Os melhores seriados de tecnologia para maratonar hoje
Quem gosta de tecnologia nem sempre está com a cara em uma tela para trabalhar, conversar ou jogar. Às vezes, estamos consumindo conteúdo também. Muitas vezes são vídeos no YouTube, mas um seriado também pode vir a calhar, não é mesmo?
Hoje, separei para vocês alguns dos títulos mais recentes para serem maratonados, uma vez em que estão nos maiores serviços de streaming do país. É claro que existem outros, às vezes mesmo sem a temática da tecnologia, mas chamando atenção para isso também. Se você gosta de outras, não deixe de sugerir nos comentários!
- Aprenda a conectar o seu smartphone à televisão
- Os melhores aplicativos para assistir TV no seu Android
Black Mirror
Onde assistir: Netflix
Temporadas: 4
Episódios: 19
Duração: 41–89 minutos
Não tinha como começar essa lista sem o mais representativo de todos, o mais famoso. Tanto que já virou uma expressão: Isso é tão Black Mirror! O nome já nos diz que vai falar do espelho preto em que todos nos vemos todos os dias, as telas de smartphones, computadores, TVs.
A primeira temporada é mais antiga, de 2011, mas não poderia ser mais atual. Os episódios, que não estão conectados uns aos outros, trazem histórias isoladas que nos fazem pensar muito a respeito da nossa relação com a tecnologia e como ela influencia o mundo hoje.
Muitos dos episódios são ficção científica, não existem (ainda) no mundo real, mas na verdade são versões exageradas do que já temos no dia a dia. O último episódio é um filme interativo em que você pode ir escolhendo as ações do personagem. Mais Black Mirror, impossível.
Mr. Robot
Onde assistir: Amazon Prime Video
Temporadas: 3
Episódios: 32
Duração: 44-46 minutos
Estou acompanhando essa série ultimamente, e me pergunto por que não comecei antes. Na verdade, eu sei a resposta: muito mais do que ficção científica, esse é um seriado de drama e thriller psicológico. Ela acompanha a vida de Elliot, um engenheiro de segurança que também é hacker e, acima de tudo, tem muitos problemas psicológicos.
A série contou com consultores de qualidade para se aproximar o máximo possível da realidade: tudo o que você vê poderia acontecer hoje mesmo. E, apesar de ir mostrando muito código para invadir grandes empresas, o que mais se vê é engenharia social.
O grande mote dos episódios é de como estamos sozinhos, e como o controle que achamos que temos é pura ilusão. É muito mais fácil invadir e chantagear usando a peça mais sensível do sistema: as pessoas. É um seriado para assistir quando você está em bons dias, porque tem seu peso, e a trilha sonora é sufocante.
Silicon Valley
Onde assistir: HBO Go
Temporadas: 5
Episódios: 46
Duração: 30 minutos
Vamos deixar as coisas um pouco, apenas um pouco mais leves. Sillicon Valley é uma sitcon, o que significa que vai passar bastante pela comédia, embora tenha suas pitadas de amargor. É a estória de Richard e seus companheiros, que são programadores e tentam progredir e ter seu lugar ao sol no irascível Vale do Silício.
Acompanhamos como a sua ideia de negócio evolui, como faz sucesso, como tropeça nos percalços e, acima de tudo, como funciona essa região da Califórnia, responsável por abrigar algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como Google, Intel e Apple.
Você vai rir muito, mas muitas vezes será pra não chorar. Os momentos em que nos identificamos (caso você também trabalhe com tecnologia) são muitos, e você se dá conta de como empreender em tecnologia é um dos negócios mais selvagens que existem.
Follow This
Onde assistir: Netflix
Temporadas: 3
Episódios: 20
Duração: 15–20 minutos
Aqui, mais um toque de realidade. Follow This é mais um documentário em capítulos do que um seriado, mas vale muito a pena. Produzido pelo Netflix junto ao BuzzFeed, um dos maiores especialistas em internet do mundo, mostra como algumas matérias do site são feitas, acompanhando os jornalistas.
