Fabricantes Android vão na contramão ao copiarem o visual do iPhone X?
Uma das grandes surpresas de 2017 foram as telas na proporção de 18:9, reduzindo assim as bordas frontais dos smartphones. A Samsung foi a empresa que melhor implementou essa característica em seus produtos à nível global, unindo o visual chamado de borderless com a famosa tela edge, resultando no que a empresa chama de tela infinita. O que vemos nos topos de linha é bastante positivo e, obviamente, esse padrão já está tomando conta do mercado. Acontece que algumas fabricantes Android resolveram buscar inspiração na Apple, o que me faz pensar no momento: estamos indo na contramão?
A gente sabe que a Apple irá reciclar esse visual do iPhone X por ao menos três anos afim de montar mais duas gerações de dispositivos com esse padrão. Logo, qualquer fabricante que se inspirar no design da empresa da maçã terá a certeza de que o visual do seu produto não ficará obsoleto em pouco tempo, sobretudo no que diz respeito ao aspecto frontal sem bordas com o recorte superior que é bastante questionável, diga-se de passagem.
Acontece que no universo Android as coisas são bem diferentes, visto que as marcas não podem apostar por um longo período na mesma linha de design, vide Sony, por exemplo. A rejeição nesses casos é bastante grande, logo, ou as empresas lançam algo que possa se diferenciar diante da concorrência ou buscam inspiração em Jony Ive para se manterem no jogo.
Além do exemplo que dei acima sobre a Samsung, o que pouca gente não leva em consideração é a linha de design que a Google costuma criar em parceria com outras fabricantes todo ano, como HTC e LG, e que também podem servir de referência para outras fabricantes Android. O LG Q6 e o Pixel 2 XL, por exemplo, compartilham de um visual semelhante e que nos dá a impressão de que estamos diante de suas criações com particularidades exclusivas do mundo Android. Quando olhamos para outros produtos já lançados ou que serão anunciados e estão vazando na internet, como o Zenfone 5 (2018), que vazou pelas mãos do Android Place Blog, e o Huawei P20 Lite, por exemplo, a impressão que fica é outra:
A comparação com o iPhone X nesses casos é inevitável, certo? Além do aspecto frontal, temos a traseira semelhante, no caso do Huawei, e em ambos os produtos vazados encontramos as mesmas linhas e contornos da Apple. Os exemplos que mencionei mais acima, contudo, são provas de que é totalmente possível atender ao visual borderless sem deixar o notch, o entalhe superior, semelhante ao visual do iPhone X. O Galaxy S8, o Mi Mix e LG G6 reforçam ainda mais essa ideia.
É claro que uma fabricante asiática dificilmente conseguirá criar uma linha de dispositivos pensada especialmente para o Brasil, pois culturalmente aqui nós temos a concepção de que essas inspirações não passam de cópias, diferente do entendimento que usuários chineses dão a esse tipo de projeto. Na China, copiar o visual do concorrente é visto como uma espécie de referência ou homenagem, o que contribui para tornar determinado padrão mais popular e acessível.
Sabendo que isso iria respingar no universo Android, o Google está implementando no Android 9.0 P o suporte nativo ao notch, que irá adaptar o sistema em telas que tiverem essa janela na parte superior, como os modelos mostrados que parecem com o iPhone X e também outros que seguem uma bordagem visual mais diferenciada, como o Essential PH-1. A expectativa agora gira em torno das empresas que não aderiram ao visual sem bordas até o momento, como a Motorola e a Sony. Será que elas irão pelo caminho da Samsung, LG e Google ou irão colocar no mercado algo mais iPhone X?
O que você acha? As fabricantes estão certas ao tentarem competir com o iPhone dessa forma?
android copia a apple.
não precisamos de telas grandes!
morreu? telas grandes!
Eu queria era os aparelhos pequenos de volta, como os Xperia Mini
Se tivesse um bom apelo, não teria caído em desuso.
E não tem apelo o suficiente para se sustentar.
Este visual do Iphone X é simplesmente horrorível.. sem mais.
