Motorola 90 anos: a história mostra que ela sabe o que fazer
Hoje, a Motorola completa 90 anos de existência. Não é para qualquer um ser uma empresa no ramo de tecnologia e eletroeletrônicos chegar a essa marca. Empresas como Nokia e Samsung são antigas também, mas só entraram nesse mercado bem depois. Colecionando pontos históricos, a Motorola está atualmente tropeçando.
As redes sociais da Motorola estão em festa pelo mundo. Nesta data, em 1928, os irmãos Galvin fundaram a empresa que de início fabricava e vendia rádios para veículos, se tornando famosa em carros de polícia. Desde então, pivotou e criou diversos produtos que entraram para a história da tecnologia.
Seu rádio esteve na Apollo 11 e transmitiu as famosas mensagens dos homens que pisaram na Lua. Foi a Motorola quem vendeu o primeiro celular da história, o DynaTAC, ficando famosa também por modelos posteriores como o StarTAC, RAZR V3, Motorola Rokr, Moto G e outros. Você confere curiosidades interessantes sobre eles na matéria que preparamos:
É uma empresa que tem seu lugar garantido entre as mais importantes para a tecnologia, principalmente a móvel.Soube como ousar e como botar a cara em diversas situações. Afinal, não é para qualquer um lançar um mega trambolho como o DynaTAC, custando quase US$ 4.000, e apostar que isso seria popular algum dia, que teria compradores.
No Brasil, a Motorola também é muito importante. Desde antes do Android, com seu RAZR V3, depois o modelo Rokr com iTunes, ela fez sucesso e foi desejada. Quando parecia estar acabada, foi comprada pela Google e ressurgiu em grande estilo, anunciando suas mais icônicas linhas para nós, Moto G e Moto X, marcadas pelo bom custo benefício.
Porém, vimos também que história, marcos importantes e a admiração das pessoas não é o suficiente para manter uma empresa, pagar salários e convencer acionistas. Os resultados não agradaram o Google, que no fim parecia mais interessado em patentes, e hoje a Moto está nas mãos da Lenovo, que igualmente não sabe o que fazer com tanto peso histórico de uma marca.
A linha Moto G migra para um patamar acima, mas parece ter perdido seu apelo. Linhas que vieram para substitui-la em categoria, Moto E e Moto C, não fazem sucesso. A adorada linha Moto X não sabe mais o que é, e a linha Z, que traz um potencial enorme, não se reinventa.
Agora, temos a linha One, que chamou a atenção do mundo todo e especialmente do Brasil, reacendeu a esperança de aparelhos simples, com Android mais leve e com atualizações mais rápidas, unidas por um preço justo e competitivo. Mas o anúncio de seu preço já desanimou quem já esboçava um sorriso.
Parece tudo perdido? Não na minha visão. Eu sempre gostei da Motorola e, pelo seu histórico e pelas pessoas que trabalham por lá – ao menos as do Brasil – vejo que há material e coragem o suficiente para se reerguer. Ela não cometeu os mesmos erros que a Nokia e a BlackBerry, e já mostrou que os que estão lá sabem se arriscar.
- Review do Motorola One
- Comparativo: as diferenças entre o Motorola One, One Power, P30, P30 Play e P30 Note
É isso o que falta no mercado, riscos, tentativas mais ousadas, abandonar o notch, sair do modelo retangular de cantos arredondados. A Motorola é a única que tem tanta história nas costas, e por isso é uma das mais cotadas a conseguir mais um marco. Nós, consumidores, torcemos por isso.
Você já teve um smartphone Motorola?
Amo demais a motorola pena é os tropeços que a marca vem levando
Loko
quem sabe um dia a Motorola lança um moto snap só de processador tipo 845 só pra família z
Não acredito muito, não parece ser possível fazer algo assim com a atual conexão dos snaps, pelo menos não de maneira eficiente.
Uso Motorola desde mil novecentos e noventa e alguma coisa, já tive aqueles trambolhos com display de leds, star trek, Razr v3, defi, Razr, moto X e agora z2 play. Já tentei as marcas Samsung e LG e não gostei, mas também já tive glofish, HTC e nexus, excelentes. A Motorola sempre foi minha preferida, foi, pois agora nas mãos da Lenovo é fato que o Z2 Play foi meu último Motorola, os próximos serão os importados, talvez one, xiaomi ou até Meizu. A Motorola -Motorola- tinha não só excelentes produtos como também ótimo pós venda o que perdurou com a Google mas se perdeu com a lenovo.
Desde que lançaram o Moto X só uso smartphone #HelloMoto
Nada a Reclamar da Motorola, tenho o G5 S Plus e provavelmente farei um upgrade dentro da Marca.
Tive 3 aparelhos da Motorola, o 1° foi o Moto X (2014) que na minha opinião foi o melhor que tive da marca, depois de 2 anos de uso ele caiu com a tela no chão e ficou toda preta, o 2° foi um Moto G5 e o 3° foi um Moto Z2 Play que acabei dando pra minha irmã.
