Meia-volta: smartphone Premium não é bem aquilo que você pensa que é!
Premium, nunca se ouviu falar tanto nessa expressão como nos últimos anos. Mas afinal, o que torna um dispositivo Premium? Valor de mercado, segmento ou especificações técnicas? Continue lendo este artigo e descubra todos os detalhes sobre este segmento de luxo no Brasil.
Há alguns anos, o mercado de dispositivos móveis no Brasil se dividia em três segmentos básicos: entrada, intermediário e topo de linha. Entre os anos de 2013 e 2014 tivemos o "efeito Moto G", onde cada fabricante precisou rever sua estratégia de mercado para conseguir atingir nichos específicos de usuários.
Desde então, é comum ouvir falar em intermediário Premium – aquele dispositivo ótimo que custa até 1.500 reais. Ou também o carro-chefe - aquele que é o alvo da marca, mas não o seu artigo de luxo. Entretanto, o mercado continuou avaliando os smartphones dentro destas três categorias principais.
Para quem não sabe, a análise de mercado feita por analistas de economia leva o preço do produto como o fator determinante para classificá-lo dentro de um segmento. Essa análise serve para os fabricantes de smartphones definirem suas estratégias de vendas. Contudo, para o fabricante, um produto premium pode ser aquele que é o mais caro dentro de seu portfólio, mas não necessariamente um dispositivo de luxo para o mercado.
ABC dos segmentos de smartphones
- Entrada: o modelo mais básico em hardware e com o preço mais baixo. Moto C Plus é um exemplo.
- Intermediário: modelo com especificações melhoradas em comparação com o modelo de entrada do fabricante.
- Intermediário avançado: este modelo pode ser uma alternativa ao topo de linha da marca, pode ser uma versão com aspectos semelhantes e com diferença de preço mínimo. Para muitas marcas, no entanto, o intermediário avançado pode ser o carro-chefe de seu portfólio, mesmo não sendo um topo de linha para o mercado. O Zenfone 4 é um exemplo.
- Topo de linha: produto que oferece as melhores configurações e um preço mais elevado. Ele é uma alternativa ao intermediário avançado, mas não concorre com o intermediário comum. O Galaxy S8 é um exemplo.
- Carro-chefe: é o produto em que a empresa investe todas as suas fichas, incluindo as de marketing. Entenda que carro-chefe não é exatamente uma posição para o mercado, mas sim um adjetivo usado para identificar o modelo que melhor representa a estratégia de um fabricante. O carro-chefe pode ser qualquer modelo da empresa. O OnePlus 5T e o Google Pixel 2 são exemplos.
- Premium: o premium reúne o melhor de todas as linhas da empresa, e traz recursos únicos que são voltados para um nicho específico de usuários. Seu valor é o mais caro dentro de uma linha de smartphones, e sua posição está acima do topo de linha. O Xperia XZ Premium e o LG V30 são exemplos.
Assim, um dispositivo como o Zenfone 4, que possui configurações próximas as de um topo de linha, por exemplo, é classificado pelo mercado como um intermediário devido ao seu valor final. Entretanto, dentro da gama de produtos da Asus, o Zenfone 2 é o topo de linha da empresa e também seu carro-chefe.
Os chamados intermediários Premium são colocados no mercado com boas especificações, design diferenciado e recursos extras, como exemplo temos o Moto X4 e o LG Q6+. No entanto, por mais que o fabricante coloque esses dispositivos como Premium ou intermediários Premium, o mercado mantém suas respectivas classificações como intermediários.
Afinal, o que é um smartphone Premium?
No Brasil, a categoria Premium foi criada recentemente pelos analistas de mercado, no entanto, ela não é exatamente da forma como alguns usuários pensam. Esses modelos precisam estar acima dos R$ 4.000,00 para serem considerados Premium e, além disso, é imprescindível que o dispositivo esteja acima do topo de linha da marca.
Os dispositivos verdadeiramente Premium são apresentados como objetos de luxo e desejo, possuem características que os diferenciam do high-end vigente e, em alguns casos, são colocados no mercado como produtos exclusivos ou de luxo. Atualmente, se encaixam nessa modalidade o iPhone X, o Note 8 e o Xperia XZ Premium.