Querem copiar um design frontal? Que copiem do Oneplus 5t (com ou sem bordas curvas).
Não há margem de erro, é sucesso total. Ficou excelente o design frontal deste aparelho, com aproveitamento de tela excelente e super discreto.
Muitos falam que esse visual do iPhone X aproveita mais a tela, mero detalhe
Um dia estava andando na rua quando vi um smartphone com as bordas consideravelmente grandes e brancas, de imediato identifiquei-o como um Iphone, é justamente isso que a Apple busca em todos seus dispositivos, IDENTIDADE VISUAL. Não é precisa saber qual modelo desde de que reconheça que é um Apple. Hodiernamente é possível ver bem uma empresa "Android" entrando nessa "vibe"que é a Motorola, quem não identifica hoje logo de cara a traseira de um moto ? pois é, identidade visual, acho bacana empresas como a Samsung que criou a sua, isso gera reconhecimento e fortalece a marca, é difícil julgar uma empresa por copiar, o bom deve ser copiado e o ruim melhorado .... Na minha opinião o status e exclusividade de se ter um Iphone X "10" pode ter contribuído para essa semelhança tão grande ou talvez seja apenas coincidência criativa.
eu acho feio demais essa design de tela com "chifres"
Verdade seja dita: não vai ter um aparelho que realmente implemente bem o bezel-less enquanto não for possível colocar todos os sensores por baixo da tela. Ou as bordas vão crescer na parte superior e inferior (como no S8) ou vai ter esse catombo (que só não é mais feio do que a verruga do Essential). E eu só vou comprar um aparelho com uma tela desse tipo quando esse dia chegar (o que, além de demorar muito, vai ter de aguardar eu enjoar do S7).
Mas pra ter os sensores abaixo da tela tem q ter um display oled transparente, q não é, ainda, tão bom quanto os amoleds, então vai demorar
Eu realmente espero que essa horrível moda notch não pegue, principalmente nos celulares da Google. Se for pra fazer cópia descarada de design, é melhor usar abandonar o Android e usar o original.
A manchete correta seria: MONTADORAS Android vão na contra mão copiando o visual do ESSENTIAL PH-1?
A maior parte da inprensa (que se diz) especializada vive fomentando as copias da marca da maçã, como se fosse ela a criadora de várias coisas.
A Apple que popularizou. Essential Phone foi um fracasso.
O mesmo com a entrada p2. Uma outra fabricante já tinha retirado antes da Apple, mas foi ela que movimentou o mercado.
O único notch q essas empresas estão copiando é o do iphone x o do essential ph1 é só a câmera e ninguém ta fazendo isso.
Acho que a Samsung produziu em excesso (para mim, proposital mesmo..he!) essas telas encomendadas pela Apple.
Nada como vender os excedentes para outros fabricantes, não é mesmo!
Porra, o cara se forma designer de produto, vai pra uma empresa deste porte e o supervisor de projetos pede pra ele copiar o projeto alheio que tá bom demais; o cara deve ser um frustrado, mesmo! Kkk
Sinceramente, esse comportamento é normal em indústrias, veja só nos veículos como isso é corriqueiro.
Eu não compraria um smartphone com essa tela. Só dê ver já dá agonia... Rsrsrsrs...
Já disse aqui e repito, esse negócio é horroroso!!! Tomara que a Samsung não copie essa porcaria, porque senão terei que mudar de fabricante. Agora, se todas aderirem, não sei o que fazer a não ser adotar, muito a contragosto, ou esperar algum tempo, até que essa opção seja abandonada, pois acho que esse entalhe não terá vida muito longa (espero!!!).
Na Apple, parece que foi uma gambiarra para aumentar a tela, que, assim que possível voltará à normalidade. Em 2 ou 3 anos, tiram o entalhe e tratam como "revolução", as telas voltam como são hoje e as outras copiam. Quem não fizer esse movimento "errado", não precisa desfazer.
Esse notch é totalmente ridículo! Além de ser visualmente desagradável, funcionalmente é completamente desnecessário! Prefiro mil vezes o visual do S8, Redmi 5, LG Q6, Multilaser MS80, entre outros.