Motorola era boa agora Lenovo ficou comum com aparelhos defeituosos e processadores obsoleto. Quem comprou Moto G 4 plus conhece a quantidade ruim.
Eu estou muito satisfeita com meu moto x2.
Pena que vem deixado de lado os aparelhos que tanto sucesso fizeram no pais, variante do Moto G6 Play brasileira não possui conexão 5GHz mas o dos EUA sim. Vai entender. #precobrasil #motorolabr
Eu comprei o Moto X 2014....foi uma experiencia muito boa.
pra mim o moto G2 foi o melhor dentre os smartphones, tinha um na gaveta e quebrou outro e ativei... funciona perfeitamente, bateria boa... claro tem lentidão... mas funciona pro básico...
Sempre ouvi falar muito bem da Motorola, mas meu primeiro aparelho deles (Moto G5S Plus) veio com um probleminha bem chato de GPS que não há atualização ou reset que arrume. Várias pessoas relatam o mesmo problema nesse modelo de celular e a Motorola/Lenovo nem respondem. Alguns até levaram na assistência técnica e não resolveu nada. Isso me faz pensar seriamente em não comprar um novo modelo deles. Minha mãe está pra comprar um celular, mas como GPS e outras coisas básicas como bluetooth pra ela são essenciais, acho que vou ter que olhar celulares de concorrentes.
sim Motorola v220 Motorola ex115 Motorola rokr Motorola RAZR HD Moto E1 geração atualmente em minhas mãos moto z2play há ainda faltou um moto xt300 o famoso space
Sempre fui fã da Motorola. É uma empresa que se reinventou em vários momentos de sua história e conseguiu sobreviver em todos estes anos. Concordo que atualmente está meio perdida, mas continua a ter uma excelente linha de mobile. Minha lista de aparelhos incluem StarTac, Razr XT910, Atrix, Milestone 1, Moto X gen 1, Moto X Force (o único que deu problema e dificuldade de achar peça de reposição), Moto Z e, atualmente, Moto Z2 Force. Vários deles considero ícones da história das telefonia.
A Motorola seguia uma linha de raciocínio bem lógica antes da aquisição da Lenovo. Após passar para a Lenovo ela mudou a linha de raciocínio e desagradou muitos. Ainda funciona, mas somente dentro da sua proposta.
Eu já tive 3 celular da Motorola, o atual é o moto z1 play o melhor celular q já tive até hoje, pra mim a Lenovo está mandando muito bem, os aparelhos moto são bons e tem qualidade de construção, pra mim Lenovo só precisa adotar a tela infinity, igual ao s7, s8 ou s9 ia vender igual agua no dezerto.na minha opinião os celulares melhorou, quando paçou pra Lenovo, quando lançou,o moto G2 a Motorola era do Google, era um celular bom pra época, mais a qualidade de construção era péssima, e hoje melhorou muito nesse aspecto.na minha opinião o design da Motorola, e muito bonito e autêntico, e a Samsung está ficando pra trás neste quesito exceto S8 s9 mas são produtos muito caro para a realidade brasileira, para mim a Lenovo é a melhor. Sem falar na modularidade da Lenovo na família Z, que foi uma revolução incrível, imagina quantidade de possibilidade com os moto snaps, deveria ser um pouco mais barato, mas que são bons são, se fosse a Apple
tivesse criado essa tecnologia custaria r$ 10.000 reais os iPhone KKK
Particularmente tive vários modelos: V555, L6, ROKR e2, Z3 (um modelo slider), XT317 FIre XT, XT687 Atrix TV e XT1069 Moto G2 - na ativa até hoje, prestes a completar 4 anos de uso. Exceto pelos dois primeiros desta lista (que foram roubados), usei-os até o fim - até estão no fundo da gaveta...
Para mim, a Motorola sempre foi um excelente fabricante porém as notícias que vejo denotam que a sua compra por parte da Lenovo fez um estrago muito grande e, para retomar a credibilidade que tinha, só mesmo se tornando independente da Lenovo ou sendo assumida por outro grupo.
A Motorola foi uma marca que marcou demais a minha vida tecnológica, entrei no RAZRi, passei pelo X 2013, X2014, Maxx e rapidamente pelo X Force. Adorava o sistema limpo e fluído, os aparelhos com identidade própria e até então a boa política de atualizações de software.
Mas após a entrada da Lenovo na direção, a marca começou a se perder, eram erros de software que não eram corrigidos, não entrega frequente de update de segurança com regularidade....Isso pode não ser de muita importância a muitos usuários, mas para mim sempre foi, o que me levou a não usar mais a marca.
Espero muito que a Motorola dê a volta por cima, e a Lenovo a deixe mais solta para fazer o que sempre fez, inovar e desenvolver produtos que surpreendam seus usuários.