Moto X4 vs. Zenfone 4: quando intermediários querem ser tops
A quarta geração de dois aparelhos. Um era intermediário e virou topo de linha. Outro era topo de linha e virou intermediário. Ambos se encontraram no mercado brasileiro no segundo semestre de 2017, e agora vamos comparar sua características e funções para que você possa escolher o melhor para você.
Moto X4 vs. Zenfone 4: design
Em nosso primeiro quesito, é possível ver que as duas fabricantes se esforçaram na escolha dos materiais e acabamentos de seus respectivos aparelhos. Ambas apostaram no vidro na traseira, e isso certamente os deixa mais elegantes. O Zenfone 4 do teste veio em um bonito preto que quase começa a acinzentar, mas também está disponível em branco e em um verde menta claro e muito diferente.
A Motorola traz menos opções para o Moto X4, contando apenas com o preto que foi testado e o topázio, que é um azul praticamente cinza, ambos muito bonitos também. Os dois possuem efeitos visuais na traseira, sendo os círculos concêntricos no Zenfone e um brilho meio tridimensional no Moto X4. Ambos possuem moldura em alumínio.
O Zenfone 4 é pouca coisa maior que o X4, e os dois pesam aproximadamente 165 gramas. Os dois trazem sensor biométrico na frente, abaixo da tela, botões na lateral direita, conexão USB C e conexão P2 na parte inferior. São duas as diferenças mais gritantes: enquanto a câmera do Moto X4 é muito saltada em um círculo grande, a do Zenfone 4 fica no mesmo nível do corpo do aparelho, abaixo do vidro. E, se importa para você, o X4 possui proteção IP68, sendo à prova d'água por até u30 minutos em até 1.5 metros de profundidade em água doce.
Moto X4 vs. Zenfone 4: software
Ao menos esses dois aparelhos da marca estão atualizados. Tanto um quanto o outro já estão no Android Oreo. Como os dois chegaram no Nougat, é difícil dizer se e quando algum deles terá update para o futuro Android P. E vemos aqui mais um caminho contrário em busca de um meio equilibrado. Enquanto o Zenfone 4 era muito mais customizado e agora adotou um visual mais limpo, o Moto X4 vem de uma linhagem mais próxima da pura para uma interface mais modificada.
Com a chegada do Oreo, os dois perderam um pouco de sua identidade anterior que havia no Nougat, mas ainda há detalhes. A ZenUI continua com ícones quadrados arredondados e ainda aceita temas que mudam cor e o visual geral, enquanto a Motorola ainda tem os quatro apps mais utilizados na gaveta e o widget de hora com bateria.
De extra, o Zenfone traz apps que complementam a experiência Asus, como um bom gerenciador de arquivos, o app Selfie Master e o gerenciador de celular. O Moto X4 continua com seu conjunto de recursos chamados de Experiências Moto, como a possibilidade de conectar o smartphone em até quatro dispositivos de áudio Bluetooth simultaneamente, o sensor biométrico multifunção e ação de balançar o aparelho para abrir a câmera rapidamente.
Moto X4 vs. Zenfone 4: tela
Na tela não há muitos detalhes que as diferenciem. As duas são Full HD com 1080 x 1920 pixels, IPS e protegidas com Gorilla Glass 3 e ainda fora da moda do 18:9. Porém, a do Zenfone 4 é um pouco maior, com 5.5 polegadas, frente às 5.2 polegadas do Moto X4. Isso deixa o X4 com um pouco mais de ppi, mas nada perceptível.
O brilho, no entanto, foi percebido mais intenso no Zen 4, que também parece trazer uma tela um pouco mais amarelada em relação ao X4, que é bem azulado. Os dois possuem ajustes de cor para a tela, mas a do sistema da Asus é um pouco mais completo.
Moto X4 vs. Zenfone 4: câmera
Embora anunciem câmeras maravilhosas, os dois aparelhos aqui trazem problemas para quem aprecia fotos. Ambos trazem câmera com sensor de 12 megapixels na traseira, além de foco por detecção de fase e pixel duplo, mas o Zen 4 conta com abertura f/1.8 enquanto o X4 traz f/2.0, ou seja, o Zen 4 traz uma lente mais luminosa, e ainda tem estabilização ótica.
E são câmeras duplas, com a adição de mais um sensor de 8 megapixels em cada. Os dois filmam em até 4K de qualidade. Na frontal, o aparelho da Motorola traz um sensor de 16 megapixels e abertura f/2.0, e enquanto o da Asus traz a mesma abertura, conta com sensor de 8 megapixel.
