O futuro dos wearables pode estar mais perto do que nunca
Podemos dizer que o futuro é agora, e a tecnologia está mais avançada do que nunca. A prova disso são os wearables, ou seja, tecnologia que vestimos. Hoje eu vou mostrar o que as empresas estão preparando para os futuros acessórios de tecnologia deste segmento.
Há alguns dias estive no evento Tech Open Air, aqui em Berlim, e, andando entre um estande e outro durante as apresentações e conversando com representantes de vários produtos, percebi que o futuro, no qual as empresas estão investindo são as tecnologias vestíveis.
Os wearables já não são somente smartwatches e óculos de realidade virtual, e já não estão limitados a humanos. O mercado está unindo diversos dados, através de várias maneiras possíveis. Confira abaixo algumas das tecnologias apresentadas na feira de startups.
iSkin - O sticker tecnológico
O iSkin é um sensor touch, produzido em um material elástico que se adapta à pele e pode ser usado até nos lugares mais imprevisíveis, como detrás da orelha ou em torno do dedo.
O sensor ainda está em fase de desenvolvimento, mas tem um futuro promissor. Como vantagem adicional, a tecnologia pode pode ser personalizada em diferentes tamanhos e formas, e com diferentes designs.
A tecnologia ainda tem não tem uma função designada; contudo, ela poderia ser adaptada a vários usos como, por exemplo, reprodutor de música ou fitband.
Run Genie - O gênio da corrida
Teoricamente, este não é um acessório que você usaria todos os dias, mas pode ser o futuro do esporte. Run Genie é o dispositivo "gênio" de corrida da Adidas, que coleta dados da sua corrida para proporcionar a você o tênis adequado para o seu tipo de exercício, levando em consideração a sua pisada, peso, movimentos, etc.
E como funciona? É muito simples. O acessório é posicionado no seu calçado e conectado a um aplicativo. Depois, você faz uma série de testes como, andar em uma esteira ou em obstaculos de pedra, e no final recolhe os resultados e tem o tênis de corrida ideal para você.
Inicialmente, este dispositivo é exclusivo da Adidas em parceria com a Engine Digital. Contudo, em um futuro próximo, esse tipo de tecnologia poderia ser utilizada para outros tipos de calçados.
The Basslet - O som no seu pulso
Do mesmo tamanho de um smartwatch, o Basslet é um subwoofer que você leva no pulso. O acessório entrega as batidas e o som da sua música, com mais qualidade, diretamente a você: ou seja, pode-se literalmente sentir a música durante a reprodução.
O dispositivo promete ser o conceito perfeito para entusiastas da música ou gamers que querem aquele som mais realista e profundo. O pequeno Basslet não é uma caixa de som; aliás, é completamente silencioso para o mundo ao seu redor. O aparelho simplesmente aumenta a qualidade e batidas da sua música no seu fone de ouvido. Promissor, não?
Biowatch - Configurando suas veias
O Biowatch é um pequeno acessório que deve ser acoplado a um smartwatch. O dispositivo reconhece a padrão das suas veias do pulso, utilizando isto como meio de autenticação.
O aparelho vai na pulseira do smartwatch e é imperceptível a pessoas alheias. Você pode usar este meio de autenticação para fazer logins, pagamentos online, abrir carros com a tecnologia automática, controlar sua entrada e saída em prédios - tudo sem precisar de milhões de cartões e garantindo a segurança, já que suas veias são únicas e impossíveis de copiar.
Moogie - O controlador de gatos
Como mencionado antes, a tecnologia de wearables não fica limitada a seres humanos. Os animais vêm conquistando seu espaço no mundo e ganhando acessórios de controle, como os dois a seguir:
O Moogie é uma coleira para gatos, que recolhe dados sobre os movimentos e rotinas do seu amiguinho, para que você saiba exatamente o que ele faz quando você está fora de casa, ou quais são as suas preferências.
O dispositivo também conta com um alarme caso algo fora do normal aconteça. O Moogie também tem como intuito criar, aos poucos, uma comunidade de criadores de gatos que possam compartilhar experiências e se ajudar entre uns e outros.
Quem diria que os gatos iriam mesmo dominar o mundo!
Lovely - O tema proibido da tecnologia (proibido para menores de 16 anos)
Sexo é um tabu para muitos, mas vem sendo abordado mais livremente nos últimos tempos. O Lovely é o acessório “vestível” que deve ser colocado em um parte íntima do corpo, prometendo melhorar ainda mais sua vida sexual.
Se trata de um sex toy - ou brinquedo sexual - que colhe dados sobre a sua vida íntima e dá dicas personalizadas de como melhorá-la. A ideia em si não é de todo ruim, e, até certo ponto, intrigante. Mas o dispositivo tem suas partes duvidosas, como por exemplo a compilação de dados da sua intimidade ou, por ter a forma que tem, só poder ser usado por um casal formado por um homem e uma mulher.
Quantos dados você está disposto a entregar a uma companhia desconhecida por uma vida sexual melhor? Grita a desespero , não?
Na minha singela opinião, a tecnologia pode ajudar e melhorar a vida de muitos, e está evoluindo de forma tão rápida que talvez estejamos utilizando-a mais para nós mesmos do que para o mundo.
Por um lado, eu amo tecnologia e adoraria testar todos estes dispositivos, mas por outro lado, uma certa parte de mim tem medo: quantos dados sobre a minha pessoa esta nova era da tecnologia será capaz de recolher e, pior, propagar por aí?
E você, o que achou dos novos dispositivos apresentados? Investiria em algum deles?
Faço uso de SmartWatch 3 da Sony a 1 ano e esse dispositivo é muito interessante, sobretudo para quem exerce trabalho braçal e má água por exemplo, evitando de ficar tirando o smartphone do bolso toda hora pra ver notificações e responder mensagens, além de avisar se esquecer o celular em algum lugar além de dezenas de outras funções muito interessantes e divertidas
No brasil pelo preço de um carro...
Essa smart-leash seria interessante mesmo. Assim eu saberia qual é o raio de andanças dos gatos aqui na vizinhança.
Mas esse último... (͡ ͡° ͜ つ ͡͡°)
É a tecnologia está muito avançada, e tem itens que são bem interessantes, mas outros, o melhor é passar a frente.
Alguns não tem aplicação muito necessárias pra convencer um número expressivo de usuários, com exceção de um ou outro e aqueles que tem um potencial. Wearables só serão de fato populares quando seu uso justificar o preço, eles serem mais do que um gadget supérfluo (pelo menos pra convencer) e o preço, claro, ser mais acessível.
A do gato achei interessante, tenho 3 gatos e um deles volta e meia da trabalho pra acha com uma coleira dessa ai eu iria descobrir aonde esse maledeto se esconde
Com certeza. Vai que ele tem um lugarzinho favorito na casa do vizinho e você nem sabe! Achei bastante útil também.
Tanta coisa útil pra inventarem, tantas pessoas morrendo nesse mundo por falta de recursos na area da saúde, e só recebemos notícias das novidades desnecessárias que depois de passado alguns meses as pessoas não se interessam mais.
Tenho minhas dúvidas. E muitas, por sinal.
kkkkkk que treco escroto , sinceramente o conceito que achei mais legal foi o Smartphone com tela dobravel q virava um relogio parecia legal ate
Eu também acho o conceito do smartphone dobrável muito legal, mas imagino que seria muito incômodo também, levar meu smartphone no pulso.
eu acho meio desnecessário
Definitivamente não investiria em nenhum deles