Será que as atualizações do Android ainda importam tanto assim?
Cada vez nos importamos menos com o fato de nosso smartphone se atualizar para a última versão do Android. Os tempos estão mudando. Nem nós, nem nossos telefones necessitam dos updates. Qual é a razão? Refletindo aqui, enumerei alguns dos fatores que fazem com que uma nova edição do sistema operacional do Google não seja mais uma prioridade.
Em março de 2016, apenas 2,3% dos smartphones Android trazem o Marshmallow 6.0. Cerca de 34% ainda usam o KitKat e 35% têm o Lollipop. Ou seja, quase 70% dos usuários usam as versões 4.4 e 5.0. E tudo bem. A vida segue.
Cerca de 70% dos usuarios Android usam o Kitkat ou o Lollipop. E a vida segue.
A cada ano, nas mesmas datas, a nova versão do Android vê como sua penetração é reduzida a um número cada vez menor de aparelhos. Me lembro perfeitamente quando as pessoas ficavam loucas quando o Galaxy S4, no longínquo ano de 2013, seria atualizado para o Android KitKat. A expectativa gerada, a briga entre os que recebiam e os que não eram contemplados, as formas de tentar atualizar o aparelho. Foram meses de loucura.
Todo mundo buscava na internet os mais variados truques para atualizar seu aparelho, principalmente através de ROMs. Mas a ansiedade por receber a nova versão do Android está em extinção. Eu, pessoalmente, tenho um Z3 com Lollipop, no qual não espero nada. E se o Marshmallow não chegar, não será o fim do mundo.
Estas podem ser algumas das razões para que nos importemos cada vez menos em receber a nova versão:
1. Resignação generalizada
Nós já aprendemos a lição. Nosso fabricante possivelmente não irá atualizar o aparelho que compramos, e também não veremos o Marshmallow cair do céu. Logo, vamos ocupar nossa cabeça com outras coisas, já que temos problemas suficientes para ficarmos nos importando se teremos 5.0, 5.1 ou 6.0.1. Tanto faz.
Sabemos que, salvo exceções, apenas uns poucos privilegiados (e os usuários da Motorola) receberão a nova versão. É isso, ou compramos um smartphone novo. Logo, qual a necessidade de nos preocuparmos com algo que não vamos ver em nenhuma hipótese até que tenhamos um outro aparelho?
2. As diferenças entre as versões do Android são mínimas
As últimas versões do Android – sobretudo depois do KitKat – não nos trouxeram melhorias imprescindíveis. Tanto o design como a usabilidade chegaram a um topo com a versão do chocolate e, agora, as novas edições do sistema nos trazem apenas pequenos aperfeiçoamentos de rendimento ou mudanças de design. E nossos telefones podem viver perfeitamente sem eles.
Sim, o Marshmallow traz o Doze, que melhora nossa bateria, mas, com exceção do Nexus, as mudanças são bem pouco perceptíveis no resto dos aparelhos - isso quando não acontece algum tipo de problema.
3. Nosso smartphone já entrega o que precisamos
Vamos supor que o último telefone que você comprou foi em 2014 ou 2015. Provavelmente, ele tem o KitKat ou o Lollipop e 1,5 / 2GB de RAM. Logo, nada justifica nossa ansiedade por uma atualização, porque seu telefone já rende perfeitamente.
O nível atual de maturidade da indústria de smartphones faz com que os aparelhos que temos hoje apresentem um número muito pequeno de problemas. Se algo nos aborrece, instalamos um launcher e pronto. Nós não somos como os usuários de iOS, que ficam loucos por cada update, ainda que eles tenham mais problemas do que soluções a cada nova versão.
4. Os skins das fabricantes e as versões chinesas fazem com que os novos Androids fiquem “diluídos”
Isso ocorre tanto com a Samsung, quanto a Sony, LG e também os fabricantes chineses. O que notamos nas novas versões? Três botões diferentes do menu?
O fato é que os skins das fabricantes escondem as atualizações, sendo que as adaptações do software se baseiam em formatar o Android a sua imagem. E apenas os usuários percebem as mudanças. Portanto, por que vamos nos preocupar?
5. O Android 4.4 e o Android 5.0 já são perfeitos
Vamos ser sinceros: qualquer smartphone com Android 4.4 e 5.0 funciona perfeitamente. O Marshmallow até melhora o rendimento e a bateria, mas o resto são detalhes de pouca importância. O Android vai seguir se aperfeiçoando, mas ele não reinventará a roda. Assim, ficaremos bem contentes com o Lollipop e o KitKat, obrigado.
E qual a sua opinião? Você fica ansioso com a chegada de uma nova versão do Android ou dá na mesma atualizá-lo ou não? Deixe sua opinião!
Será? Eu to passando raiva. Atualiza e TBM tira recursos. Comando de voz so piorou. Inclusive até o da moto x force. Tiram recursos. Inviabilizou alguns comandos com update. Sem dizer que o laucher fixa no Google now agora. ANTES tinha mais recursos. Agora menos. Os updates fodem os celulares velhos pra forçar a pessoa comprar novos. O exemplo e o Galaxy S3. Que ficou totalment lerdo nas versões novas. Quando coloca uma stock dela roda liso. E não adianta dizer que e outra tecnologia. Eles fazem de propósitos. Windows 10 tbm segue a mesma filosofia de limitar cada vez mais a liberdade e controle.
E eu QUERO volta pra 5.1 mas os fdp vive pergunta ndo se quero atualizar a versão toda hora, ate chegar aa stressar e atualizar. Isso é abuso e forçar atualização. Vc n pode escolher o q Será atualizado. Têm como desativar os avisos de atualização de uper irritantes?
