Galaxy S9+ após um ano de uso: ainda é um bom investimento em 2019?
Já se passou um mês desde que a Samsung lançou a nova família Galaxy S, que inclui os Galaxy S10e, S10 e S10+. E depois de analisar todos os três recém-chegados e compará-los com a geração anterior, há uma pergunta que vale a pena responder. Como o carro-chefe do ano passado se comporta? O Galaxy S9+ ainda é um aparelho competitivo hoje em dia?
Um design atemporal
O Galaxy S10+ não é muito diferente do Galaxy S9+, apesar de um leve redesenho. Ou seja, o modelo do ano passado ainda tem um design bastante moderno. Não há mudanças drásticas na linha desde a chegada do Galaxy S8 e S8+, quando a Samsung lançou seu Infinity Display pela primeira vez.
O Galaxy S9+ mantém esse aspecto familiar aos fãs da série, e isso certamente não é algo do que reclamar. O famoso sanduíche de vidro e metal resiste à “inovação” de seu sucessor e oferece certificação IP68 para resistência à água e um slot para cartões microSD.
Uma tela que nunca decepciona
Embora a tela dos Galaxy S10 tenha sido apontada como “a melhor já vista em um smartphone”, isso não significa que a tela do Galaxy S9+ seja ruim. De fato, apesar do menor tamanho geral do painel devido às bordas mais grossas, ambos os modelos compartilham a mesma resolução QHD+ e uma qualidade de imagem que é um prazer aos olhos.
E apesar de não ter suporte à tecnologia HDR10+, a tela do S9+ tem suporte total ao padrão anterior, o HDR10, que permite aproveitar ao máximo o conteúdo de fontes como Netflix e Amazon Prime Video.
Ainda é rápido como um raio
Um ano se passou, mas o Galaxy S9+ ainda é um smartphone muito rápido, capaz de realizar todas as tarefas diárias e até mais. Afinal, estamos falando sobre o carro-chefe do ano passado, não de uma década atrás, então isso não deveria ser uma surpresa.
O responsável por tudo é o Snapdragon 845 ou o Exynos 9810 (de acordo com o mercado), ambos acompanhados por 6GB de RAM e uma memória interna de 64GB. A única diferença do ano passado em relaçãoaos modelos atuais é a disparidade entre a versão padrão e a Plus.
No ano passado o S9 estava equipado com 4GB de RAM e aqueles que queriam mais memória deveriam necessariamente comprar a variante Plus. Hoje, neste ponto, não há mais diferença entre um modelo e outro.
Sempre jovem graças à One UI
Embora ao longo dos anos não seja possível alterar o hardware de um smartphone, o mesmo não pode ser dito do software, e esta é a única mudança nos Galaxy S9 e S9+ em comparação ao ano passado. Ambos os aparelhos foram atualizados para o Android 9 Pie, juntamente com a nova interface personalizada da fabricante, a One UI.
Entre as principais inovações está a possibilidade de ativar o modo escuro. Além de dar ao display AMOLED o visual que merece, este modo permite que os dois Galaxy economizem um pouco de bateria, um dos aspectos mais criticados nestes aparelhos.
Uma boa câmera, mas falta algo...
A maior inovação do Galaxy S9+ foi sua câmera dupla, que escondia uma característica única: uma abertura variável capaz de abrir o obturador de f/2.4 a f/1.5 fornecendo condições ideais tanto para fotos diurnas quanto noturnas.
Além da abertura variável, a câmera principal é equipada com um sensor de 12 megapixels e estabilização óptica, e o segundo sensor é uma lente teleobjetiva de 2x. Como a maioria dos smartphones topo de linha, o Galaxy S9+ dificilmente deixará você decepcionado nas fotos diurnas, quando consegue capturar bons detalhes e cores.
À noite, é claro, não há comparação com modelos atuais que praticamente “enxergam no escuro”, mas devo dizer que ele ainda funciona bem, acima de tudo graças à abertura variável. Mudando a abertura para f/1.5 o sensor captura mais luz, o que resulta em fotos melhores.
No entanto, atualmente o mais importante na fotografia é o software, e não o sensor, e nesse ponto o Galaxy S9+ não tem nenhum suporte a inteligência artificial (IA), como usado nos novos modelos. De fato, o Galaxy S9+ não está equipado com uma unidade de processamento neural (NPU), o que dificulta a execução de algoritmos de inteligência artificial.
Além disso, com o passar dos meses o recurso do qual mais senti falta foi uma lente grande angular. Felizmente consegui resolver isso usando um case da RhinoShield e uma lente wide compatível.
Bateria: o calcanhar de Aquiles
Comparado com o passo à apresentado pela Samsung neste ano com o S10+, a autonomia do Galaxy S9+ nunca foi satisfatória, apesar de sua bateria de 3.500 mAh. No entanto, após a atualização para o Android 9 Pie e a mudança para a nova interface One UI, que me permitiu configurar um escuro para todo o sistema, notei algumas melhorias. Mas não espere milagres, é claro.
