15 dicas para dar novo uso ao seu smartphone antigo
Muitos de nós possuem um smartphone aposentado em casa, geralmente de algumas gerações atrás, mofando no fundo de uma gaveta. Mas isso é um tremendo desperdício! Existem várias formas (e apps) para dar vida nova a seu antigo companheiro e transformá-lo em uma ferramenta de produtividade, entretenimento ou até mesmo em um aliado na segurança do seu patrimônio. Veja nossas dicas abaixo!
Transforme-o em um videogame retrô
Com alguns emuladores e um acessório como um controle (gamepad) Bluetooth, seu smartphone velho pode se transformar em um ótimo console portátil, capaz de rodar jogos do Nintendinho, Master System, Game Boy, Game Gear, Mega Drive, SNES, Neo*Geo, Arcade e muito mais.
E não é preciso muito poder de processamento pra isso: consigo emular Mega Drive a toda velocidade em um Motorola RAZR MAXX, um smartphone de 2012 com um processador Dual-Core de 1.2 GHz. Se o smartphone antigo for um modelo mais poderoso, você pode até conseguir rodar jogos de consoles mais modernos, como o primeiro PlayStation, PSP ou Nintendo DS.
Publicamos um artigo completo que mostra o passo-a-passo deste projeto. É fácil, rápido, não custa quase nada e garante horas de diversão". Basta clicar no link abaixo:
Use seu smartphone como controle remoto
Todos sabemos que os smartphones podem ser usados como controles remotos, mas quantos de nós realmente usam o telefone "principal" para isso? Muito poucos, eu diria. Mas se você tiver um telefone antigo que não precisa levar com você para todos os lugares, pode usá-lo como um controle remoto permanente, seja para seu PC, Media Center ou mesmo a TV e outros aparelhos.
Você pode usá-lo para controlar o iTunes, seu PC ou até sua TV, visto que esses dispositivos contam com Bluetooth e Wi-Fi na maioria dos casos. Com o Unified Remote você poderá usar o smartphone para controlar apresentações, reiniciar o computador, controlar conteúdo multimídia e, num aperto até mesmo substituir um teclado completo. O app é compatível com Mac, Windows e Linux, e exige apenas que tanto o PC quanto o smartphone estejam conectados na mesma rede de internet ou sejam pareados via Bluetooth, uma ótima opção.
Se você tem um Media Center com o Kodi (antigo XBMC), o Yatse é uma excelente opção de controle remoto. Com ele você tem controle total sobre a navegação e configuração de seu Media Center, e não precisará mais de um teclado ou mouse plugado a ele para navegar na interface. Quem fizer um upgrade (R$ 16,99) pode até fazer streaming de vídeo do Media Center para o smartphone.
Se seu smartphone tem um emissor infravermelho (IR), então você pode usá-lo como controle remoto universal, para comandar sua TV, DVD Player, Home Theater, ar-condicionado, aparelho de som, etc. O melhor app para isso é o Mi Remote, da Xiaomi. Ele já vem com ajustes pré-definidos para várias categorias de aparelhos, basta escolher o tipo, a marca e responder a algumas perguntas de configuração na tela. E o melhor: é gratuito e sem propaganda.
- Sete apps da Google que você provavelmente não conhece
- Como instalar apps que estão fora da Google Play Store
Chromecast, o salvador de smartphones
O Chromecast foi um sucesso inesperado para o Google: basta plugar um pequeno "rabicho" na TV e instalar um aplicativo no smartphone para colocar conteúdo na sua TV, seja do YouTube, Netflix, Spotify e muitos outros aplicativos que suportam streaming.
O truque é que o Chromecast é "burro", e precisa ser controlado por um smartphone capaz de exibir o conteúdo que você quer assistir na TV. Assim, você pode usar seu smartphone antigo em casa para comandá-lo e acessar todos os seus serviços favoritos, sem ter de gastar com uma "smart TV".
- Cinco formas de espelhar o celular ou o computador no Chromecast
- Os 20+ melhores aplicativos para o Chromecast
Smartphone antigo, novo Google Home
Vamos para um projeto mais complexo. Você pode converter um smartphone antigo em um Google Home. Mas el precisa cumprir alguns requisitos, então não pode ser muito antigo. O requisito mínimo é que o dispositivo possa entender os comandos "Ok Google", que não funcionam em todos os dispositivos Android. Felizmente, a maioria dos aparelhos que saíram de fábrica com o Android 5.0 ou superior são capazes disso. Mas isso não é tudo: você precisa de um alto-falante para conectar o dispositivo via cabo ou Bluetooth. E por fim, seu telefone precisa ter o Google Assistente.
