depois da atualização: Eu não tenho muito problema, na época que usava iPhone, toda vez que tinha iOS novo eu instalava-o do zero, normalmente os erros de atualizações de iPhone em iPhones mais antigos se da ao fato de ter sido instalado muitas versões o que dá uma certa acumulada, por isso a maioria de sites pede para uma atualização limpa, e resolve mesmo. Por ter esse costume, também fiz isso na atualização do 5.0 pra 6.0, e acredito que essa seja uma formula para o sistema não ficar ruim na atualização. Claro, bugs sempre têm, ninguém é imune disso, até mesmo Nexus, Pixels, etc.

    Conta desativadaFrederico Junior


    • Ilma R. 34
      Ilma R. 10/11/2016 Link para o comentário

      E eu gosto de baixar apk antigo aí, fico p da vida quando depois de uma atualização de SO, a app já não funciona a contento ,por precisar de uma versão atual do play service ou porque a atualização o tornou obsoleto.


  • raphael m. 24
    raphael m. 10/11/2016 Link para o comentário

    a verdade é que com essas atualizações que a google está fazendo nos android não estão resultando em nada, a grande evolução de verdade do SO foi com o Kit Kat

    Conta desativadaRodrigo J. B. Duarte


    • 12
      Vinicius Santos 12/11/2016 Link para o comentário

      Com o Lollipop, na verdade... Foi quando o Android ganhou identidade visual. Marshmallow e Nougat só encheram linguiça

      Thalles HenriqueConta desativadaGiuliano Nascimento


    • Rodrigo J. B. Duarte 19
      Rodrigo J. B. Duarte 12/11/2016 Link para o comentário

      Concordo, Raphael. O último grande update do SO foi o KitKat, que trouxe o Immersive Mode e sistema mais leve e adaptado pra smarts menos potentes. O Lollipop detonou com a memória RAM com um monte de frescuras visuais, e no final das contas não teve muito função nova de verdade. M e N continuam na mesma...

      Conta desativada


  • Ilma R. 34
    Ilma R. 10/11/2016 Link para o comentário

    Concordo com os argumentos da matéria. Eu particularmente prefiro não fazer atualizações, sou do tipo que não mexe em time que está ganhando. No entanto, isto não significa que eu seja retrógrada e avessa a inovações, tanto que tenho todas as versões do Android exceto o o (Nogart), desde sua primeira versão. (Alpha, Beta, Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop e Marshmallow, todos funcionando)
    Não sou rica. Desde 2006 sou cliente pós da Vivo que até abril de 2015 tinha um programa de pontos do qual eu era participante, e eu podia pegar um celular por ano. Só depois disso passei a comprar.
    Tenho predileção pelo kk, porém, conheço todas as versões do Android e, as complicações que acompanham as atualizações até a correção.
    Prefiro não atualizar, mas isso não significa não evoluir com o Android.
    Resumindo não atualizo, prefiro comprar um já com o sistema novo e corrigido.
    Bom dia, Galera!

    Conta desativadaHenrique P.


  • André Gonçalves 24
    André Gonçalves 10/11/2016 Link para o comentário

    http://www.androidpit.com.br/protecao-dispositivos-lollipop-5-1 vcs do Android Pitt deveria atualizar está matéria e explicar melhor o funcionamento da função Factory resert


  • 16
    Rod 10/11/2016 Link para o comentário

    O editor da matéria falou, falou e não explicou nada. Tudo o que foi exposto na matéria todo mundo já sabe.

    CAVLuli TrevisanBruno Melo


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      Mas nunca é demais abordar esse assunto.
      Já que ou há muita gente pouco informada sobre essa realidade ou que ainda comete equívocos acreditando que vai escapar de tudo isso.

      Conta desativada


  • Hernandes Oliveira 5
    Hernandes Oliveira 10/11/2016 Link para o comentário

    Eu troco de smartphone a cada 12 meses em média, e isso me permite dentro das escolhas que faço ter sempre a versão mais recente do S.O em meu gadget. No mundo ideal, o correto seria que todos possam usufruir das novidades e funções de um S.O atualizado e fluido sem ter que comprar um aparelho novo. Seria mais produtivo esperar mais tempo por uma atualização, desde que ela quando fosse disponibilizada chegasse pra todos.

    Conta desativada


    • Bruno A. 41
      Bruno A. 12/11/2016 Link para o comentário

      As fabricantes gostam de usuários como você. Que basicamente e forçam a troca de Smart todo ano para ter versões mais recentes do SO

      Conta desativada


  • 23
    Shunsui 10/11/2016 Link para o comentário

    O problema não é só atualização, é atualização de segurança, coisas que nem isso as fabricantes também fazem, todo meio entendido deixa claro que o Android se torna inseguro por isso, o sistema 4.0 para baixo domina 15% do mercado Android, imagina 15% de 2 bilhões de aparelhos? Isso tudo é uma maneira do Androidpit defender o Android, onde o mundo todo não defende esta fragmentação e falta de atualização?

    Conta desativadaCAV


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      Beleza.
      Mas tem um detalhe: os aparelhos que rodam essa versão hoje são aparelhos de hardware fraco e que apenas servem como uma alternativa instantânea para quem não pode investir num smartphone com configurações razoáveis. Pois aparelhos que não se enquadram nesse requisito já receberam atualizações mais recentes, como o Samsung Galaxy S3 ou o Motorola RAZR HD.
      E a grande maioria foi lançada em 2011, 2012. Ou seja, são aparelhos obsoletos, que já não rendem o mesmo que nessa época com os aplicativos mais recentes ou mesmo as versões mais recentes do Android. É perca de tempo e de dinheiro investir esforços neles hoje, pois já não dão retorno nenhum às suas fabricantes.
      E você fala como se fossem ficar presos pra sempre nessa versão defasada (eles não são o iPhone 4S ou anterior, ou um dispositivo com Windows Phone 7 ou Windows RT). Quem tem interesse em ter a versão mais recente, pode muito bem correr atrás de Custom ROM, que tem aos montes na internet, e para um monte de aparelho. Só fica em versão defasada quem quer mesmo.

      Conta desativada


  • 10
    Luli Trevisan 10/11/2016 Link para o comentário

    Será que só eu não entendi?? Li o artigo e não encontrei o porquê da questão das atualizações do Android não ser um problema. Pessoalmente não vejo problema algum, quem quiser atualizações e funções diferentes, basta utilizar custom roms.

    Felipe NdcCAVHernandes Oliveira


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      Claro, que a crítica pelas atualizações de segurança não pode ser tratada dessa mesma forma, pois uma coisa é ter recursos novos. Outra, diferente, é ter um sistema seguro contra bugs ou brechas que podem ser exploradas por pessoas mal intencionadas.
      Claro que também não pode achar que vai ter atualizações a vida toda naquele aparelho. Isso, no mundo capitalista, não existe. E junta-se a isso se o aparelho realmente for durar bastante na mão da pessoa, pois ou a pessoa se desfaz do aparelho antes do mesmo completar 1 ano na sua mão, ou o aparelho acaba sofrendo alguma adversidade no meio do caminho que impeça seu funcionamento.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.