Mateus você disse tudo, A Apple também pensa assim, você atualiza o android este android mais novo puxa mais, com isso a pessoa sente forçada a comprar qualquer marca que for que possui android, o Windows também pensa assim, eu tenho raiva de Bill Gates a segurança é uma porcaria, em quanto o linux a segurança e ótima, o Windows foi atualizando cada vez mais os computadores precisando mais de RAM mais de núcleos no processador, com isso o Bill Gates ganha mais, e outra coisa, o Sistema da Apple é baseado no linux, Apple nada mais é do que o linux rápido não trava, pago que pegar programas do Windows
Atualizações importam e muito. Você compra um aparelho de 1700 por exemplo,pra ficar com ele uns 2 anos e esse tempo tudo preso no mesmo sistema ??
O motivo que mais faz sentido é o último. O Android atingiu o "estado da arte" sistêmico na versão 4.4 Kitkat, e desenvolveu a linguagem de design perfeita no Lollipop.
Depois disso, há muito pouco a melhorar na experiência para smartphones (bem diferente da era jurássica das versões 2.x) e as mudanças passaram a ser apenas incrementais. Bem vindas, mas não mais essenciais.
O que é mais relevante agora é levar o sistema a cada vez mais dispositivos diferentes: carros, TVs, casas, relógios de pulso, jóias e até a estação de trabalho na sua mesa (algo que eu desconfio que vai acontecer agora, no N).
importa mas tb nao é tudo e essencial;
As atualizações importam sim, isso se a dona Google e as fabricantes Android querem ter a minima competição com a Apple e o IOS que oferece atualizações apor pelo nos 4 anos apara seus aparelhos, nós consumidores não queremos um SO largado a ver navios, queremos respeito e segurança e nossos aparelhos sempre atualizados ou vamos a comprar de empresas que ofereçam melhores serviços.
Cara, a Google é bem competente em atualizar os Nexus, que ficam atualizados por 3 anos. Não chega perto dos 5 do iPhone 4S, mas é uma boa marca.
As fabricantes, essas sim são bem incompetentes.
Não misture Google e fabricantes quando o assunto é atualização do Android porque os dois casos funcionam de maneiras distintas.
n interessa tanto assim, pq se não a Samsung n era a fabricante q mais vende smartphones
O aparelho mais tem mais valor com novas atualização é... Matéria sem pé nem cabeça
Ter o smart atualizado é bom, mas fax tempo que parei de me importar com isso. Tinha um Moto X 2 com o 6.0, e troquei por um Galaxy A7 com 5.0.2 e nem liguei, a bateria do A7 tá satisfazendo o meu uso diário, coisa que o X2 estava me deixando na mão (mesmo tendo careegador turbo, é chato ficar toda hora na tomada)...
Não importa só se for pra você. Ninguém pode tem culpa que só alguns top de linha e os Moto, atualizem. Já estou aguardando a 6.0.1 no meu Moto G3
Tô feliz com Lollipop 5.1.1
Nesse mundo em que vivemos onde as empresas buscam sempre uma forma de nos fazermos ter a necessidade de trocar de aparelhos, carro, TV e etc...
Sempre vão achar um jeito de fazer com que tenhamos tocamos nossos equipamentos. Sendo pelo software ou mesmo por problemas que acabam acontecendo com o tempo. A própria bateria que sabemos que tem dia e hora pra dar defeito e ainda fazem aparelhos lacrados, pra cairmos nas mãos das assistências técnicas.
Cara tô de boa com meu Sony no Lollipop. Quando comprei era KitKat. Nota: No KitKat a bateria durava dois dias tranquilo! (Como dizia a propaganda na época) atualizou para Lollipop e perdeu autonomia da bateria de forma extrema.
No entanto eu gostei da nova interface e compatibilidade com alguns apps.
Não estou super ansioso pela nova versão se vier bem, se não tudo bem também rs
Faço das suas, as minhas palavras!
Atualização Android é muito relativo, são poucas mudanças de uma versão para outra. E a cada atualização, o smartphone perde o desempenho que tinha antes :(
Meu Xperia Z2 tenho vai fazer 1 ano e meio. Ele está no Kitkat 4.4.4 e se o Marshmallow não prestar vai ficar no 4.4.4 para sempre porque o SO atual já me satisfaz bem e o que realmente importa são os recursos que esse aparelho me oferece.
O aparelho pode ser atualizado por 5 anos, mas se vem todo bichado e com desempenho ruim de nada adianta --''
Note 4 aqui esperando a 6.0.1.
melhor rom dele foi a que veio. 4.4. bateria era muito boa mais muito mesmo. aí vem as atualizações de piorar o cel...
hj em dia a bateria dura 4h, o contador de bateria e bugado. (comprei uma bateria nova e continua).
Muitos desses Kit Kat não suportam uma atualização, ficam muito lentos.
Como sempre digo: nem sempre vale a pena fazer a atualização. Nunca vou esquecer um iPhone 4S que eu comprei com o IOS 6 e a Apple me forçou a atualizar o aparelho para o 8 ou 9 (não me lembro qual a versão) e o smartphone ficou lento e cheio de problemas. Não consegui restaura a versão 6 e acabei voltando para o Android. Essa também não foi a única. Já tive diversos Samsung e, na maioria das vezes, a performance do celular piorou e muito! Agora mesmo, comprei um A3 que veio com o KitKat e, quando atualizou para o Lollipop, perdi a conexão 4G. Até descobrir como resolver o problema, fiquei 5 dias sem acesso ao 4G !!! Também já testei TODAS as novas versões do Windows mas acabei voltando para o Seven porque além de não ter problema com drivers, a máquina funciona muito bem, é rápida e confiável !!!