Como usar o microSD como memória interna em alguns aparelhos da Sony, LG e Samsung
Não é possível usar o cartão microSD como memória interna no seu dispositivo? Ah, mas é sim! Graças ao Android 6.0 Marshmallow você pode usar o componente como memória interna em todos os dispositivos e armazenar aplicativos nele. Mas, infelizmente, nem tudo é tão simples assim.
O Marshmallow fez todo o possível
Somente quando um cartão microSD é formatado como memória interna é possivel armazenar aplicativos e games completos nele. Ou seja, se você está baixando um app com um tamanho total de 2GB, ele deve passar para o cartão de memória com os 2 GB inteiros, e não menos do que isso.
O Android Marshmallow foi otimizado para lidar com cartões microSD como memória interna, para que a migração completa dos seus aplicativos e dados aconteça sem problemas, tornando a memória do smartphone completamente expansível. Mas, infelizmente, algumas fabricantes deixaram de lado essa opção em suas versões do Marshmallow.
Se eu não vejo, não existe!
Não é só porque você não vê a opção no menu que ela não existe. Poucos dias depois de um comentário surgir no Reddit, uma linha de comando foi anunciada, com a qual seria possível ativar esta opção no Galaxy S7. Eu quis testar a opção com com o próprio S7, com o Sony Xperia Z5 e com o LG G4. Mas, por que? Porque os três foram atualizados para o Marshmallow e contam com entrada para cartão microSD.
Além disso, os dispositivos carecem de uma opção no menu que permita essa funcionalidade como padrão. Este recursos só está disponível no HTC One A9 e em toda a linha Motorola. Por isso, eu também usei o Moto G 2015 e o One A9 como dispositivos base para o meu teste.
Por que a Samsung, a LG e a Sony não mostram essa opção no menu, já que ela existe para os três modelos concorrentes? Eu equipei cada um dos aparelhos com um cartão microSD e os conectei ao computador.
Depois eu fui para a pasta com as minhas ferramentas ADB e inseri a linha de comando que Paul O’Brian descreveu no seu Blog. Se você também quiser ativar esta função no seu aparelho, deve equipar o seu computador com as ferramentas ADB. Abra a janela de comando e conecte o dispositivo, inserindo as primeiras linhas do comando: adb Shell
Agora uma linha de comando se abrirá dentro da linha de comando anterior, na qual você pode colocar os comandos do seu smartphone. Neste caso nós queremos formatar o cartão microSD ou parte dele como memória interna. Assim, mesmo que a Samsung, a Sony e a LG tenham nos negado a função através da sua interface gráfica, nós podemos seguir usando-a.
Mas, primeiro, precisamos do identificador do cartão SD, que podemos descobrir com o seguinte comando: Sm list-disks
No meu caso, ele chama “DisK” 179,64. Para vocês talvez apareça outro nome. Anote exatamente o identificador. No comando seguinte, nós formataremos e particionaremos o cartão SD. Assim, todo o conteúdo será removido do mesmo. Se você tiver dados importantes no seu cartão microSD, faça um backup. Se você quiser usar o cartão microSD como parte do seu dispositivo por um longo período, é possível particionar a memória inteira.
Para particionar a memória interna, insira o seguinte comando: sm partition disk:179:64 private
O processo leva, dependendo da capacidade do cartão de memória, alguns segundos ou minutos. Se quiser usar somente uma certa porcentagem do cartão microSD, para que ele possa ser lido por outros dispositivos, é necessário excluí-lo a partir da partição privada.
O comando para uma partição 50:50 (meio a meio) é essa: sm partition disk:179:64 mixed 50
Este é o final das indicações do Paul O’Brien, mas não o fim do trabalho. Se você quiser usar a memória adotada como padrão interno, é preciso migrar os aplicativos e dados. Isso é possível indo até as configurações do Android na parte de armazenamento. Clique no cartão microSD no menu direito superior e em "migrar os dados". Este ponto não aparece antes da partição.
Os aplicativos de agora, e os próximos, serão baixados diretamente no cartão de memória. Somente os aplicativos nativos do sistema e atualizações utilizarão a memória interna. Isso quer dizer que você nunca mais receberá erros de falha por falta de espaço.
O calcanhar de Aquiles do microSD
Os cartões microSD não são tão rápidos como a memória interna de um smartphone. Portanto, compre cartões de memória com uma taxa de transferência de escrita razoável. No nosso primeiro teste, as versões Pro e Extreme-Plus da Sandisk provaram ser os mais confiáveis e rápidos entre todos. Com 45 MB de transferência de escrita não é possível sentir nenhum atraso no uso diário.
