Review completo do Google Pixel 3a: está tudo no lugar! (agora em vídeo)
Com o Pixel 3a, o Google entra no competitivo segmento dos smartphones intermediários. Mas que sacrifícios você tem que aceitar em comparação com o Pixel 3? Menos do que o esperado, como mostra o nosso review do mais novo aparelho da Google.
Prós
- Formato ergonômico
- Alto-falantes estéreo
- Câmera excepcional
- Ótima autonomia de bateria
Contras
- Sem carregamento sem fios
- Sem slot para cartões SD
- Design um pouco "datado"
Gostinho de Pixel por 400 dólares
O Google Pixel 3a estará à venda a partir do dia 8 de maio na Google Store, com preço de 399 dólares (cerca de R$ 1.580). Novamente as cores disponíveis tem nomes engraçadinhos como "Just Black" (Apenas Preto), "Clearly White" (Claramente Branco) e "Purple-ish" (Algo como “Arroxeado”). Além do próprio smartphone, na caixa você irá encontrar um cabo USB Tipo C, uma fonte de alimentação de 18 watts, um adaptador USB Tipo A para USB Tipo C e fones de ouvido intra-auriculares com plugue P2.
Google Pixel 3a – Desenho & Qualidade de Construção
À primeira vista o Pixel 3a pode ser facilmente confundido com o Pixel 3. Isso graças às bordas bem largas acima e abaixo da tela, à tampa traseira em duas partes e câmera traseira única. Infelizmente, o design do Pixel 3a parece um pouquinho “datado” se você olhar para as telas 18:9 que já ocupam a frente inteira dos concorrentes.
À segunda vista, no entanto, a falta do alto-falante frontal inferior e da segunda câmera frontal, bem como a moldura lateral brilhante são perceptíveis. A diferença fica ainda mais clara se você pegar o Pixel 3a na sua mão. Graças à carcaça de policarbonato, o novo Pixel é muito mais leve, com 147 gramas. E considerando o material, o conjunto cai muito bem em suas mãos.
Uma das razões para isso é o design monobloco, sem interrupções entre as laterais e a traseira, como no Pixel 3. O Google fez um bom trabalho aqui. Mas eu sou um ponto fora da curva: ao contrário da tendência atual, sempre prefiro plástico ao vidro, especialmente porque sou muito desajeitado.
O acabamento é bom. Não há fendas desiguais ou bordas afiadas aqui. O que eu não gosto muito, no entanto, é o quão profundas são as aberturas para os alto-falantes e microfones na parte de baixo. Poeira e sujeira se depositam facilmente ali. Além disso, infelizmente o Pixel 3a não está oficialmente protegido contra a entrada de água e poeira.
Não há o que reclamar da tela
O Google Pixel 3a tem uma tela OLED de 5,6 polegadas no formato 18,5:9 com uma resolução de 2.220 x 1.080 pixels (FHD +) e é, portanto, ligeiramente mais longo e mais largo que o Pixel 3. A tela é bem convincente, com cores fortes, alto contraste e um preto profundo.
A legibilidade é boa, mesmo sob luz direta do sol, graças ao brilho suficientemente alto da tela. À noite o brilho pode ser ajustado com precisão suficiente para não ser exagerado. Quem quiser ajustar as cores pode escolher entre os perfis "Natural", "Enhanced" e "Adaptive", mas um ajuste manual da temperatura de cor não é possível.
Um possível problema pode estar sobre a tela, onde foi usado um tipo de vidro chamado Dragontrail, não tão resistente quanto as versões mais recentes do Gorilla Glass. Embora o Pixel 3a tenha sido tratado com o maior cuidado nos últimos dias, os primeiros arranhões na tela já são visíveis. Aconselho o uso de uma película.
Android puro, com todos os recursos dos Pixel
É claro que o Pixel 3a vem com o Android 9 Pie puro e a promessa de pelo menos três anos de atualizações do Android e patches de segurança do Google. Mas também há algumas surpresas: o Google deu ao Pixel mais barato quase todos os recursos de software que podem ser encontrados em seus irmãos mais velhos.
Isso significa que recursos como Now Playing, Active Edge e virar para silenciar estão inclusos. E não podemos nos esquecer do suporte via chat e telefone diretamente no smartphone, caso você encontre problemas. Nem todos os fabricantes oferecem isso. Você só vai ficar sem os papéis de parede animados (mas dá pra instalar eles à parte).
No entanto, o software não oferece muito em comparação com as skins de outros fabricantes. A interface só pode ser adaptada ao seu gosto dentro de limites estritos, e isso vai mudar muito pouco mesmo com o Android 10 Q, fora o “modo escuro” que deve ser adicionado ao sistema.
Excelente desempenho no dia-a-dia
O Pixel 3a não usa um processador high-end ou um dos novos chips da série 700 da Qualcomm, mas sim o Snapdragon 670, que vem acompanhado por 4 GB de RAM. O Google nos diz que o chip foi escolhido à dedo porque apesar do desempenho um pouquinho inferior ao do Snapdragon 710, por exemplo, ele é mais eficiente no uso de energia.
