Samsung Pode Lançar Celulares Android 16 Antes do Google


A Samsung causou uma impressão nada positiva no lançamento do Android 15. Embora a empresa tenha sido considerada um excelente exemplo de distribuição rápida de novas versões do Android em anos anteriores, em 2025 ela ficou em último lugar. Em vez de fornecer a versão mais recente do Android em novembro ou dezembro, como de costume, os clientes esperaram em vão por meses. Até o momento, apenas os modelos topo de linha na Europa e Coreia receberam a atualização. Isso deve mudar em alguns dias, mas a próxima versão do Android já está no horizonte.
- Saiba mais: One UI 7 lançada, confira os Galaxy compatíveis
Google: o Android 16 marca o início de uma nova era
Quem acompanha o ecossistema Android já estava careca de saber: Uma nova versão do Android chegava na primavera, mas esse padrão está com os dias contados. No futuro, o Google planeja fornecer duas atualizações principais por ano. Algo que não acontecia desde o Android 5, que teve uma versão 5.1 lançada.
A primeira atualização está programada para o segundo trimestre de 2025 e espera-se que seja lançada em junho. Uma segunda atualização virá no quarto trimestre, provavelmente em dezembro. Portanto, o Android 16 já está prestes a sair no inverno, seguido por uma nova atualização, presumivelmente o "Android 16.1", no final do ano.
Com essa medida, o Google tenta resolver o desafio enfrentado por vários fabricantes de smartphones, cujos dispositivos são frequentemente lançados antes da próxima versão do Android e, portanto, chegam ao mercado com software desatualizado. No ano passado, por exemplo, a série Google Pixel 9 e os modelos Xiaomi 15 ainda estavam rodando o Android 14. A Samsung, cujos smartphones Galaxy S são lançados um pouco mais cedo a cada ano, também poderia se beneficiar dessa mudança.

Samsung e Android 16: esperança de melhoria
Em alguns dias, os primeiros dispositivos Samsung receberão o Android 15, enquanto o Android 16 já está ao alcance. De acordo com os especialistas da Sammobile, a Samsung está pronta para agir muito mais rápido desta vez: De acordo com eles, os dispositivos premium dobráveis Galaxy Flip7 e Fold7 poderiam chegar ao mercado com o One UI 8 e o Android 16 já neste meio do ano.
Com o Google planejando lançar o Android 16 no final de junho ou início de julho. Isso significa que os novos modelos da Samsung podem ser um dos primeiros a serem lançados com o software mais recente - possivelmente até mesmo antes da esperada série Pixel 10 do próprio Google. O processo de atualização para os dispositivos Samsung existentes também pode progredir mais rapidamente desta vez. Os usuários podem esperar por duas grandes atualizações dentro de alguns meses.
Android 16 e One UI 8 da Samsung: o que se sabe até agora?
Os detalhes sobre o Android 16 ainda são escassos. Um novo recurso anunciado são as "notificações ao vivo", que são notificações push dinâmicas cujo conteúdo pode mudar em tempo real - por exemplo, para informar o usuário sobre o status atual de uma entrega de comida. Espera-se que o Google revele outras funções em um evento no dia 20 de maio.
Ainda não há informações sobre a One UI 8 da Samsung. No entanto, considera-se certo que os novos recursos do Google serão integrados. Não se espera, porém, que a Samsung revele quais de suas próprias inovações serão lançadas nessa versão até o lançamento do Galaxy Flip7 e do Fold7 em junho ou julho.
Fonte: Sammobile
Atualizações sempre foram o calcanhar de Aquiles do Android, mas como disse noutro comentário, o cenário hoje é infinitamente melhor do que há 10 anos, embora ainda não seja o ideal.