Direto de Chicago: porque a Motorola está de volta ao caminho certo
A Motorola é uma pioneira nas comunicações móveis e uma fabricante de muitos produtos inovadores – como o celular StarTAC. Nos últimos anos, porém, a empresa não só perdeu seu brilho, como também mudou duas vezes de proprietário. Agora, ela quer finalmente voltar para caminho certo, o do sucesso. Durante uma visita à sede da empresa em Chicago (EUA), ficamos sabendo porque e, principalmente, como.
Um rock toca nos alto-falantes da grande sala de reuniões do 19º andar do Mart. A música fala de Chicago – a cidade onde Mart é sinônimo de Motorola. O "Mart" tem uma história e tanto: construído na década de 1920 e terminado na década de 1930, foi o maior edifício do mundo na época em que ficou pronto.
Ele combina, de alguma forma, com a Motorola, que tem quase a mesma idade dos 89 anos do emblemático prédio. Apenas o tamanho da empresa sofreu um pouco nos últimos anos. No auge, o grupo teve mais de 50 mil funcionários. Hoje, após a dissolução do grupo em Motorola Mobility e Motorola Solutions, apenas 900 funcionários estão ativos na sede da empresa em Chicago.
Voltar ao sucesso com inovação e um marketing melhor
Embora a comparação com a Lenovo seja um pouco forçada – afinal, a Motorola agora faz parte do grupo chinês, com o qual pode compartilhar muitas posições –, ela diz muito a respeito do momento agitado vivido pela Motorola. Antes celebrada como pioneira em comunicação móvel e condutora de inovação, a marca viu sua decadência crescer conforme obtinha sucesso com seus smartphones. A empresa se perdeu ao se ater aos antigos modelos e, de alguma forma, só evoluiu após frustrar as expectativas de seus clientes até finalmente cair nas mãos do Google.
Depois de alguns anos espinhosos e da aquisição da Motorola pela Lenovo, em mais uma tentativa de dar à marca uma nova cara, a Motorola está de volta ao jogo para atacar seus concorrentes e recuperar o mercado.
E, de fato, as declarações são muito mais claras do que há dois anos atrás. Naquela época, o plano era deixar o nome Motorola de lado e transformar a tradicional marca em um curto e grosso "moto". Sem sombra de dúvidas, esse foi um erro e tanto e hoje a empresa está ciente de seu legado novamente.
Tanto que a empresa anunciou oficialmente que a marca Motorola estava de volta no início deste ano. Agora, em todo lugar no escritório de Chicago, você lê o nome completo "Motorola" e o "Batwing" – o famoso logotipo da Motorola que é um "M", mas lembra o símbolo do Batman – estampado com orgulho nas paredes. Em alguns lugares, o logo é visto em uma parede de alumínio, em outras desenhado como graffiti. Mas sempre moderno, legal e contemporâneo.
Os números de vendas da Motorola aumentam significativamente
Em geral, somos informados pelo marketing que eles querem ser muito mais contemporâneos novamente. Cores fortes e ousadas. "Precisamos arriscar" – isso significa que a marca sabe que precisa assumir riscos. E isso foi muito bem feito com os Moto Snaps. Os Moto Snaps são módulos que permitem que você expanda as funções dos smartphones da série Moto Z, apenas conectando-os. E são uma grande inovação. "Queremos sair da commodity", diz Jeff Snow, Chefe de Produto da Motorola.
A conta parece estar fechamento, finalmente. Enquanto no início os clientes eram bastante céticos sobre os snaps, hoje eles são o primeiro motivo de compra, com uma satisfação do cliente entre 80% e 95%. A satisfação do cliente também parece afetar o sucesso das vendas. Os números de vendas aumentou 37% em relação ao ano passado segundo informações dadas pela Motorola em Chicago.
Como a política de atualizações de qualidade promete ser cumprida?