É uma ótima maneira de saber mais sobre os assuntos mais bizarros e mais trending da internet. O primeiro episódio, por exemplo, fala da febre do ASMR (não sabe o que é? Assista e se choque), mas ele é um dos menos estranhos, já que outros falam de opióides, direitos dos homens, fake news, vício em tecnologia, Índia, sexbots e muito mais.
Assistir esses pequenos episódios são uma maneira rápida de entender muitos dos temas que formam a internet, um lugar de individualidades, grupos genéricos, muita bizarrice e, ao mesmo tempo, entender um pouco mais sobre o ser humano, que forma essa grande rede.
Electric Dreams
Onde assistir: Amazon Prime Video
Temporadas: 1
Episódios: 10
Duração: 50 minutos
Vamos afundar de novo na ficção científica (será?). Esse seriado produzido em parceria com a Amazon explora o livro do icônico autor Philip K. Dick, responsável por distopias como as de Blade Runner e Scanner Darkly, dois filmes ótimos, e também de o Homem do Castelo Alto, outro seriado da Amazon. Esse seriado fala de um de seus livros mais famosos, Androides sonham com ovelhas elétricas? (que, aliás, inspirou Blade Runner).
Os episódios são como os de Black Mirror, individuais e descolados dos outros, podendo ser assistidos como histórias. Cheio de atores bons como Bryan Cranston, Juno Temple, Steve Buscemi, Greg Kinnear, Anna Paquim e outros, é um prato cheio para os que querem ver mais sobre o que pode se tornar nosso planeta.
As histórias falam bastante de uma Terra pós apocalíptica ou de um planeta onde a tecnologia já está intrinsecamente arraigada em nossa existência. No final, todos os episódios falam de humanidade, do quanto com ou sem tecnologia, somos nada mais do que nós mesmos (profunda essa, não?).
Valley of the boom
Onde assistir: Amazon Prime Video
Temporadas: 1
Episódios: 6
Duração: 50 minutos
Nessa última sugestão, voltamos a um passado nem tão distante. Valley of the boom é uma série do canal National Geographic com a produção de Arianna Huffington, e mistura documentário com seriado. Em uma pegada Silicon Valley, mostra como surgiram algumas das grandes empresas da área, contando sua história usando de fatos reais, excertos da TV, depoimentos e outros.
Porém, para deixar o conteúdo completo, há muita atuação, para contar como surgiu a internet de dentro de locais como Wall Street, Microsoft e Netscape (lembra?), e falar da "guerra dos navegadores", de uma época em que as pessoas sequer sabiam direito o que fazer com a grande rede de computadores, os anos 90.
Passa pelo estouro da bolha e termos que muitos jovens que já nasceram com um smartphone nas mãos não conhecem. Uma nostalgia malvada e realista sobre o tempo da internet discada, que ajuda a perceber como tudo está evoluindo tão rápido, e como grandes empresas estão se matando enquanto estamos lendo essa matéria. São apenas 6 episódios.
Curtiu nossa seleção? Quais as suas sugestões?
Black Mirror é uma obra que não retrata só a tecnologia, mas acredito que seja uma obra com capacidade de prever o futuro. Eu acredito de verdade que, não só estamos caminhando, como já vivemos a realidade dessa série.
Antes de Mr Robot, assisti "Halt and Catch Fire". A série ambientada no início dos anos 80 começa mt bem, prendendo bastante a minha atenção. Pena que ela vai perdendo o fogo justamente em tentar encaixar temas que eram praticamente invisíveis nos anos 80 na série, e que poderiam ficar em segundo plano (ou nem mesmo serem abordados). Recomendo pelo ambiente retrô de uma época da informática "raíz".
Black Mirror, Mr. Robot e Eletric Dreams são minhas series favoritas.
Mr robot e Black Moreira são ótimos
Mr robot é a minha preferida das que foram mencionadas.
Black mirror ,eu tinha um pé atrás sobre essa série ,mas após assistir a primeira temporada, não parei mais..
Sobre as demais ia mesmo começar com Mr robot, obrigado pela sugestão das outras.
Parecem seriados bem legais.
Black Mirror é foda, nos faz pensar como o mundo é realmente podre.
As outras não saem muito disso também, infelizmente.