Para a configuração inicial do Google em um smartphone antigo verifique primeiro se a detecção do Google está funcionando. Dê uma olhada nas Preferências do Google: Configurações > Google > Pesquisa, Assistente e Voz > Voz > Voice Match. Ative as opções Acessar com o Voice Match e Desbloquear com o Voice Match. Se necessário, configure sua voz seguindo as instruções na tela.
- "Ok, Google" não funciona? Saiba como resolver esse problema
- Melhores comandos de voz para usar com o Google Assistente
Vamos em frente: o smartphone deve estar permanentemente conectado a um carregador (para que reconheça o "OK Google" mesmo com a tela desligada) e a um alto-falante, é claro. Basta conectar os dois cabos e você está livre para começar. Diga "OK Google" e, quando o assistente surgir, faça uma pergunta. Por exemplo, diga "previsão do tempo".
Alguns aplicativos funcionam bem com essa configuração inteligente, mas não todos. Você precisará abrir alguns aplicativos manualmente e outros não serão compatíveis com todos os recursos. Você deve ir tentando e ver o que funciona em sua situação particular. Mas é muito útil para enviar SMSs, ver a previsão do tempo, gerenciar uma lista de compras, faqzer buscas simples e muito mais.
Use seu smartphone como um despertador
Se o seu smartphone antigo não tiver RAM suficiente nem para lidar com alguns jogos ocasionais, você ainda poderá utilizá-lo como um relógio de cabeceira. Arranje um bom app de relógio, como o Timely, e gaste alguns reais em um suporte de celular simples ou use um dock com alto-falante.
Não se esqueça de ativar o modo Daydream nas configurações de tela, assim você também pode transformar seu telefone em um porta-retratos digital ou apresentador de notícias.
Que tal um gamepad para o PC?
Não quer jogar no PC usando o teclado, mas também não quer gastar dinheiro com um gamepad Bluetooth? Ou talvez você tenha amigos em casa e esteja faltando um controle pra uma partida multiplayer. Não importa, com um app como o Mobile Gamepad você transforma qualquer smartphone Android, mesmo aquele seu velhinho, em um gamepad para o PC, conectado via Bluetooth ou Wi-Fi.
Além de funcionar como um controle genérico, o app também tem perfis específicos para vários jogos, com configurações de botões específicas. Experimente!
Transforme seu smartphone num GPS
Seu smartphone antigo pode ser um bom GPS para seu carro. Assim, você evita gastar bateria do aparelho atual, ou de expô-lo à luz e calor do sol pendurado no painel. Existem boas opções de apps de navegação como o Google Maps e o HERE WeGo mas um dos melhores é com certeza o Waze. Esse aplicativo é abastecido em tempo real com informações enviadas por outros motoristas, com dados sobre o trânsito, acidentes e obras pelo percurso.
Se você pensa em levar essa dica a sério opte em comprar uma base para encaixar seu dispositivo no painel do seu carro pois, além de mais seguro, isso evitará que você precise consultar o dispositivo manualmente.
Smartphone como scanner de documentos
Todos nós precisamos escarear algum tipo de documento de vez em quando. Mas você não precisa comprar uma multifuncional para fazer isso, pois temos uma dica ótima para aquele seu smartphone que está encostado.
O TinyScanner é um dos melhores apps para transformar seu smartphone em um scanner, com qualidade ótima de digitalização e recursos bem interessantes. Você tira uma foto do documento, marca as bordas e ele faz o resto. Em alguns segundos, você tem um PDF que pode mandar para o Google Drive, salvar no próprio smartphone ou enviar por e-mail.
Veja abaixo nosso tutorial completo para digitalizar documentos com o Android:
Usando seu smartphone Android como uma câmera de vigilância
Muitos smartphones antigos têm câmeras melhores do que muitas câmeras de vigilância, então por que não reaproveitar seu smartphone antigo e usá-lo para vigiar sua casa?
Use um app como o Salient Eye para transformar seu antigo Android em uma câmera de vigilância com detector de movimento, capaz de te avisar por mensagens de texto ou por e-mail se detectar um intruso. Segurança doméstica de baixo custo!