"Queremos oferecer uma qualidade muito boa a um preço justo", diz Jeff Snow. Mas o que eu quero saber é como isso se encaixa na política de atualização. É algo pelo qual a Motorola eventualmente é repreendida – repetidamente – pela comunidade. "Estamos liberando uma atualização de segurança todos os meses", é a resposta.
E o chefe do software, Dave Yen, acrescenta que os ajustes no Android Oreo foram muito demorados. "Poderemos disponibilizar as atualizações muito mais rapidamente agora. No entanto, os fabricantes de chipsets também precisam de tempo. As atualizações são realmente um tópico complexo".
A Motorola está de volta em um momento em que o tédio está se espalhando no mercado de smartphones. Na verdade, tudo já foi visto e experimentado. Somente os preços dos celulares populares variam de uma marca para a outra – seja o Google, a Apple ou a Samsung. Queremos inovações em vez de falsos positivos.
No momento, só pode ser positivo que uma marca estabelecida tente combater todas as outras e, assim, lute para voltar à vida. Do ponto de vista do cliente, só podemos desejar à Motorola todo o sucesso.
só falta aprender a colocar câmeras descentes nos aparelhos, pq até hoje não lançou um com camera satisfatória.
Falta pouco pra Motorola ser 1 do país ein vendas produtos de ótima qualidade e preço justo Parabéns Motorola pela evolução todo mundo criticava a Lenovo que não faiz isso que não faiz aquilo não podemos essquece que os 35 % das vendas que subiu a ranking mundial não é só no Brasil!!!!
Motorola cresceu bastante nos últimos anos a depois da bomba da Samsung o Note caiu demais as vendas a Asus até tenta mais ainda está atrás da Motorola ein vendas! Finalmente a Motorola tá no mesmo nível de marketing que a Samsung pra quem quer adquirir em celular hoje principalmente se for leigo ou vai de Motorola ou de Samsung!
Fato!
Matéria certamente bem intencionada, mas tão tendenciosa quanto essa:
https://www.androidpit.com.br/samsung-comemora-30-anos-no-brasil
Dá a impressão de que o tom extrapola a função informativa, e acaba funcionando quase como um merchandising (talvez quase como um post patrocinado).
Não tem como enxergar isso com bons olhos.
No que diz respeito da parceria Morotola + Android, só voltará ao caminho certo quando pararem de mexer no software do aparelho, como era lá em 2013 com o Moto X original. Aquele sim era o caminho certo.
Estão enchendo o saco só porque a Motorola fez uma única customização na Launcher3 (a versão AOSP do Google Pixel Launcher; deixar o fundo da gaveta de apps transparente), deu uma identidade para os seus apps próprios (Moto Dialer, Moto Camera, etc, já que a Google só liberou a inclusão dos apps Google Messenger, Google Calculator, Gboard e Google Clock, sendo que o resto obrigatoriamente deve ser o app AOSP customizado) e mudou a fonte de letra do relógio na tela de bloqueio?
Até as ROMs da Sony são mais customizadas que as da Motorola, e não vejo tanta choradeira assim por lá.
Usuário de Sony, Samsung, LG e tantas outras não ligam pra isso.
Mas pense como se sente quem aderiu à linha X por estar cansado das cagadas das fabricantes, dos blotwares e da falta de atualização...
O que pode ser encheção de saco pra você, pode ser o que faz a diferença pra outros. E digo mais, em todo post que tive aqui no Androidpit falando da Motorola, se eu não estiver reclamando do sistema, outro estará. Você tem a escolha de não ler esses comentários.
Reclamar porque o Moto X4 veio com mais da metade da memória de armazenamento preenchida é uma coisa.
Encher o saco só porque alguns apps estão com ícones customizados sendo que todo o resto continua idêntico a um Google Pixel (e que essas alterações são feitas para atender a uma exigência da própria Google) é reclamar de barriga cheia, sim!
Tá tá...
