O WhatsApp pode virar o novo Orkut?
Em tempos em que o Facebook Messenger acaba de ganhar robôs que usam a inteligência artificial e funcionarão como assistentes do usuário, chama atenção o fato deste comunicador ter uma série de recursos muito mais avançados que o seu co-irmão WhatsApp, cuja inovação parece andar a passos de tartaruga. Será que o mensageiro mais popular do planeta corre o risco de virar um novo Orkut?
O Facebook Messenger avança
Mas antes que você comece a me xingar, siga meu raciocínio: nos últimos anos, o Facebook Messenger vem ganhando uma série de novos recursos que, mesmo em estágio experimental – ou restrito em alguns países - já mostra o potencial do comunicador para oferecer diversos tipos de serviços.
Senão vejamos: para além das funções tradicionais (mensagens de texto, chamadas em voz e vídeo, compartilhamento de arquivos, etc), o Facebook Messenger já integra diversos serviços que são úteis ao nosso dia-a-dia.
Entender a dinâmica do WhatsApp para aperfeiçoar as ações de marketing é o grande desafio do Facebook
Entre eles, podemos usar o comunicador para pedir um carro no Uber, transferir dinheiro para nossos contatos, compartilhar músicas no Spotify e ainda falar com empresas de varejo, como se o programa fosse uma extensão do SAC das mesmas.
Agora, com os bots, o Facebook Messenger oferecerá outras possibilidades: será possível, por exemplo, usar o comunicador para pedir uma pizza, já que o robozinho fará a comunicação entre o usuário e a pizzaria; ou comprar um item de vestuário, além de enviar flores para alguém. O bot poderá ainda exibir o resumo das principais notícias de interesse do usuário ou dizer ao usuário se vai chover durante o dia.
Entenderam o potencial que a ferramenta vem mostrando?
Enquanto isso, no WhatsApp...
Enquanto isso, o WhatsApp vai evoluindo muito mais lentamente do que o resto da concorrência. Talvez aproveitando a sua popularidade entre o publico – o programa tem mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo – os desenvolvedores do comunicador não mostram muito pressa em inserir novas funcionalidades no app.
As chamadas de voz demoraram uma eternidade para entrar em funcionamento, e as de vídeo não têm sequer data para chegar ao público. Atualmente, o WhatsApp vem inserindo funcionalidades menores, como suporte ao envio de documentos em PDF ou do Office, a possibilidade de responder as mensagens a partir da barra de notificações do smartphone ou usar negrito e itálico nos textos. Com exceção da implementação da criptografia End-to-End, é muito pouco para um messenger que é líder do mercado.
Se Mark Zuckerberg tivesse de optar entre WhatsApp e Facebook Messenger, qual ele escolheria?
E é nessa lentidão em inovar que entra a minha comparação com o Orkut. A falecida rede social do Google também sofreu do mesmo problema quando era líder do setor e – entre outros motivos -acabou ultrapassada pelo Facebook.
A plataforma de Mark Zuckerberg conseguiu inserir funcionalidades importantes antes da rival – como o próprio Messenger e a possibilidade abrir as fotos em tela cheia ambas em 2007. O Orkut só conseguiria inserir esses recursos em 2008 e 2011 respectivamente. E, em junho de 2011, acabou sendo preterida pelo Google +.
Será que o Facebook sabe o que fazer com o WhatsApp?
Quanto o Facebook comprou o WhatsApp, em fevereiro de 2014, por espantosos US$ 19 bilhões, muitos pensaram que a rede social integraria o comunicador de alguma forma a sua interface ou que encheria o programa de propagandas. Mas, pelo menos por enquanto, isso não vem acontecendo, até porque o contrato de venda estipulou que o comunicador continuaria a funcionar de forma independente, com uma equipe à parte.
O problema é que, mais de dois anos depois da venda, o WhatsApp ainda não gerou o retorno esperado em termos financeiros. Até mesmo a cobrança anual de US$ 0,99 pelo uso do app foi abolida. E, agora que o comunicador já conta com uma base com mais de um bilhão de usuários, será que a rede social já sabe como fazer para ganhar dinheiro com ela?
Uma das principais estratégias é utilizar o WhatsApp para ser um forte canal de comunicação entre a sua larga base de usuários e empresas que querem promover a sua marca e conversar com seus clientes. Algumas companhias abraçaram a ideia, mas as iniciativas ainda são tímidas.
Isso porque há um temor de que as marcas estejam invadindo a privacidade do usuário, já que a dinâmica do comunicador é muito mais privada do que uma rede social como o Facebook.
Uma outra estratégia é achar uma forma de integrar o WhatsApp ao Facebook, mas como fazer isso sem canibalizar o Messenger, que já está bem mais a frente em termos de integração de serviços?
