Xiaomi trabalha em recurso para "substituir o céu" em fotos
Quem curte fotografar já passou pela experiência de ver uma bela foto "arruinada" porque o céu não estava bom. Talvez tenha ficado superexposto, ou estava nublado, ou as cores não ficaram tão boas quanto a olho nu. De olho nesse problema, a Xiaomi está trabalhando em um recurso que irá garantir um céu perfeito nas fotos feitas com seus aparelhos.
Por enquanto conhecido como "Sky Replacement" (algo como "substituição do céu), o recurso será integrado ao app de galeria dos aparelhos da fabricante, e funciona substituindo o céu original da sua foto por várias versões estilizadas, como um perfeito céu azul, um pôr do sol dourado ou avermelhado. Além disso, o app ajusta a luz no restante da imagem, para que a cena pareça mais natural.
- Os smartphones Android com as melhores câmeras no momento
- Estes apps transformam seu Android em uma câmera (quase) profissional
- Review do Xiaomi Mi 9
O recurso foi descoberto pelo polonês kacskrz, membro do site XDA-Developers, que também fez o vídeo acima. Aparentemente, ele fará sua estréia em três aparelhos atualmente em desenvolvimento pela Xiaomi, de codinomes Raphael, DaVinci e Pixys. Segundo o site, Raphael e DaVinci seriam aparelhos topo de linha, baseados no processador Qualcomm Snapdragon 855, e Pixys seria a versão MIUI de um aparelho Android One, sucessor do Mi A2.
E você, concorda com estes recursos para "aprimorar" fotos, ou acha que as câmeras devem se limitar a retratar exatamente a realidade? Deixe sua opinião nos comentários.
Fonte: XDA-Developers
Pode vir. Tá tudo aberto! Vai dar praia... Kakakaka
hoje em dia, se a imagem da pessoa na foto é totalmente diferente dela na vida real, porque o céu têm que ser igual também né rs
Parece muito interessante esse recurso.
Pós processamento ajuda, mas vocês estão querendo um milagre... Quer foto boa, perfeita, que retrate o modo natural? DSLR tá ai pra isso, compre uma máquina de uns 4k, uma lente de mais 2/3k e tire aquela foto FODA do céu.
Pq se vocês acham que pós processamento vai fazer o que uma DSLR faz, então vocês estão viajando legal na maionese. Olha o tamanho dos sensores de uma câmera profissional para uma de celular. Poxa gente, não forcem, se fosse tão simples ter uma qualidade impecável, DSLR nem existiria mais.
Independente de ser uma DSRL com lentes especiais, sem lentes especiais ou um celular, o céu nublado continuará nublado, por mais perfeita que seja a foto. Qualquer filtro ou pós-processamento, já não é real. Lembrando: fotógrafos profissionais editam suas fotos também. DSRL não é perfeita.
O PICNIC já faz isso, tem o mesmo princípio... Eu não gosto de tirar a naturalidade das fotos
Cada vez menos fotos naturais... péssimo.
Pessoalmente, acredito que a ideia de utilizar recursos IA para "corrigir" a fotografia é super válido, no sentido de entregar nas imagens exatamente o que se enxerga a olho nu, talvez até com sensíveis e quase imperceptíveis melhoramentos. Aumentar o realismo e o resultado final, com base em IA, ao invés de precisar instalar sensores caríssimos, é uma ideia muito interessante.
No entanto, diante da possibilidade em se ignorar completamente a realidade e inserir imagens como um "por do sol avermelhado" onde não existe, nesse caso acredito ser um exagero. Assim que isso se popularizar, aos poucos já não se poderá mais distinguir a realidade das montagens. Muito disso já ocorre com correções faciais e equilíbrio de cores, mas agora até o céu ser completamente substituído? Não sei.
As redes sociais já são um antro de "aparências" que em nada condizem com a realidade, me incomoda isso, mas a tendência é que esse cenário apenas se agrave.
Evidentemente que toda iniciativa de desenvolvimento de tecnologia é super válido, tudo de inovador deve ser estimulado, empresa alguma é responsável pelo uso daquilo é que disponibilizado no mercado de consumo. Mas... paciência.
Investir em um bom pós processamento nas fotos nada né .
Jairo, quem garante que não estão investindo? Veja nosso review do Mi 9 (linkado no texto), onde o autor afirma que a câmera do aparelho "oferece imagens de qualidade excepcional em quaisquer condições".
Bem mais útil que o modo LUA.
Ia citar justamente o modo "lua" da Huawei, hehehe. Como o amigo ali em cima disse, alterar a foto para melhorar o que se vê "a olho nú" eu também concordo. Mas alterar completamente a realidade, seria mais interessante eles terem investido para melhorar o pós-processamento das imagens para chegar no nível de um Pixel por exemplo (como o outro amigo citou). Mas, são só nossas opiniões...rs