- Moto X4: a Motorola transforma seu sucesso em intermediário
- Aprenda a usar todos os recursos da câmera do Zenfone 4
No caso do X4, o problema é com a câmera frontal. Logo no lançamento, testes mostrava, que ela não focava no rosto do usuário, e sim atrás dele. Depois de um tempo, a Motorola acabou afirmando que esse era mesmo um problema, e que não haveria correção em software porque o problema estava no hardware.
Já com o Zenfone 4, anunciado com o slogan "we love photo" a câmera traseira faz fotos lindas, mas apenas para quem tem conhecimento e paciência para ficar ajustando tudo manualmente. No automático, as fotos podem sair com o branco excessivamente estourado, mesmo que fora do HDR. Já passamos por vários updates e o problema ainda não foi corrigido.
Porém, no geral, são câmeras que podem agradar o usuário que não tem como prioridade fotos e selfies e que não são muito exigentes com qualidade fotográfica profissional. No Moto X4 as fotos com a traseira são boas em ambiente claro externo, granulando um pouco em ambiente interno. No Zenfone 4, se você não ligar para o céu azul totalmente branco, pode aproveitar também.
Nos extras, as duas têm a adicionar. Graças à câmera dupla, os dois aparelhos contam com o chamado modo retrato, que mantém a pessoa fotografada no foco, desfocando o fundo. A qualidade é boa para os dois. No Moto X4 também temos cor em destaque, seleção de plano com edição, reconhecimento de objetos e selfies panorâmicas com uma câmera frontal de 16 MP, além de efeitos gráficos e animações.
O Zenfone 4 oferece funções como animação GIF, time lapse, modo beleza com diversas opções e o Super Resolução, que faz fotos em até 49 megapixels graças à justaposição de imagens. Os dois também contam com modo de foto manual.
Moto X4 vs. Zenfone 4: hardware
Aqui, as configurações são parecidas apenas no processador, mas nem nisso combinam sempre. Enquanto o Moto X4 chegou ao Brasil com uma versão única com SoC Snapdragon 630, GPU Adreno 508 e 3 GB de RAM, o Zenfone 4 chega com o mesmo 630 e GPU, mas traz RAM de 4 GB. A Asus trouxe também uma versão mais poderosa e cara, com Snapdragon 660 e 6 GB de RAM, essa que está sendo usada no comparativo, mas ela não é muito fácil de ser encontrada no mercado.
Entre esses dois modelos do teste, há uma perceptível diferença no desempenho. Entretanto, acho que o que mais atrapalha o X4 é seu espaço, que logo enchi com uns 70 apps e mídia. São 32 GB de espaço, mas 13 GB são ocupados pelo sistema, um espaço excessivo para o Android. Assim, foi um dos primeiros smartphones em teste que eu consegui encher o espaço, e isso causou certa lentidão no todo.
O Zenfone 4 traz 64 GB de espaço e seu sistema ocupa menos de 9 GB. Em matéria de chip, os dois são Dual SIM, mas possuem berço híbrido, onde o segundo slot pode ser ocupado por um cartão microSD no lugar do segundo SIM.
Moto X4 vs. Zenfone 4: bateria
Quando o assunto é bateria, o aparelho da Asus traz 3300 mAh, enquanto o da Motorola conta com 3000 mAh. No caso dos processadores 630 a Asus leva vantagem, mas com o processador 660, dá para dizer que fica na mesma. E é bem isso o que acontece, e a duração de ambos se equilibra em diferentes usos.
Em uso normal no dia a dia, podemos ter aproximadamente 16 horas e meia de duração, com quase seis horas para jogos pesados. A recarga de ambos demorou menos de duas horas, ajudados por carregadores mais potentes e conexão USB C.
Moto X4 vs. Zenfone 4: conclusão
É praticamente possível dizer que temos um empate. Os problemas são parecidos nos dois, e as vantagens também. Ambos possuem ótima construção, e enquanto o X4 pode perder em beleza para o Zen 4, ganha com a proteção a água. No desempenho, a Asus sai na frente por possuir uma versão mais poderosa e com mais RAM, além de mais espaço, mas a câmera do X4 pode se sair melhor no modo automático traseiro.
- Motorola lança novo Moto X4 na Índia, trazendo diferenças: será que chega ao Brasil?