O mais interessante foi que apenas o LG G4 foi capaz de ler corretamente o espaço ganho. A Samsung mostrou quantidades elevadas de memória usada, enquanto a Sony mostrou valores negativos. No entanto, isso não aconteceu quando o aparelho estava ligado ao computador, visto que fomos capazes de acessar corretamente todos os nossos dados, mesmo visualizando uma única memória.
Espaço sobrando = Sucesso!
Nós fizemos um teste nos aparelhos particionados manualmente, instalando o Final Fantasy IX. O jogo tem tamanho de 1.8 GB. Uma vez instalado, é possível facilmente ler em qual das duas memória está o jogo e quanto espaço foi ocupado. Em todos os casos, os cartões microSD tinham 1.8 GB menos de memória.
Um sucesso nesta escala não é possível com microSD formatado parcialmente (mantendo o cartão SD como removível), uma vez que, neste caso, a migração de dados completa não acontece. Para comparar os valores da memória interna e do cartão microSD, basta olhar as screenshots acima e abaixo.
O que acontece…
Obviamente, surge a pergunta: o que acontece quando o cartão microSD é removido do sistema? Neste caso, isso seria um problema sério para os seu aplicativos. Não seria possível mais acessar seus dados. Menos mal que, já que as partições com o sistema operacional e as informações para um reset de fábrica ainda estão na memória interna, uma tomada quebrada ou um cartão microSD danificado não podem fazer mal ao seu dispositivo.
Quando nós retiramos e recolocamos o cartão de memória, os ícones dos apps foram substituídos por um marcador por um momento, mas voltaram rapidamente ao introduzir o cartão novamente.
Se você perder ou destruir o cartão microSD, infelizmente seus dados também estarão perdidos. O cartão de memória foi formatado para se manifestar como uma memória interna, portanto não tenha esperanças de recuperar as informações. Porém, as atualizações serão instaladas regularmente. Mas a regra se aplica de qualquer maneira.
Remover cartão micro-SD Internamente particionado com segurança
Para retirar o cartão SD com segurança, é preciso reverter o processo acima. Já que provavelmente o seu armazenamento interno não é suficiente, é preciso primeiramente passar suas fotos para um computador ou pendrive e desinstalar os aplicativos, então voltar para as configurações de memória e USB, clicar em memória interna e logo em migrar dados.
Logo, mude para o cartão microSD e volte a formatá-lo como armazenamento portátil. Assim seus dados não serão perdidos e você pode usar o mesmo cartão em outros aparelhos.
...tenho uma J7 PRÓ...testei o procedimento...não funcionou a principio os comandar sao executados normalmente...mas não aceita o SD como memoria interna...sandisk 32gb classe 10
ae galera, bom dia ...
eu comprei um Sandisk Ultra 32gb para usar como extensão da memória interna e em 2 meses o microsd literalmente parou de funcionar. Como estava na garantia entrei no site e providenciei a troca do cartão no processo de RMA deles. PS: tem que ter a nota do produto então cuidado onde comprarem o cartão de vcs.
Hoje recebi uma resposta de um consultor da Sandisk onde ele afirma categoricamente que a Sandisk NÃO RECOMENDA O USO DO CARTÃO PARA EXTENSÃO DE MEMÓRIA. Fiquei pasmo pq fiz uma pesquisa no próprio site da Sandisk deles e não existe esta recomendação. Abaixo segue texto extraido do email que recebi, meio longo mas vale a pena para constar. Preservei o nome do técnico.
"...
Resposta Por Email (Sr.Fulano) (20/06/2018 12:53 PM)
Prezado Senhor Carlos,.
Entendo de seu contato que seu cartão veio a apresentar defeito após configurá-lo como expansão da memória interna de seu celular
Note que ao usar o seu cartão como memória interna/compartilhada no androide ele é criptografado e essa criptografia não vai permitir o acesso ao conteúdo desse cartão por qualquer outro dispositivo. Assim, caso você perca o acesso ao seu cartão não será possível recuperar nem o cartão nem os dados gravados nele.
Por esta razão, iremos dar seguimento a troca de seu produto como cortesia, pois quando o cartão é criptografado desta forma não é possível recuperá-lo. Como não podemos garantir que o cartão não falhe rapidamente ao ser usado como memoria interna não recomendamos este tipo de configuração. Se usar o seu novo cartão desta forma e ele apresentar problema perderá a garantia do produto.
Note que se usar o cartão como memoria externa/portátil, ele poderá ser lido por outros dispositivos (outros telefones, Mac, PC, câmara digital) apesar de os aplicativos baixados ficarem sempre na memória interna do celular e não poderem ser movidos para o cartão.
Para que possamos dar seguimento ao RMA, por favor providenciar fotos claras das partes frontal e traseira do seu cartão de memória MicroSD em resposta a este email.