A impressão que eu tenho é que, pelo menos por enquanto, o Facebook ainda não sabe direito o que fazer com o WhatsApp. Talvez os US$ 19 bilhões tenham sido um valor alto demais por uma base de um bilhão de usuários, principalmente se considerarmos que o próprio Messenger não está tão atrás de seu co-irmão e já conta com mais de 900 milhões de adeptos. E lembrando que o Instagram custou apenas US$ 1 bi, e está muito mais estabilizado.
Conclusão
Claro que é cedo demais para dizermos que o WhatsApp perderá sua liderança no mercado de comunicadores e pode ter o mesmo fim do Orkut. Afinal, o Facebook precisa justificar o seu monstruoso investimento junto aos acionistas e está longe de entregar os pontos em relação a sua cara aquisição.
Mas o WhatsApp precisa acelerar mais em termos de inovação e criar um modelo de negócios realmente rentável. Ou pode começar a ser ultrapassado pelos seus rivais. Principalmente o “co-irmão” Facebook Messenger, que parece ter a preferência do “papai” Zuckerberg.
Eu acho que quem vai derrubar o WhatsApp é o Telegram. Ele está chegando comendo pelas bordas o aos poucos conquistando novas pessoas. A maioria das pessoas que conheço usaram o Telegram e gostaram muito. Até mais que o WhatsApp.
Ainda me lembro há mais de 10 anos atrás quando só eu dos meus amigos usava o Facebook. Era impossível imaginar que o Orkut ia cair naquela época, mas as novidades do Facebook fizeram toda diferença. O WhatsApp que se cuide....
App muito pesado para as especificações dos smartphones populares.
Acredito que para o Facebook Messenger popularizar deveria haver uma melhor gerência do consumo de RAM, bateria e processador.
O Whatsapp roda com mais fluidez, pouco consome no quesito bateria e RAM.
Bem, acho que o Facebook Messenger tem muito a melhorar. Tanto acho que uso somente o serviço no navegador ao invés do app.
Acho que o Messenger acaba sendo uma forma de replicar o conteúdo do Facebook em mensagens enquanto o Whatts é mais solto
Só tem um motivo pelo qual nunca o Facebook Messenger vai substituir o Whatsapp, ele é muito pesado, uma carroça, consome muita bateria, e na nossa internet móvel de merd... é impossível conversar, msg demora muito para chegar e sair.
O que adianta ter milhares de funcionalidades, se o mais importante que é trocar msg ele não presta.
Melhor análise do Facebook Messenger
Eu gosto muito do telegram, apesar de utilizar tambem o whats.
Eu só sei que odeio quem fala "Zap" ou "Zap Zap"
Wpp serve para se comunicar via msg e é eficiente no que faz o resto é apenas add - on o principal ele já faz e até por ser tao simples se popularizou tao de pressa
Acho que o Facebook pode até tentar, mas com o nome que o Whatsapp conseguiu construir eles vão voltar atrás.
Messenger é um lixo, pesado e trava o celular, cheio de bug, não troco WhatsApp por nada.
Creio que em um futuro próximo já não existirá os dois serviços e tudo será um só, até lá já não terei ambos, já não uso Facebook e só me vejo a usar whatsapp por conta de muitos amigos que ainda não migraram para opções melhores, Telegram é um deles, mas as coisas são assim, quando um determinado app cai no gosto da maioria fica difícil outro sobressairem.
Não, o WhatsApp já faz parte da comunicação básica de todos! (maioria).
se a Internet melhorar mais... Adeus planos de SMS e ligação comum vai ser tudo on-line.
não acho que terá o mesmo fim não acho que o dono do Facebook tá mais empolgado com o mensseger por que é criação dele né e o zap já veio pronto mãos creio que ainda viram muitas, coisas por aí
Tenho o WhatsApp instalado porque muitos usam, e mesmo assim para mensagens curtas, senão continuaria usando a tradicional SMS. A criação desses aplicativos não teve nenhum impacto no meu uso de comunicação móvel. Conversa é para ser feita por ligação telefônica.
Em tempo: nada mais irritante a pouco pratica e de péssima qualidade da ligação de voz por WhatsApp. Não atendo.
não creio que seja assim...Facebook Messenger é popular pq o Facebook praticamente obriga a usar esse negócio...o whatsapp conquistou uma cacetada de pessoas muita gente mesmo usa...
Mesmo! Não há necessidade do FB Messenger nem nunca ouve. Mas prontos, o Facebook está como o Google, inventar apps desnecesárias que os usuários são quase obrigados a utilizar.
Opção de esconder status online por US$0,99 .
Pronto milhões de pagantes pela feature.
Se eu fosse dono do WhatsApp te contratava e te daria um bilhão pela sua ótima ideia💪
Ótimos comentários! kkk
Poderiam cobrar para notificar quem entra online.
Já existe essa opção com Whatsapps modificados que tem pra download.