Google na MWC 2018: AR, AI e Android Go
Durante a Mobile World Congress, a Google recebeu entusiastas de tecnologia no seu Android Garden, um espaço ao ar livre entre dois pavilhões da Fira Barcelona, na Espanha. Infelizmente, o tempo não ajudou muito e o jardim acabou ficando mais vazio do que normalmente é, mas esse não chega a ser um problema para a Google. Felizmente, com os anúncios mais recentes, a Google não precisa se preocupar em perder uma multidão. Principalmente porque eles estavam distribuindo chocolate quentes, sorvete de Oreo e bonecos personalizáveis do Android.
Google Assistente
A Google equipou seu Google Assistente com novas habilidades linguísticas. Até o final de 2018, a assistente digital será capaz de falar 30 idiomas e atender 95% dos usuários do Android. Começando com inglês, francês e alemão, também será possível usar três idiomas ao mesmo tempo; muito útil se você mora em uma casa multilíngua.
Também foram adicionadas novas funções em colaboração com parceiros. Um exemplo é o que eles fizeram com o Aura, da Telefônica. A partir da integração com o Google Assistente o usuário será capaz de consultar o consumo de dados ou suas faturas atuais, por exemplo, com ajuda do controle de voz.
Três anos de atualizações com o Android One
A Google está tentando colocar seus sistemas operacionais Android One e Android Go em cada vez mais dispositivos. No MWC, a Google apresentou os primeiros smartphones Android Go, incluindo a Nokia e a Alcatel. Ela prometeu atualizações ainda mais frequentes para dispositivos, estendendo de 18 meses a dois anos. Os patches de segurança serão distribuídos regularmente durante pelo menos três anos, e o Google Play Protect proporcionará mais segurança.
Para avançar ainda mais no campo da realidade virtual e aumentada, a Google apresentou o ARCore, que não está apenas em smartphones Pixel, mas também no novo Galaxy S9, e em seus antecessores, Galaxy S8 e Galaxy S7 Edge. O estágio beta para a primeira versão finalmente terminou e agora o ARCore 1.0 está disponível, assim como a SDK para desenvolvedores.
Com suporte para Samsung e OnePlus, o ARCore já está disponível para cerca de 100 milhões de smartphones. E alguns rumores já circulam... Um deles é que a Google poderia estar planejando implementar isso em uma nova versão do Google Glass. Em Barcelona, demonstrações de AR também foram vistas em colaboração com a Porsche e FC Barcelona. Parece que muito mais parcerias estão nos planos da marca.
No seu jardim, era possível testar móveis em uma casa e interagir com personagens de filmes como Star Wars.
Google Lens: pequenos passos em direção ao objetivo final
Google Lens ainda está nos estágios iniciais, mas houve alguns progressos adicionais, já que agora está disponível para aqueles que usam a versão mais recente em inglês do aplicativo Google Photos no Android e no iOS. Em breve, os usuários desta versão poderão experimentar o Google Lens baseada em câmera em dispositivos compatíveis com o Assistente do Google. Hum...
Um jardim para fãs
Além de ser palco para o anúncio dessas novidades, o jardim do Android é um espaço para pegar alguns pins colecionáveis e, neste ano, bonecos do Android, mas também para experimentar as últimas novidades do Google.
Vários smartphones com Android Go estavam lá, assim com suas principais funcionalidades. Bem como uma galeria de produtos equipados com o Google Assistente e que mostram que a gigante tem potencial para brigar de igual para igual com a Alexa, da Amazon.
A direção certa
A Google está impulsionando as coisas certas: Android em mais e mais dispositivos, redes mais fortes para o Google Assistente crescer e com outros provedores, mais idiomas, mais multimídia, mais inteligência artificial e, por último, mas não menos importante, atualizações por um longo período de tempo. Como líder do mercado, a Google está fazendo todas as coisas certas.
O que você espera ver da Google?
*Artigo feito em parceria com Steffen Herget, do AndroidPIT.com. Emily está em Barcelona à convite da Samsung.
Que as atualizações do Android seja de, pelo menos, 3 anos, no geral.
Dá-lhe Big G kkkkk
Eu tomei um susto. Pensei ter lido Google Glass no artigo. Mas não vou nem voltar para ler porque acho que a Google não faria mais essa besteira.
Eu espero que ela possa fazer uma renderização no sistema Android, de forma que se tenha uma melhor fluidez na performance do dispositivo, tudo isso sem o maior consumo de memória RAM e, consequentemente, bateria.
Seria excelente isto.
Google Glass? Really? Achei que já tivesse sido jogada a pá de cal, e agora tão querendo exumar esse projeto? O Google deveria se preocupar em assumir a distribuição de patchs de segurança, pra chegar pra todo mundo de uma vez todo mês.
Que venha de novo, reformulado. Tipo os que lançaram recentemente
Imagino que se houvesse uma forma de aproveitar o hardware dos smartphones talvez seria uma boa tal quanto os óculos de VR.. e daria pra dar uma nova chance oa Google Glass. De vez em quando viajo na maionese imaginando marcadores de VR tipo leitores QR, onde a lente dos óculos visualizasse retornaria uma imagem VR para o usuário.. hehe
Quando li 3 anos de atualizações até pensei em ficar pensando em criar expectativas, porém logo abaixo descubro que serão 2 versões + 1 ano de atualizações de segurança, a Samsung já faz isso desde o S5, não preciso disso, e ainda vem asiático criticar a política de atualizações dela.
Asiático com nome mexicano, não é?
Esse mesmo
Ao que me parece esse Android One e Go veio pra ficar!
Vamos ver no decorrer do Ano!
Vamos ver o que as senhoras empresas vão fazer, porque até agora não estão se movendo para usar esses sistemas. Só a Nokia e Alcatel, é pouco.
O Android One a Google precisou mudar o foco do programa pra atrair mais fabricantes.
Porque do jeito que foi concebido em 2014, só as OEMs indianas estavam aproveitando.
Android Go ainda não tem nada garantido, não.
Posso dizer que é exatamente isso o que eu quero: uma empresa equipando todo e qualquer tipo de produto com inteligência artificial. Como um fã assíduo de tecnologia, confesso que não tardo em esperar tudo o que é meu conectado à IA. Vai me tornar sedentário, vai me engordar bastante também, mas valerá a pena realizar um antigo sonho de infância:
Toda a minha vida conectada remotamente em um único servidor: eu.
Da medo! ^^
Esses humanos obsoletos, quem precisa deles?
Realmente... Mas ao mesmo tempo, é excitante.
"Nexus 6" identificado, iniciar processo de execução (referência ao livr/filme Blade Runner) kkkkkkkkkkkkkkkkk'