Obrigado pela sua cooperação e por ser um cliente SanDisk®.
Melhores cumprimentos,
Sr. Fulano
SanDisk® Global Customer Care
Tem que ativar o modo desenvolvedor.
Já que a samsmg não liga para o seu usuário. Vou fazer o mesmo que alguns usuários que conheço fizeram, " dinheiro não aceita desaforo", vou migrar para outra marca.
Não deu certo baixei e extrai o adb no pc abri a prompt de comando conectei o celular inseri o comando adb Shell diz que esse comando é invalido. Alguém aí tem video manda o link.
Ativa o modo desenvolvedor.
Tem que ter o JAVA instalado, senão não roda !!
não deu certo baixei o adb extrai abri a janela de comando conectei o celular digitei o comando adb Shell, diz que o comando é invalido
é possivel fazer isso em android abaixo do 6.0 ? tenho um gran prime duos tv , mas n consigo abrir espaco na memoria interna e o meu cartao sd de 16gb tem espaço sobrando
Por favor, você conhece algum profissional em Brasília capaz de fazer esse processo do SD para memória interna?
prefiro pagar a ter que fazer... cada um no seu quadrado...
Eu queria saber se é possivel fazer no Xperia X Dual com o Android N 7.0.
O Marshmallow deu uma boa sobrevida ao meu celular que tem apenas 4 GB de interna, como o sistema ocupa 2 GB só sobravam pra mim os outros 2 GB. Coloquei um de 16 e expandi a memória. Tá ótimo! E olha que o cartão não eh um classe 10, rsrs.
O que eu gosto bastante nesse processo eh a privacidade já se alguém retirar o cartão do celular não conseguirá acessar os dados nem inserindo-o em outro telefone nem através de um PC.
Ponto importante: mesmo o celular mostrando que tem 10 GB livres, por exemplo, não eh possivel instalar jogos se o tamanho dele for maior que o da memória interna "verdadeira" pois o sistema só considera o tamanho livre dessa memória para instalar apps.
Para contornar isso só instalando manualmene: eu procuro na internet o apk e os dados do jogo, em seguida instalo o apk, copio e colo os dados na pasta Android, Data ou Obb e pronto, instalação concluida.
Acontece o mesmo comigo, formatei o cartão como expansão da mémória mas o celular mostra um espaço livre no ES e no Aplicativo Drives (gerenciadores) mas não cabe mais aplicativos e toda hora recebo a mensagem de disco cheio, no entanto não entendi como fazer esse processo pois quando vou baixar um apk ele não checa automaticamente a memória antes de se instalar lá? Seria pedir muito descrever pra mim. Obrigado.
oi tudo bem estou tentando passar meu aparelho para o android 6 marshmallow pode me ajudar ?
Caso eu pretenda restaurar p as configurações de fábrica eu posso deixar como está e ainda manter a formatação interna, ou devo desfazer a formatação antes? Lembrando q gostaria d apagar tudo mas preservar essa modificação.
To precisando de uma mega ajuda meu cartão Sd Sandisk ultra classe 10 não formata como memoria interna quando tento celular desliga e quando volta fica corrompido mais como memoria normal ele roda mais todos programa que coloco fica tipo corrompido ele e novo sd
No meu caso eu restaurei p as configurações d fábrica e depois fiz o procedimento.
Finalmente fui reinstalando todos os apps q precisava.
Assim vc aproveita melhor a nova formatação
Olá, tenho um sony xperia m5, fiz todo o procedimento para colocar o cartão sd como memoria interna, como descrito nesta pagina, fiz todo o procedimento e depois disso não consigo mais instalar aplicativos pelo play store, fica dando erro -506, alguem tem alguma ideia de corrigir isto? Grato
Olá,
Estou com dificuldades para executar essa alteração em um J5.
Conforme comandos abaixo, não é apresentado nenhuma mensagem de erro, porém não é realizada nenhuma alteração no aparelho, mesmo após reiniciar o telefone.
Macbook:~ root# adb devices
List of devices attached
7646f2e8 device
shell@j5lte:/ $ sm list-disks
disk:179,64
shell@j5lte:/ $ sm list-volumes all
private mounted null
public:179,65 mounted C37D-07FD
emulated mounted null
shell@j5lte:/ $ sm set-force-adoptable true
shell@j5lte:/ $ sm partition disk:179,64 private
Alguem tem ideia de onde posso estar errando ?
Desde já agradeço,
Alguém sabe se funciona no Galaxay on7? Outra pergunta, como seria esse método pelo Mac, alguém saberia? Pois quando coloco a linha de comando sm partition:179,64 private tenho como resposta que a linha de comando não existe e já instalei o Homebrew como pesquisado. Alguém poderia me ajudar? Obrigado!