A autonomia da bateria sempre varia dependendo de como você usa seu smartphone, mas dificilmente você será capaz de ir dormir à noite com alguma carga restante. De fato, para dizer a verdade, durante os dias mais intensos eu preciso recorrer a um powerbank ou um carregador antes do jantar.
Ainda vale a pena comprar um Galaxy S9 + em 2019?
O Galaxy S9+ se destaca na maioria das características que o usuário médio procura quando pretende comprar um novo smartphone: uma boa câmera, um design ainda atual, uma tela excelente e a mais recente versão do Android, renovada pela One UI.
Apesar de algumas falhas, ainda estamos falando da série de smartphones mais vendidos na história da Samsung, e há bons motivos para isso. E com a chegada dos S10, os preços tendem a cair: já é possível encontrá-lo por cerca de R$ 2.700, pouco mais de 60% do preço de um Galaxy S10e. É uma ótima oportunidade para quem quer um topo de linha da Samsung a um bom preço.
E você, consideraria comprar um Galaxy S9+ neste ano? Deixe sua opinião nos comentários.
Vale, vale muito! Até o S8 continua excelente com a sobrevida da atualização do Pie One UI.
Tenho um s7 edge e ainda não vejo motivos para trocar por um top do ano ou até mesmo do ano passado, pois para o meu uso que é praticamente redes sociais e fotos aleatórios me atende perfeitamente, imagina um top que foi lançada há um ano. Depende da necessidade de cada um e não vejo o real motivo para se trocar de aparelho a cada novo lançamento, mas caso queiram comprar com certeza atenderá por pelo menos 3 anos pois é um ótimo aparelho com ótimos recursos.
Eu ate acho que vale mais o S9 Plus por ter processador Snapdragon.
Desculpe redator, mas achei essa matéria desnecessária, pois ao meu ver, todo topo de linha vale a pena sim, ainda mais se tratando de um aparelho lançado no ano passado, o qual supre muito bem as necessidades das pessoas.
Eu tenho um tio que possui até hoje um Samsung Galaxy S7 e funciona muito bem, sem nenhum travamento, com o auxílio do SD MAID Pró, embora nem precise, mas, ele dá um gás extra ajudando na otimização do sistema. Como sempre bato na tecla, cabe a cada um de nós, observarmos quando devemos ou não mudarmos de aparelho. Mesmo eu sendo um apaixonado por tecnologia, sou bastante comedido, pois analiso sempre os prós e contras para minimizar o erro, afinal, o nosso dinheiro, é bastante suado pelo menos aqui no Brasil.
Discordo Vinícius. Acho a matéria perfeitamente válida, já que há muita gente que se deixa levar pelo "brilho do novo" e gasta mais do que precisava. O objetivo destas matérias é mostrar que dá pra conseguir um desempenho e recursos de um topo de linha, mesmo escolhendo um aparelho "mais velho".
Não vai demorar muito tempo e o Android Pit e outros sites vão perguntar se um lançamento top de linha ainda vale a pena depois de um ou dois meses. Tá louco, é muita falta de assunto.
Claro que vale a pena comprar um Galaxy S9/S9+, ainda mais porque os preços estão cada vez melhores já que ele não é lançamento. Até um S8 vale a pena comprar... Hardware mais que competente pra muito tempo eles ainda tem.
O que não vale é comprar esse bando de intermediário recém lançado com hardware meia boca e que mal vão receber atualizações de segurança.
As câmeras não são boas..
São excelentes!
Temos mudar essa concepção de novo e antigo, nos aparelhos com Android. O S9/S9 serão ainda excelentes opções por pelo menos 2 anos. Tudo o que se espera do um top de linha ele possui: design e material premium, IP 68, desempenho maravilhoso, tela fantástica, áudio estéreo e câmeras excelentes.
O S8, mais "antigo" ainda, é uma baita opção de compra. Imagina o S9!
Dizer que o s9 plus não dura a bateria o dia todo, é brincadeira, eu tenho esse s9 plus e dura a bateria o dia todo usando bem o dia todo, ele é muito bom, vale a pena, isso sem dizer que pode optar por note 8 que custa bem menos e com memória 128 Gb que tem a mesma qualidade. Aqui em casa tem um note 8 da minha esposa e, é top
André, lembre-se que a autonomia de bateria varia de acordo com o uso do aparelho e até mesmo das redes às quais ele está conectado. O que vale para o autor pode não valer para você, e vice-versa.
Sabe o que não é um bom investimento? Ser gado, comprando celulares como Moto G7/Moto Z3 play e que são mais fracos que um Galaxy S7 e custam mais caros.
Acredito que seja uma melhor opção até ao S10, considerando-se o preço. Teria um fácil
Boa opção , melhor do que qualquer "intermediário Premium " de 2019
Foi a minha opção de compra, aproveitando a excelente relação custo benefício, de um formidável smartphone. Fiz a aquisição numa promoção muito boa, imperdível, agora estou utilizando o dispositivo que já recebeu a atualização para a versão 9 do Android.
eu ainda estou mega satisfeito com meu galaxy s7 edge...