Os snaps foram uma grande inovação? Sim, mas não justificam o preço exorbitante. Pelo valor do Moto Insta-Share Projector eu consigo comprar um projetor portátil bem melhor, simplesmente não vale a pena
midiotas e teleguiados das redes sociais " filosofam " sobre um tópico de uma empresa sem sequer ter uma cota de ações ,o produto X é isso o Y aquilo ,ora sejamos inteligentes uma empresa toma decisões acertadas ou não , os resultados estão em seus produtos,gostou compre os não gostou ? adquira da concorrência . Funciona assim . o blablablabla não tem espaço no andar de cima. Os chineses dominam o mundo no quesito gadgets tecnológicos ,fruto do investimento brutal em educação a partir da década de 90 enquanto aqui .... a porcaria de sempre . hj eles ditam o que o planeta vai usar em termos de hardware . Enquanto os brilhantes emergentes ainda perdem décadas no blablablabla... vai povão ...
A Motorola anda se preocupando com o pré-venda. Porém, pouco se preocupa com seu pós-venda. Estou com um G5 plus na sua terceira ida para a assistência. E ele volta com o mesmo problema. Lançar os aparelhos é fácil. Quero ver é resolver os defeitos destes. Uma pena que não só eu mas uma grande quantidade de pessoas tem passado por isso. O Moto X4 por exemplo tem sido alvo de críticas quanto ao foco da câmera não funcionar como o esperado. Precisa melhorar e muito, se quiser alcançar o topo. Não só de vendas vive uma fabricante.
Google comprou a Motorola teoricamente por conta de patentes.
Se é verdade ou não, eu não sei.
Lançou as tão amadas linhas X e G (ironico), mas se deu lucro é outro historia. Se tivesse dado lucro, duvido que teriam vendido para Lenovo.
Por sua vez a Lenovo fez a experimentação inicial de tentar aposentar a marca em detrimento da sua, mas percebeu (como bons observadores que são os Chineses e orientais em geral), que seria um desperdício.
Voltou a trás corretamente partiu sim para estratégia de mercado de ter varias linhas, varios produtos, para atender diversas faixas de preço.
Me desculpem os críticos, mas o sinal de sucesso é obvio. Dinheiro entrando, market share aumentando, e a marca sendo novamente admirada é muito mais do que mi mimi de muita gente saudosista que para no tempo, ou só enxerga o mundo próximo de si próprio.
absolutamente maduro este comentário.
excelente comentário
Uma empresa não precisa mais do que 4 aparelhos por ano: entrada, médio, intermediário e top. Mais do que isso é besteira.
Ousar na criatividade, nas funções e no suporte ao cliente completam a fórmula para o sucesso.
A Motorola perdeu isso com sua compra pela Lenovo.
Mas está conseguindo fechar seus balanços financeiros no azul, diferente da época onde ela só tinha três aparelhos (cada um com duas, três variantes).
Desde que resolvi parar de jogar dinheiro fora comprando celular de uma famosinha marca que só tem beleza externa, apostei em comprar um motorola e foi a melhor troca que fiz referente a celular Estou satisfeita com a Motorola.
Estou exatamente na mesma vibe.
Eu prefiro ainda confiar, sendo redundante, na confiabilidade da Samsung, Pois pelo que tenho visto e observado ainda, a Lenovo não me passa confiança em seus produtos. Quando conversei com técnicos de assistência técnica, sobre tantos defeitos da marca, muitos foram categóricos no quesito qualidade. A marca antes conceituada e Motorola, depois de adquirida pela Lenovo, mudou completamente.
Torço como consumidor para que tenham sempre empresas de qualidade e renomadas por aqui, como gostaria de ver também a Huawei. Mas infelizmente ficamos restritos a poucas marcas de qualidade, parece um deserto mesmo.
O dia que a Lenovo me provar que melhorou e possui qualidade, assim como a Quantum, ai posso rever a minha análise sobre a empresa.