Vem aí o primeiro smartphone com 10GB de RAM: exagero ou necessidade?
Memória RAM é uma necessidade básica, isso é fato. Muitos modelos disponíveis no mercado entregam capacidades suficientes para que as principais tarefas possam ser executadas num smartphone sem maiores problemas. Na China, contudo, a fabricante Vivo está prestes a lançar um modelo com 10GB de RAM, o primeiro do mercado a contar com essa quantidade.
A Vivo é uma fabricante, digamos, bastante promissora. A empresa conta com investidores chineses de peso, como o grupo BBK Eletronics, que é o principal investidor de marcas como Oppo, Nokia e OnePlus. Durante a CES 2018, por exemplo, o primeiro sensor biométrico incorporado na tela foi demostrado através de um smartphone conceito da Vivo. Já deu pra perceber que realmente estamos diante de uma marca chinesa com viés bastante inovador, certo?
Acontece que a empresa está buscando por novos horizontes no que diz respeito ao hardware. Em breve, a Vivo deve apresentar ao mundo (ainda que as vendas sejam restritas ao mercado chinês) o Vivo Xplay7. Esse modelo deve ser o primeiro smartphone do mercado a contar com nada menos que 10GB de memória RAM. Algumas imagens do dispositivo já foram vazadas na internet:
Além da quantidade exorbitante de RAM, o Xplay7 deve vir em versões com 256GB ou 512GB de armazenamento, tela 4K com bordas frontais otimizadas, desbloqueio de tela via reconhecimento facial, biometria incorporada na tela e câmera traseira com sensor duplo (um carro alegórico).
Exagero ou necessidade?
Memória RAM nunca é demais. O Android é uma sistema bastante flexível e que se adapta facilmente em smartphones com diferentes quantidade de memória RAM. É claro que a otimização entre o sistema e o hardware é uma responsabilidade do fabricante, e não exatamente do SO da Google. Um modelo com 2GB de RAM, por exemplo, reserva em média um cache de 600MB para evitar que a memória seja esgotada. Já um modelo com 6GB de RAM, como o OnePlus 5, por exemplo, mantém em uso cerca de 60% do espaço total, deixando aproximadamente 3GB de RAM reservados (sem uso).
Como disse, essa otimização, do que é usado ou não, varia de fabricante para fabricante e também de acordo com o hardware do modelo. Nós testamos smartphones com 4GB, 6GB e 8GB de RAM para saber como é feito o gerenciamento dessas diferentes quantidades. O teste completo você confere aqui:
É claro que no futuro aplicativos e jogos ainda mais exigentes podem surgir na Play Store, usando ainda mais a Realidade Aumentada, por exemplo. Mas, até o o momento, me atrevo a dizer que 10GB de RAM está mais para marketing do que algo vantajoso e de utilidade real.
Você concorda? O que achou do Vivo Xplay7?
Fonte: Gizmochina
enquanto isso mal uso os 4GB do meu notebook lol
Não vai rodar AutoCAD.
Não vai rodar Adobe Premiere.
Não vai servir pra fazer algo exatamente exigente em termos de produtividade.
Mesmo pra jogos mais pesados, dá e sobra.
É até engraçado pensar que muita gente não tem um laptop com Windows que ultrapasse 4 GB de RAM, mas tem um smartphone com Android cujo uso não chega nem perto de um laptop, mas tem 6 ou 8 GB de RAM.
Daí fica a pergunta: são os aplicativos, é o Android ou é a customização da Vivo que está exigente demais?
Concordo com você também acho tudo muito exagerado a Vivo querer trazer um aparelho tão exagerado assim.
pra que tanta RAM se o processador, a memoria, o sistema e os apps não acompanha tamanho exagero!
Também acho amigo.
Exagero total, ainda não entendi pq é tão difícil vender um aparelho com "bateria digna".
Concordo.
Penso que a tendência é essa mesmo, aumentar a RAM e o armazenamento interno e consequentemente devem surgir novas baterias mais duradouras.
Acho que cartões de memória já estão entrando na obsolescência.
Mais o que adianta aumenar memoria ram e esquecer de aumentar o mAh da bateria para ser mais duradouro.
Em termos de tecnologia em geral eu nao acho exagero mas tambem nao é, até entao, uma necessidade ter um smart desse calibre. Meu S7 que tem 4GB de RAM e nao tem tanto app instalado ja ocupa metade da memoria.
Agora se uma marca como a Razer por exemplo fazer um modelo de smart voltado pros games com 10GB de RAM iria ficar show!
Hummmmmm.
Mais é top, mais também acho um absurdo um aparelho com 10GB de RAM e que deve ser só marketing.
Meu smartphone tem 4GB de RAM e até então está me atendendo super bem!
Agora ... 10GB de RAM mas qual o suporte de atualização pela fabricante? Será de 2 anos ? Não conheço a política de atualização da empresa, mas presumo ser igual as demais. Um smartphone com essa potência deve receber suporte de atualizações por muitos anos para que o consumidor aproveite muito do aparelho!
Se a Vivo resolver seguir o design que estão publicando como conceito, sem borda alguma e com sensor biométrico sob a tela, o Vivo Xplay 7 será o melhor, mais lindo e mais cobiçado smartphone já fabricado no mundo. Será referência. Tudo que Samsung e Apple lançar posteriormente não passará de segunda opção ou cópia, em se tratando de design.
Douglas Charles Cunha
ja vazou que o Xiaomi mi 7 vai ter mesmo tipo de tela, esperar quem lança primeiro
Tenho 8gb de ram no meu telefone e a coisa mais maravilhosa que existe é abrir um app que voce usou a 2 dias e ele estar lá, sem nenhum tipo de loading. No pc de casa tenho 32gb e é outra coisa maravilhosa. Como diria o Gabriel Torres, ram não deixa o computador mais rapido, deixa ele menos lento.
Henrique Ariel
mas vc não viu que tem gente aqui falando que quanto melhor é pior
E eu feliz aqui com meus humildes 1GB de Ram do meu Moto G3! ^^
Se serve de consolo ao menos tenho o Android 8.1 rodando de forma surpreendente!
Olha, é meio exagerado sim mas se eu ganhesse um nem me importaria kk Mas no caso de comprar já é outra história, mas aqueles de 4gb atende muito bem as necessidades de hoje e futuro próximo(Se os jogos continuarem na mesmice de puzzle, endless run e etc pra min um de 3gb até já seria bom pra min por muito tempo hehe)
Se o preço não for 10 gigas de ram também, quanto mais melhor