Smartphone como monitor de sono
Muitos usuários gostam da ideia de monitorar a qualidade de seu sono com algum aplicativo, mas tem medo de gastar bateria demais durante a noite e acordar com o aparelho quase "zerado". Em vez disso, utilize aquele seu smartphone antigo, mesmo sem internet, Bluetooth ou Wi-Fi como um monitor de qualidade de sono. Para isso indicamos o app Sleep Better, da Runtastic.
Você pode dormir com o dispositivo próximo ao seu travesseiro em modo de avião, e os dados são coletados através dos sensores e microfones. No momento em se define o alarme, por exemplo, é possível escolher qual o fator que mais afetou seu dia, como: alto consumo de cafeína, consumo de bebida alcoólica, dia estressante, entre outros.
A partir das noites seguintes, e através dos fatores apontados, o Sleep Better consolida um diário com informações coletadas e indica a melhor fase da lua para se dormir, fator que mais prejudica seu sono, tempo e percentual em que você dormiu ou acordou. Todas estas informações são entregues na forma de gráficos.
- Veja como usar o smartphone para dormir melhor
- Os melhores aplicativos para Android: o que não pode faltar no seu smartphone
O melhor de tudo isso é não ter que se preocupar com seu smartphone principal caindo da cama ou eventualmente se desligando durante a noite.
Converta-o em um monitor de bebê
Monitores de bebês são ideais para pais que acabaram de ter um bebê. Infelizmente, eles não são exatamente baratos. Alguns desses dispositivos custam de 80 a mais de 2.000 reais. Na verdade, seria mais barato usar um smartphone Android antigo com a ajuda de um aplicativo para monitorar bebês.
O melhor app que testamos é o Baby Monitor Annie. O aplicativo é fácil de instalar em dois smartphones. Um dispositivo é definido como o transmissor e o segundo como o receptor. Uma característica prática é que você também pode usar a câmera do smartphone transmissor para dar uma olhada no bebê.
Mas, claro, isso requer algum poder de processamento. Se seu smartphone antigo não aguentar o trabalho, você pode deixar o aplicativo no modo de áudio. Se o seu bebê fizer barulhos altos, o aplicativo informará você automaticamente.
O aplicativo Baby Monitor Annie é gratuito por 30 minutos de monitoramento de testes e, depois disso, há opções de assinatura baratas. O aplicativo também está disponível iOS, então os dois aparelhos nem precisam estar rodando o mesmo sistema operacional.
Use-o como um reprodutor de MP3
Mesmo na era dos serviços de streaming, os arquivos MP3 ainda são o formato mais comum para obter música em um smartphone. Coloque um bom cartão de memória em seu smartphone antigo, recheie ele com suas músicas favoritas e use um bom player como o Poweramp ou o excelente Musicolet (que é grátis!) para tocar suas playlists. Para máxima duração da bateria, coloque o smartphone no modo avião, o brilho da tela no mínimo usável e defina o tempo de espera dela para um valor bem baixo, como 30 segundos.
- Qual é o melhor aplicativo para streaming de músicas do momento?
- Estes são os melhores players de música para Android
Modem USB ou ponto de acesso Wi-Fi?
Você costuma viajar e quer dar acesso aos dispositivos que leva à rede? E você também tem um cartão SIM com um bom plano de dados? Então coloque esse cartão em seu smartphone antigo e transforme-o em um ponto de acesso à Internet. Para isso, abra o app Configurações e localize a seção Redes sem fio e outras. Toque em Mais > Compartilhamento e acesso portátil > Ponto de acesso Wi-Fi. Em Configurar ponto de acesso Wi-Fi você define o nome e senha da rede, e aí basta tocar na chave que diz Desativado no topo da tela para ativar o ponto de acesso.
Em alguns casos, você também pode fornecer acesso à internet para o seu notebook através de um cabo USB
Usando um smartphone para autenticação de dois fatores
Senhas já não são suficientes para proteger bem uma conta online. Muitos serviços (entre ele os do Google e do Facebook) já oferecem o recurso de autenticação em dois fatores, que é baseada no conceito de "algo que você conhece" (sua senha) e "algo que você tem" (seu smartphone).