- Zenfone 4 no Brasil: um para cada tipo de usuário
A bateria dos dois teve uma duração bem aceitável e parecida, e ambos estão bem atualizados para o Oreo, com as atualizações de segurança atualizadas para Dezembro no X4 e para setembro no Zen 4. Vai depender mais se você curte as funções particulares da linha Moto ou mais desempenho e espaço com o Zenfone 4.
Agora é com você! Qual você escolheria, o X4 ou o Zen 4?
Asus ZenFone 4 ZE554KL vs. Motorola Moto X4 – Especificações Técnicas
Asus ZenFone 4 ZE554KL | Motorola Moto X4 |
---|
Enquanto isso eu ainda estou com meu Moto G1 2013, pelo menos estou no android 7.1.1
eu ia de ZF4 SD835... resolvi fazer uma concessão e aceitar um SD660... mas como não encontrei essa cabeça de bacalhau... estou com Filho de Sung top de 2017.
Próxima chance para a Asus entrar em casa... 2020.
Ps. já vi essa lenda de SD660 na loja oficial (online) da Asus .br, mas já estava com esse ésse-8.
Em meus testes o X4 não conseguiu se sair melhor que o G5s Plus, logo não vejo ambição nenhuma desse aparelho em ser top.
A linha X caiu muito de 2015 pra cá
Eu iria de Zenfone 4
Quanto aos slots híbridos, acho que a solução é fazer igual no Moto X Play: é um slot com espaço pra 2 sim cards de um lado (nano), e do outro lado tem o espaço pro Micro SD. Assim dá pra ter 2 chips e ainda usar o Micro SD.
Daí não prejudica o usuário que pode continuar escolhendo o que quer fazer.
Como faz pra comprar o Zenfone 4 na versão mais parruda (com SD 660) ? Só vejo a versão mais básica na internet.
Não entendi amigo!
Alax Ricard, eu quis dizer que quando procuro nos sites da internet pra comprar, a única versão disponível que encontro para compra é a versão mais "humilde" (com SD 630 e 4 Gb de RAM).
Gostaria de saber um site que permitisse escolher a versão mais top, com SD 660 e 6 Gb de RAM.
Pelo que eu já vi, aparece no site da Asus algumas vezes. :)
Prefiro mil vezes o Zenfone 4.
só vejo bordasss e hardware medio e altos preços..
A vantagem que o moto x4 leva é o preço que em alguns casos pode chegar quase perto da metade do zenfone 4
Então o Android "quase puro" da Motorola ocupa quase 50% mais espaço que o Android "desfigurado" da Asus?! Como diria o Kiko, "que coisa, não?!"... hehehe
E como diria a Chiquinha.... "Pois é, pois é, pois é."
Kkkkkkkkkkkkk
O Oreo no Zenfone 3 64gb tá ocupando 8,7gb... rsrsrs
Tá muito pesado, acho que deve vim com muitos app pois ate o Windows 10 pro x64 e mais leve que o sistema desses celulares.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Motorola que colocar armazenando comendo metade da memoria interna que ninguém nunca o viu isso.
Na verdade esse espaço ocupado é decorrente do novo método de atualização por partições do Android. O X4, juntamente com o Z2 Force, são os únicos aparelhos que conheço, além da linha Pixel, que utilizam esse método.
Funciona basicamente assim: tem a partição A ocupando 8GB com Android N e uma outra partição B com mais 8GB reservados. Ao receber a atualização para o Android O, por exemplo, ele será baixado e instalado na partição B em segundo plano, sem aquele ícone do Android sendo atualizado e todos aqueles minutos sem poder utilizar o aparelho, sendo necessário apenas o tempo de reiniciar o smartphone para começar a usar a nova versão do SO.
Além disso, temos a seguinte vantagem: o Android N continuará na partição A e o Android O ficará em uso na partição B. No entanto, se a nova versão do sistema apresentar problemas na instalação, o aparelho não more, voltando a usar a partição A com a versão anterior do software. Se tudo ocorrer bem, a partição A fica "adormecida" enquanto usamos a partição B. Ao receber uma nova atualização, o processo de repete, só que dessa vez substituindo os dados da partição A, mantendo a B como um backup.
Essa era nova pra mim, boa ideia os devs tiverão então... mas mesmo assim ainda e pesado pois o android puro ( o sistema ) não pesa nem 1,5Gb direito