Além disso, muito trabalho foi feito no software para obter o melhor desempenho possível. Isso é visível nos benchmarks, porque o Pixel 3a oferece um desempenho sólido para o uso diário e dificilmente é mais lento do que o Pixel 3 ao abrir aplicativos ou na multitarefa. A história só é diferente nos jogos graficamente complexos, em que o novato tem tempos de carregamento muito mais longos.
Google Pixel 3a: resultados dos testes comparativos
Device | Google Pixel 3a | Xiaomi Mi 9 SE | Nokia 8.1 |
---|---|---|---|
3D Mark Sling Shot ES 3.1 | 1.813 | 2.067 | 1.830 |
3D Mark Sling Shot Volcano | 1.747 | 1.990 | 1.745 |
3D Mark Sling Shot ES 3.0 | 2.647 | 2.944 | 2.688 |
3D Mark Ice Storm Unlimited | 26.945 | 29.177 | 28.942 |
Geekbench 4 (Single/Multi) | 1.494 / 5.912 | 1.881 / 5.965 | 1.837 / 5.934 |
Passport Mark Memory | 12.456 | 12.361 | 12.509 |
Passport Mark Disk | 54.076 | 61.318 | 51.940 |
Como você pode ver nos benchmarks, o desempenho do Pixel 3a (Snapdragon 670),não é tão diferente do Nokia 8.1 (Snapdragon 710) ou do Xiaomi Mi 9 SE (Snapdragon 712) a ponto disso ser perceptível no uso diário.
Para alguns os 64 GB de espaço interno podem não ser suficientes, e não há slot para cartões microSD nem versões com mais memória interna. Mas se você realmente precisa de mais de 64 GB de espaço em um smartphone, provavelmente não é parte do público alvo do Pixel 3a.
Por fim, o Pixel 3a traz a bordo o chip de segurança Titan M, que entre outras coisas melhora a segurança do gerenciador de inicialização, da tela de bloqueio e da memória interna criptografada.
Entrada para fones e som estéreo
O Pixel 3a pode não ter dois alto-falantes frontais, mas isso não significa que você ficará sem som estéreo. Ele está presente graças à combinação do alto-falante para chamadas na parte frontal e do alto-falante externo ao lado do conector USB Tipo C. Ambos fornecem um som decente com agudos e graves bem equilibrados , com o alto-falante frontal um pouco mais silencioso do que o de baixo.
Outra mudança no Pixel 3a é que a Google trouxe o conector de fones de ouvido de volta, e até inclui na embalagem fones com o tradicional conector de 3,5 mm, que tem som satisfatório. E graças ao equalizador integrado ao sistema, você também pode adaptar o som ao seu gosto.
Vem com a super câmera do Google
A câmera é outro recurso especial do Pixel 3a, porque ele usa exatamente o mesmo sensor (Sony IMX363) que seu irmão high-end. Isso significa resolução de 12,2 megapixels, abertura f/1.8 e ângulo de visão de 76 graus.
Mas é claro que não basta usar o mesmo sensor. O software é crucial na qualidade das imagens, e o Google sabe disso melhor do que ninguém. O aplicativo da câmera tem todos os mesmos recursos de câmera que o Pixel 3, incluindo o Modo de Visão Noturna, o Photo Box e o Top Shot.
Outra novidade é o modo Time Lapse, que condensa entre 50 e 1.200 segundos de gravação em 10 segundos. Durante a gravação a tela escurece após um curto período de tempo, a fim de economizar energia. Este modo também está chegando aos poucos aos outros smartphones da linha Pixel.
O Pixel 3a não tem o co-processador “Pixel Visual Core” dos modelos mais caros, mas de acordo com o Google seus engenheiros de software conseguiram otimizar os cálculos importantes relacionados a imagem para que eles possam ser executados com velocidade semelhante no SoC Snapdragon.
No final das contas, o que isso significa? É simples: o Pixel 3a oferece a mesma experiência de câmera que os modelos mais caros, e praticamente não há diferença na qualidade de imagem quando se trata de detalhes e nitidez. No entanto, as cores do Pixel 3a geralmente parecem um pouco mais vivas, e as imagens feitas com o Pixel 3 parecem quase pálidas numa comparação direta.
Diferenças de tonalidade nas fotos acima, feitas com o modo de visão noturna, são principalmente devido a diferentes interpretações do algoritmo no instante em que a foto foi feita. Em termos de detalhes, os dois smartphones estão no mesmo nível. A propósito, você pode gravar vídeos em 4K a 30 FPS e usar a combinação de estabilização de vídeo óptica e eletrônica.
Com a câmera frontal a história é um pouco diferente. Há apenas um sensor aqui, mas pelo menos ela oferece um ângulo de visão de 84 graus, o que é um “meio termo” entre as duas câmeras frontais do Pixel 3. No entanto, a qualidade de imagem das selfies noturnas é visivelmente pior. Você pode ver isso claramente olhando apenas o canal azul das imagens (veja comparação abaixo). Mas à luz do dia você dificilmente notará alguma diferença.
Veja todas as fotos tiradas com a câmera do Google Pixel 3a.
