5 curiosidades sobre o Galaxy A80, o Samsung com câmera giratória
O Galaxy A80 da Samsung chegou ontem e está causando um alvoroço na internet. Todos querem saber mais sobre o curioso mecanismo de câmera do smartphone, que gira em seu eixo para levar a câmera traseira para a frente do aparelho.
Como funciona seu mecanismo de câmera? É o primeiro a apresentar isso? Tem alguma coisa que deixamos passar? Aqui, trazemos algumas curiosidades sobre esse diferente dispositivo.
- Galaxy A10, A20, A30, A50, A70 e A80 chegam ao Brasil a partir de R$ 999
- Hands-on do Galaxy A80: muito mais do que truques de câmera
O Galaxy A80 é mais pop up do que slider
Algumas pessoas ficaram na dúvida sobre o funcionamento da câmera rotativa do Galaxy A80. Afinal de contas, ele é do tipo slider ou do tipo pop up? Embora eu considere ele quase um híbrido, é mais acertado dizer que ele é um pop up do que um slider.
Isso porque em um slider como o Xiaomi Mi MIX 3, por exemplo, toda a traseira desliza, e o smartphone é dividido pela metade. No caso do A80, apenas uma parte das traseira, a superior, se move para cima, permitindo que o eixo da câmera se mova de trás para frente. No nosso Instagram (@androidpit.br) você vê o funcionamento dele em vídeo.
Essa não é a primeira câmera giratória em um smartphone
A ideia da câmera do A80 foi recebida com espanto pelos apreciadores de tecnologia, tanto que só se fala nisso atualmente. Porém, por mais legal que seja, a ideia não é totalmente original e nem é o primeiro smartphone a contar com esse recurso.
Um recurso bem similar foi mostrado, há cinco anos, no Oppo N1 (e depois no N3), empresa que é a "dona" da submarca OnePlus. Embora não tenha o mecanismo que faz com que a câmera fique escondida atrás do aparelho e suba quando usada, trata-se de uma câmera rotativa na parte superior do aparelho. Outros exemplos são o Gionee Elife E7 Mini e o iBall Andi Avonte 5, todos bem antigos. Ainda assim, o mecanismo impressiona.
A câmera giratória levou a uma bateria menor no A80
Por causa do mecanismo especial da câmera, o A80 não é um smartphone fino, sendo um pouco mais grosso e pesado do que o esperado para o mais importante dos aparelhos da nova linha A. Mas, além disso, o A80 traz bateria de 3.700 mAh, pequena para a sua importância e menor do que a de outros da linha, como o anterior A70, que traz 4.500 mAh.
De acordo com Renato Citrini, gerente sênior de marketing de produto da Samsung, isso acontece por causa do módulo de câmera, que ocupa bastante espaço dentro do aparelho, perdendo lugar para uma bateria maior.
O Galaxy A80 vem com o novo processador da Qualcomm
Anunciado mundialmente há alguns dias, o Snapdragon 730 é o conjunto de processamento presente no novo Galaxy A80. A Qualcomm havia prometido que os primeiros smartphones com seus lançamentos chegariam no segundo semestre, o que bate com a data de lançamento desse novo intermediário da Samsung.
O 730 é uma modificação do Snapdragon 845, o processador topo de linha de 2017, e por isso os primeiros números de benchmark do aparelho trouxeram bons números, bem similares aos melhores smartphones de dois anos atrás.
O Galaxy A80 não tem slot para microSD e nem conexão de áudio
Enquanto você está hipnotizado pelo mecanismo bem legal da câmera do Galaxy A80, esquece de notar duas coisas importantes. Além de não ter mais a conexão de áudio – coisa pouco comum em intermediários – ele não possui slot para cartão microSD. Dessa forma, você só conta com o armazenamento interno que, apesar de tudo tem confortáveis 128 GB.
E aí, quais suas dúvidas sobre o Galaxy A80?
aparelho lindo, quero!
esquema de mecanismo da câmera legal, quero!
hardware interessante, quero!
interface Samsung... vixi, deus me livre, deixa pra lá, passo
nota: rot não é uma opção pra mim
Não curte interface customizada no geral ou é só a da Samsung?
Olha eu usei por pouco mais de um mês a OneUI no Galaxy S8 e te digo que está muito boa a experiência.
A navegação por gestos não é a mais elegante mas funciona perfeitamente e muitos dos novos recursos são muito bons.
Quanto a aparência dá pra dar uma boa modificada com os temas.
Agora se o problema for bloatware, apesar de terem reduzido bastante, ainda não vai ter jeito. Kkkkkkkkkkkkk
realmente eu prefiro interfaces com visual o mais próximo possível do puro, mas eu até aceitaria uma customização profunda como essas da xiomi, azus e samsung se não fosse os excessos de bloatwares, realmente eles me incomodam muito
A Xiaomi até que não tem bloatware... A maior parte dos aplicativos pré instalados podem ser removidos ou desativados.
Os apps nativos como gerenciador de arquivos, calculadora e afins são muito superiores aos do Google.
Eu só consigo pensar em como vão fazer uma capinha para ele...
Igual as do Oppo Find X e afins com a parte de cima aberta para o mecanismo sair numa boa.
A galera dá um jeito.
Acredito que poderiam ter feito um design mais minimalista, fazendo o slide subir de forma vertical, mas ainda assim ficou muito bacana. Só que como eu, acredito haver muitos usuários que não levam em consideração a câmera na escolha do celular.
Por não ser a série carro-chefe da empresa, e pela tecnologia envolvida ainda estar passível de melhorias, talvez o que foi apresentado certamente poderia ter sido melhor, mas não por incompetência da empresa, e sim por limitações da própria tecnologia em questão.
Eu não achei defeitos no aparelho, muito pelo contrário. Mas para os exigentes de. Plantão, lembrem que pode vir mais variações do aparelho nos próximos anos. Tipo: a80 2020, a80 2021, ou com outro nome e a mesma tecnologia de câmera.
Só especulando, talvez seja um teste para futura implementação nos top, obviamente com mecanismo e sensores mais compactos, com os consumidores mais adaptados a esse sistema.
É o tipo de coisa que parece que vai estragar com 3 meses de uso.
Para mim não é novidade , tive em 2009 o Nokia 3150 o qual também possuía câmera giratória , o que girava na realidade era o teclado , era um gadget com uma.camera para fotos principais e selfies (nao era moda na época)
Trata-se de um espetacular smartphone, com mecanismo bem interessante de câmera. Só não leva nota máxima por não ter slot para uso de micro sd e entrada P2.