Agora você deve estar se perguntando: faz sentido uma categoria de luxo no Brasil? Sim, faz todo o sentido e, por sinal, este segmento é uma das grandes apostas dos fabricantes devido à alta margem de lucro que pode ser praticada em cima desses produtos. Existem empresas que estão tirando o foco de linhas mais básicas e investindo apenas em modelos com padrões mais altos, como a Sony. Mas lembre-se, o produto premium é a "nata" da série, ou seja, só existe um por fabricante.
Para os fabricantes o segmento Premium é vantajoso por alguns aspectos, os principais são: o público que consome esse segmento não é afetado diretamente pela crise econômica do país, a produção é feita em baixa escala e, como já mencionado, as margens de lucro são maiores.
Portanto, caro leitor, não fique impressionado ao saber que o iPhone X ou o Note 8 bateram recordes de vendas em 2017. Afinal, no segmento Premium estão aquelas pessoas que sempre nos referimos com a frase: "tem quem compra".
O que você acha desta definição de Premium: marketing ou necessidade?
comprem um Top " Chinês" ( como se todos os gagdets não viessem de lá !) e veja a diferença de um intermediário . Agora comparar versões capadas ( top no Brasil )das cinco / seis empresas da nossa Amada reserva de mercado comos top de lá fora e de uma crueldade ....
Sinceramente, essa história de dispositivo premium é só uma desculpa pra cobrar um valor absurdo por ele. É só um smartphone, algo que já nasce "programado" pra sofrer a obsolescência, ainda mais se for Android, que em média 2 anos e é abandonado. IPhone ainda me calo, é caro mas pelo menos é atualizado por 5 anos, nesse tempo o smartphone já se pagou.....
Marketing e necessidade.
O sistema de comentários aqui no site está tenso viu. Um trava trava sem fim. O que acontece Bruno Salutes ou usuários do site?
..categoria "Premium" foi criada recentemente pelos analistas de mercado..
Do mês,o jeito que muita gente compra câmera digital "semi-profissional"....!!
Porque câmera amadora ninguém quer e as "profissionais" são caras, aí os "analistas" inventam um nicho
É como o carro usado que passou a ser chamado de seminovo e o carro velho que é chamado de antigo.
Creio que o papel do Premium é mostrar pro consumidor a qualidade dos produtos da empresa vide a Samsung que tem ótimos aparelhos caros e que trazem nome a empresa a lenovo so se mantém por causa do moto g 2013 e a linha z play....
Poderiam lançar o Force como premium e focar em melhorar a linha Force cada vez mais! Como a linha Note!
Lembro-me dos mitos LG G3 e LG G Flex, carro chefe e dispositivo premium da marca em 2014.
Tive um LG G3!
Que saudades dele!
LG G3 foi mito so se foi no quesito problemas kkkkkkkk, cansei de ver história de aparelho morrendo depois de 1° ano de uso...
Tanto faz, cara... Ele me surpreende sempre, gosta quem gosta, odeia quem odeia.
Me surpreendeu quando foi lançado também, eu tinha um LG G2 na época e fiquei doido pelo G3. Cheguei a ficar com o boleto na mão para pegar um, mas na última hora desisti e fiquei bem feliz depois kkkkk
Galaxy S7 se encaixa em qual adjetivo?
Apesar que esses adjetivos tem validade de 1 ano pros respectivos modelos
Acho que quando saiu era premium e ficou assim até o lançamento do S8
Peguei meu S8+ por R$ 351,00 ontem pelo programa de pontos da oi. Fiz portabilidade da Oi para Tim e a Oi me ligou oferecendo alguns benefícios para continuar. Me deram 50 mil pontos. Corri na oi e peguei o S8+ e paguei a diferença .
10 anos usando Tim, quando fiz a portabilidade não me deram um incentivo sequer pra ficar com eles! Só mandaram uma mensagem "Não nos deixe! Ligue xxx pra sabermos sua opinião..." Tim é ridícula! Ainda bem que você não foi!
A Oi só me ofereceu os 50 mil pontos porque está quebrando e qualquer cliente que escapa da sua jaula piora ainda mais a sua situação. Em outros tempos me dariam adeus e nem uma boa sorte... Só sei que estou muito satisfeito com meu novo s8+
Esse foi o S8+ mais barato da história kkkkkk, mas a Tim é a rainha dos pré pagos, sai um cliente, entra 10. Por isso não estão nem aí....
Tim pra mim é lixo! Ponto!