Saiba como se proteger do malware que já afeta 90% dos dispositivos Android
Um malware, de codinome Godless - que em inglês significa 'sem Deus' -, foi descoberto há um mês e vem afetando dispositivos Android através da Play Store. O número de aparelhos afetados já chega a mais de 850 mil atualmente. Confira neste artigo tudo sobre o Malware e saiba como se proteger.
O que é o Godless?
Vamos começar do começo. Godless é o nome de um código malicioso que vem rolando pelos dispositivos Android. Este malware é capaz de rootear o dispositivo assim que a tela é apagada, assim, o mesmo pode ser controlado remotamente, ou seja, o hacker controla o seu Android de longe. Depois desta etapa de rooteamento, o código malicioso instala a payload para que o malware não possa ser removido.
Como um aparelho é infectado?
O código malicioso conta com vários exploit kits que aumentam a possibilidade do aparelho ser infectado. Exploit kits é um conjunto de softwares projetados para rodar em servidores web, com o objetivo de identificar e explorar vulnerabilidades para carregar e executar códigos maliciosos em diversos aparelhos.
Apesar do malware Godless usar diversos exploit kits para analisar e infectar as vulnerabilidades dos dispositivos, dois deles são mais reconhecidos nos casos até o momento: o CVE-2014-3153 (utilizada pelo exploit Towelroot) e o CVE-2015-3636 (utilizada pelo exploit PingPongRoot).
Estes malwares podem ser baixados pelo usuário na Play Store e, infelizmente, podem estar em qualquer aplicativo ou jogo. Eles comandam remotamente a rotina de exploração do aparelho. Aliás, o malware Godless pode ser ignorado pelas verificações de segurança da Play Store.
Segundo a empresa de segurança Trend Micro, que descobriu o código malicioso, o maior perigo é um aplicativo ser desenvolvido e colocado na Play Store como app seguro, mas, em seguida, ser atualizado pelo desenvolvedor com a inclusão de um malware.
Nível de infecção
De acordo com a empresa segurança Trend Micro, aproximadamente 90% dos aparelhos que rodam com o Android Lollipop ou versões anteriores já podem ter sido infectados com alguma versão do Malware. A empresa também liberou um gráfico com os países mais afetados pelo código malicioso. A Índia lidera o gráfico, seguido da Indonésia, Tailandia e Filipinas. Felizmente, o Brasil não está top 10 de infectados até o momento.
Como se proteger
Alguns passos básicos podem ser seguidos para evitar ter o seu aparelho infectado com um malware, são eles:
- Sempre verifique as informações, classificações e reviews dos aplicativos que for baixar.
- Preste atenção nos apps que tem pouca ou nenhuma informação na Play Store, ou até avaliações que são muito parecidas.
- Sempre faça os downloads de aplicativos por fontes de confiança como a Play Store.
- Tenha um aplicativo de segurança confiável instalado no seu dispositivo.
- Faça análises periódicos no seu dispositivo e assim que perceber qualquer tipo de ação suspeita.
Os aplicativos encontrados infectados pelo malware já foram repassados ao Google pela empresa de segurança, Trend Micro, para que as devidas providências sejam tomadas.
Em um momento dizem que os antivírus para Android são inúteis, pois desde que se instale tudo apenas na Play Store, não se corre riscos. Agora, essa reportagem dizendo que a Play Store não está segura, espalhando malwares por aí. Ué, decidam-se...
Meu smartphone já foi infectado umas 3 vezes, só resolvi formatando...por isso a importância de se fazer backup periódicos e manter um bom anti vírus ativo
Se der pau no celular e perder a garantia pois podem achar que vc rooteou o aparelho, vai ter que acionar a google em ação judicial...
Essa matéria foi patrocinada por qual sistema anti vírus?
Esta matéria infelizmente está muito fraca. Não diz quais os sintomas do aparelho infectado, não diz como remover nem como identificar se o malware está ativo em nosso aparelho. sinceramente pra mim até parece uma matéria paga pela Trend Micro para induzir os leitores a instalarem sua ferramenta de proteção.
e ainda por cima, os números não batem. diz que 90% dos aparelhos com android podem estar infectados em outra parte, diz que 850mil são os aparelhos infectados. não existem somente 1 milhão de aparelhos android nem mesmo se considerasse somente a cidade de São Paulo.
Essa matéria foi patrocinada por qual sistema anti vírus?
galera só uma pergunta de iniciante, eu fiz root e instalei a room Thor no meu s4 como uso apps de acesso a banco será que esta vulnerável. ..
ótimo, agr diz un app aí pra ser antivírus
Google tem que ver isso ai... Onde já se viu "autorizar" app infectado entrar na loja pra download!? Tem que ter um controle, no mínimo.
O Google ainda tem muito o que trabalhar dentro da Play Store.
Contradição nessa matéria!!! Falaram que "façam downloads de fontes de confiança como a Play Store"...rsrsrsrsr...mas como, se no inicio fala que o vírus passa despercebido na loja do robozinho!? Essa matéria é pra deixar qualquer cérebro bugado mesmo...kkkkk...enfim, todo cuidado é pouco.
OI Léo,
O malware passa desapercebido pelas atualizações de segurança da Play Store, uma vez instalado, ou seja, depois de baixado. Obviamente, não há milagre e você terá que prestar muita atenção no que está baixando.
Graças a Deus, até o momento, nunca tive problemas com malware no meu Android, está funcionando perfeitamente.
Como posso saber, se meu celular está infectado apesar que tenho o Avast.
Meu celular é um S4 I9515L 4G com Lolliipop 5.0.1.
Oi André,
Aqui temos uma matéria sobre os sintomas de um smartphone infectado por vírus: http://www.androidpit.com.br/samsung-galaxy-note-7-preco-lancamento-especificacoes
Pô, Lia, essa matéria é sobre o Note 7...
Atinge 90% dos dispositivos Android??? que conta de mobral é essa???
Num sistema fechado já corremos risco, imaginem num sistema aberto como o Android. Sempre haverá alguém 'peidando na farofa'. Difícil mesmo!!
Onde o Android é um sistema aberto?
Claudio Silva, Android é um OS de código aberto com aplicações com software de código fechado.