LG: V30S e AI aumentam expectativa pelo topo de linha
Uma vez na MWC, é bastante complicado para uma fabricante não aparecer no evento. Pode ser que ela não venha com grandes lançamentos em dispositivos móveis, como foi o caso da Motorola, mas uma vez na lista de expositores, é melhor não sair e tratar de chamar a atenção para o seu estande, da forma que for.
A LG conseguiu esse feito com o LG V30S ThinQ, um aparelho que infelizmente não sabemos se virá para o Brasil ou não mas que, no geral, teve uma boa recepção e que nos dá alguma pista sobre a estratégia da marca para o futuro. Com isso, a ausência de um topo de linha na maior feita do setor foi amenizada, mas por pouco tempo. Voltaremos a isso. Antes, o LG V30S ThinQ.
As pistas do V30S ThinQ
Existem duas diferenças principais entre o V30S ThinQ e o V30: RAM e cores. O V30S oferece 6 GB de RAM e 128/256 GB em comparação com os 4 GB de RAM e 64/128 GB do modelo padrão já comercializado. As duas novas cores são chamadas de azul marroquino (um azul com tons de verde) e platinum grey (um cinza mais escuro). A principal diferença é que o V30S atingirá o mercado com todos os novos recursos de inteligência artificial anunciados.
A LG vem trabalhando em inteligência artificial há mais de um ano, ainda que a tecnologia tenha explodido no mundo dos smartphones apenas alguns meses atrás. A Huawei, de certa forma, se tornou a porta-voz da integração de AI em smartphones com seu chip Kirin 970, mas não é a única que deseja oferecer os benefícios da tecnologia aos seus usuários. Asus e também LG estão de olho nesses recursos.
Vision AI é o sistema de reconhecimento de imagem projetado para otimizar a experiência de fotografia nos novos smartphones da marca. As vantagens oferecidas são semelhantes às que já vimos no Mate 10 Pro: ao apontar a câmera para um objeto, ela será capaz de reconhecê-lo automaticamente e sugerir modos e configurações adequados para disparos melhorados. Isso é possível graças ao grande banco de dados de imagens e categorias criadas pela LG em colaboração com outros parceiros, incluindo o EyeEM.
Para otimizar as fotografias quando a iluminação é fraca, o Vision AI apresenta o modo Bright que registra o nível de brilho da imagem, a fim de oferecer uma melhor solução para o usuário escolher ou não. O Vision AI também permite que o usuário aproveite o reconhecimento automático de imagens para comprar, procurando por um produto e mostrando-lhe onde é possível comprá-lo ao melhor preço, um pouco parecido com a Bixby Vision.
A LG, que possui uma ampla gama de dispositivos Smart Home, isto é, para a casas inteligentes, não desenvolveu seu próprio assistente, mas decidiu colaborar com o Google Assistente para permitir que seus usuários usem a voz como comando.
Se você já está familiarizado com o Google Assistente, vai gostar dos 32 comandos de voz da LG que permitem que você interaja com a câmera do seu smartphone ainda mais. Na verdade, existem 9 novos comandos introduzidos pela marca, somados aos 23 já existentes desde o ano passado.
Timing é importante
Timing talvez seja uma das características do mercado de smartphones mais subestimadas por seus participantes. De certa forma, todas as fabricantes participam de um mesmo calendário. E se a LG quer continuar a fazer parte da primeira divisão, terá que correr.
Com o V30S restrito a alguns mercados, a LG vai deixando brecha para outras marcas crescerem no segmento premium como, por exemplo, Motorola. No Brasil, pelo menos, está bastante claro que a Motorola, terceira fabricante que mais vende no Brasil, já mira o segmento de gama alta com seus Moto Z e snaps.
Durante uma conferência de porta fechada, Ji Youn Lheem, designer estratégico da marca, falou sobre o que a LG vê como smartphones no futuro. Uma única tela que permite a interação direta com o dispositivo através dela, a tela. Isso é tudo. Uma abordagem minimalista: livrar-se de tudo, exceto da tela.
Uma ideia interessante, sem dúvida, mas quando poderemos realmente vê-la implementada? O próximo aparelho da série G mostrará os primeiros passos concretos? Quando?
Depois do caso da bateria do Note 7, toda a indústria de smartphones aprendeu que é melhor atrasar o lançamento de um produto do que correr o risco de ter que fazer um recall e, pior do que isso, tirar toda uma linha de produtos do mercado. A LG parece estar fazendo isso com a próxima geração do seu flagship, mas não pode demorar muito.
ThinQ é futuro da LG
Para a LG, o desenvolvimento da IA é uma apólice de seguro de vida. Por quê? Simples: a LG não faz seus lucros com smartphones, mas com eletrodomésticos e TVs. Como sempre, ao percorrer o estande da marca, vimos máquinas de lavar roupa, geladeiras, televisores e muito mais, mas sem um smartphone, a LG perderia uma oportunidade.
Dentro de alguns anos, a casa será inteligente e estará conectada em rede com assistentes, e a LG atualmente está trabalhando nisso com a marca ThinQ. Mais cedo ou mais tarde, seus smartphones também estarão envolvidos nesse sistema.
*Artigo escrito em parceria com Hans-Georg Kluge e Jessica Murgia, do AndroidPIT.com.
"No Brasil, pelo menos, está bastante claro que a Motorola, terceira fabricante que mais vende no Brasil, já mira o segmento de gama alta com seus Moto Z e snaps."
Não é a segunda, não, Emily?!
http://www1.folha.uol.com.br/tec/2017/03/1867093-mercado-de-celulares-mostra-sinais-de-recuperacao-no-brasil.shtml
Não sei para quer tanta marca de modelos de aparelhos que na visão geral fazem as mesma coisa.
Vocês não perdoam, né? Como uma marca pode reconquistar a confiança de vocês?
V30 hoje é o melhor deles creio eu... mas... o fantasma do burn in ...
O V30 dispensa comentários, é o que há de melhor da LG, ou seja, um baita gadget...Quem não quer ter um desse?
Eu não quero
Acho o melhor aparelho da LG, mas tomara que não tenha burn-in!
Da LG so quero uma coisa esse ano: uma Lava e Seca FrontLoad nova
De fato os eletrodoméstico deles arrasam
A LG vai ter que fazer muito mais que isso pra me convencer.
Acho que nunca vai me convencer
A LG não tem lucro com sua divisão de smartphones porque não quer. Capacidade para isso tem, mas parece que faz força para não conseguir.
Do jeito que tá vai demorar pra ela ver algum lucro. Ela vacila demais no segmento top de linha e Premium.
Difícil vir para o Brasil. O V30 não veio é nem provável que este não venha. Seria bom ser viesse. Vamos ver o que a LG pretende.
Concordo com seu comentário.
^^
Também concordo com seu comentário.
Também concordo com o seu comentário.
Esse é o verdadeiro Top de linha da LG.
Só não entendo porque ela não lança ele mundialmente.
Parece ser um ótimo dispositivo, pena que não seja disponibilizado aqui no Brasil, porém, se fosse, fatalmente seu preço ultrapassaria as nuvens.