Não falta energia ao Pixel 3a
Olhando a ficha técnica, a bateria de 3.000 mAh do Pixel 3a parece um pouco pequena. Mas no teste, o novo smartphone da Google se saiu muito bem e deixou para trás aparelhos como o Samsung Galaxy S10.
Em um dia normal, ouvindo música ou podcasts por cerca de quatro horas, verificando as redes sociais regularmente, fazendo uma transmissão para o YouTube pela rede móvel durante uma hora e escrevendo incontáveis mensagens de bate-papo, geralmente há pelo menos 60% de bateria no caminho de casa. Mesmo com uso intenso ele facilmente chegará ao fim do dia , e o tempo total com a tela ligada chega a seis ou sete horas.
Uma bateria vazia pode ser rapidamente recarregada graças à fonte de alimentação de 18 Watts e à tecnologia de carregamento rápido. Com ela você ganha 56% em 30 minutos, ou carrega completamente a bateria em uma hora e meia. Não há carregamento sem fios.
Google Pixel 3a – Especificações Técnicas
O intermediário do Google é um verdadeiro Pixel
Por 400 dólares, o Pixel 3a é um ótimo smartphone intermediário. No lado do software temos o Android puro, suporte direto no próprio smartphone e garantia de atualização por três anos. Além disso, há uma câmera superior, exatamente onde outros fabricantes de intermediários gostam de economizar, além de uma boa duração de bateria em um design bastante ergonômico.
Os engenheiros do Google primeiro pensaram em como oferecer a excelente câmera do Pixel 3 por um preço acessível.
Mas você tem que abrir mão do carregamento sem fios, selfies com a lente grande angular e um processador mais potente, bem como a resistência à água. É uma troca justa, se você não se importar com o design um pouco antiquado.
Até parece que os engenheiros do Google primeiro pensaram em como oferecer a excelente câmera do Pixel 3 por um preço acessível e só então escolheram o hardware ao redor dela, evitando cortar custos justo no recurso mais aclamado de seus aparelhos. E eles encontraram a fórmula certa.
E você, gostou do Pixel 3a?
Não sei qual é a pira da galera em ficar cobrando certificação IP sei lá o que de um intermediário... Quantos intermediários abaixo dos 2000 Reais à venda no Brasil vocês conhecem que têm isso? Haja má-fé...
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Espaço reservado pra alguem postar algo do tipo: "mas o meu Mi alguma coisa já tinha....."
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Será minha próxima aquisição, só não gostei no processador.
Um aparelho Android Go gourmet e só... Cade as certificações IP? Acho que só isso não é o bastante para concorrer com o Xr da fruta.
Venho do futuro e a Mi fez um aparelho melhor com preço mais barato! hahahah
Um dispositivo legal, com bom desempenho e um excelente câmera.
Pra mim, os únicos pontos negativos dele são o visual frontal e a falta do IP68.
por esse intermediário, dispensaria fácil alguns tops de linha, principalmente pôr causa da interface limpa
IDEM!
IDEM!
Eu pegaria o 3aXL, embora não goste da interface limpa
Finalmente nos Intermediários, quem sabe agora podem ter lucros e talvez até chegar pra cá...
Bom que dá mais esperança pra nós que compramos mais intermediários de que a Google tem cuidado com o sistema pra rodar bem não apenas nos tops e nos basicões com o Go
Eu vejo que a Google acertou a mão! Com a linha Pixel a Google tornou sua linha topo, e acabou deixando os velhos usuários de Nexus fora da festa, órfãos em sua maioria. Pode se criticar alguns pontos que a nova linha fique atrás de outros intermediários, mas é fato que a Google teve o cuidado de trazer a excelência em fotografia em um aparelho intermediário. Vamos aguardar como o mercado vai lidar com isso...
Achei sensacional esse aparelho... Pra quem quer camera realmente BOA, sem os frufrus das fabricantes e com o android em seu conceito puro. Aparelho sólido, barato e simples. Acho que vai vender bem.
O que me incomoda na Google é esse conservadorismo no design, que já era datado ano passado. No mais, aparelho interessante por um preço justo.
Contras
Design um pouco "datado"
É mesmo. Que falta de aproveitamento da tela. Vergonha Pixel
Creio que a Google poderia ser mais ousada e vender a 200 dólares. Poxa vida, corpo de plástico e tela em vidro shingling, pra acabar.
Daí vem os cara falar dos Xiaomi, que vem em alumínio ou vidro, Gorila Glass...
A equipe Google nem teve trabalho com essa câmera, só entrou no site do Celso Azevedo e pegou uma versão compatível, até meu filho faz isso. 🤣
Finalmente um intermediário que dá pra comparar a camera com um top de linha
Gostei. Embora não tenha dois alto-falantes frontais mantiveram o som estéreo, a tela amoled, as câmeras e o software excepcionais. O acabamento em plástico não me impediria de comprá-lo, desde que o valor não ultrapassasse os R$ 2.000.
O dispositivo em si, é até bonito, pelas fotos, parece com bom acabamento, e assim, completo. Os 4 GB de Ram, com 64 de armazenamento interno está muito bom. O grande problema, com toda certeza, será seu preço.