Funciona assim: ao fazer login em um site com a autenticação em dois fatores habilitada, você precisará informar um código, que muda a cada login, que será enviado para o seu celular. A maioria dos serviços tem a opção de enviar o código via SMS, mas isso não é muito seguro.
Uma conta online é tão segura quanto sua autenticação de dois fatores. Mas onde o segundo fator deve ser gerado? Mensagens de texto são uma opção, mas na maioria das vezes você escolhe seu smartphone principal, mas não é uma boa ideia. Em vez disso deixe o smartphone velho em casa, instale um app de autenticação (como o Authy ou o LastPass Authenticator) nele e use-o para autenticar os logins no Google, Facebook, Amazon e muitos outros serviços.
Sim, com isso você só poderá fazer login nas contas protegidas em casa, mas isso significa que violações de segurança só serão possíveis em casa também.
Converta seu smartphone Android em um servidor de arquivos
Deseja acessar dados importantes enquanto você está em movimento, mas não confia em serviços em nuvem como o Dropbox, o Google Drive, etc.? Então use seu smartphone antigo como um servidor. Você pode não precisar mais do seu próprio NAS. Não importa se é e-mail, FTP, DNS dinâmico ou DLNA - aqui estão alguns aplicativos que irão ajudá-lo: Servers Ultimate (o mais completo), FTP Server, WebDAV Server.
Muitos dos novos usos mencionados aqui não são exclusivos. Você tem outras sugestões de como usar seu smartphone antigo? Deixe-nos saber nos comentários!
*Artigo feito em parceria com Stella Dauer e Bruno Salutes, editores do AndroidPIT Brasil e Kris Carlon, editor do AndroidPIT.com.
Atualmente, estou utilizando o S4 como MP3 Play (principalmente quando estou me exercitando), e está funcionando perfeitamente.
Já uso tudo isso no atual!! antigo serve mais para jogar e não gastar bateria do atual rs
Excelente artigo, parabéns! Muito útil!
Eu geralmente vendo meu smartphone enquanto estou comprando um novo. Aí quando chega o novo eu meio que já vou entregando o antigo pro novo dono.
Mas se ficasse com ele acho que eu transformaria ele em player de mídia.
eu uso meu smart antigo como antena wi-fi do meu PC, já que ele não tem wi-fi, uma baita ajuda
já fiz isso, foi a melhor utilidade que aquele celular já teve kkkk
Excelente artigo Stella!! Matéria de qualidade no Androidpit... é disso que gostamos! Hehe! :)
ótimas dicas, apesar que não recomendo usar o Smartphone como monitor de sono, pq vai que pega fogo!!!! KKK tenso
Interessante essas dicas. Farei alguns testes...
Boas dicas para quem possue um celular antigo na gaveta
Ótima matéria
Muito legal a matéria.
Outra ideia bacana é usar os celular antigo como digitalizador de fotos antigas ou reveladas. um app para isso é o Photoscan do google, é ótimo.
Ele também pode ser usado como porta retrato digital.
Pode ser transformado em videogame portátil para jogos antigos ou emulados do snes, nes, mega drive, etc...
Ótimas dicas. Gosto muito das suas matérias, Stella, mas preciso fazer uma ressalva: Seria muita imprudência (pra não dizer loucura) usar um smartphone antigo como monitor de bebê.
Obviamente por ser antigo, vai ter bateria ruim, e por ter que rodar um APP o tempo todo, vai ter um alto gasto de energia culminando na necessidade de mantê-lo conectado ao carregador. Acidentes podem acontecer por qualquer motivo, e por isso é sempre bom não dar sorte pro azar. As chances de um curto gerar fogo ou fumaça (que pode ser inalada pelo bebê) podem até serem minimas, mas creio que um produto feito pra essa finalidade seja muito mais seguro, mesmo que caro.
Neste casi, basta deixar conectado ao carregador original direto. Obvio que, se o bebê está em casa, há outra pessoa também
O problema é que monitores de bebês também são usados a noite pra vigiar o sono do bebê. E o caregador sendo original ou não, eu não confio.
No RJ o smartphone velho tem como principal função ser o "celular que entregamos ao bandido" em caso de assalto...
Infelizmente em SP e em muitas outras cidades celulares antigos tem a mesma função
Se tiver um Windows Phone, ele fica com pena de ti e te dá um outro Android que roubou em outro lugar 😂😂😂