Quais as vantagens de um smartphone com câmera dupla?
Muitos smartphones chegaram ao mercado com câmera dupla, como o LG G6, o Huawei P10, o Honor 8 e outros. Pensando nisso, resolvi fazer este artigo para esclarecer alguns pontos interessantes sobre essa tecnologia.
A câmera dupla é um conjunto formado por duas lentes principais em vez de apenas uma. Os smartphones que se beneficiam dessa tecnologia podem oferecer resultados de imagem diferentes, com efeitos distintos. As lentes geralmente operam em conjunto, de forma complementar.
De modo geral, o primeiro sensor faz o trabalho convencional, capturando fotos coloridas e com bons níveis de nitidez, brilho e contraste. O secundário acrescenta informações que não podem ser capturadas pelo principal, só que com mais qualidade, principalmente em relação à profundidade. Combinando ambos os resultados temos uma imagem com melhor qualidade.
Cada marca tem uma estratégia diferente para o funcionamento das lentes, assim como o posicionamento no qual elas se encontram.
Melhorando alguns efeitos
Imagens em 3D
Uma das vantagens do sensor duplo é a alteração do nível da perspectiva. Com o auxílio da segunda lente podemos aplicar um efeito maior de profundidade e distância, criando quase um efeito em 3D. É possível obter resultados bons quando o software é bem trabalhado, mas isso não é tudo o que você pode fazer com uma câmera dupla. A análise de profundidade, contudo, é a base para muitos resultados que falaremos mais a seguir.
O sucedido efeito Bokeh
Já tivemos em aparelhos mais antigos a possibilidade de adicionar efeitos de cor no primeiro ou no segundo plano de uma imagem, como no HTC One M8. Neste, era possível, inclusive, recuperar partes perdidas de uma imagem e colocar em outra.
Contudo, o resultado mais interessante que um sensor duplo pode oferecer é o trabalho fora da área de foco. O segundo plano, no caso, recebe aquele efeito desfocado (blur), ou borrado, característico de câmeras profissionais.
Realidade aumentada
Encontramos no Lenovo Phab2 Pro e no Asus Zenfone AR um outro conceito e utilidade para a câmera dupla: além do sensor RGB convencional, temos uma lente olho de peixe e outra TOF, que captura inúmeras imagens tridimensional. De modo geral, temos aqui um sensor 3 em 1.
Seu funcionamento é bem simples: um laser infravermelho incorporado na câmera reflete a luz na superfície, que é calculada pelo software fazendo com que os sensores possam fazer projeções de realidade aumentada. Além de capturar informações sobre a profundidade, o smartphone equipado com esses sensores pode calcular a posição do usuário em determinado ambiente. Temos um vídeo falando sobre o Phab2:
Não é por acaso que o Google tem interesse em manter o Projeto Tango e a plataforma Daydream sincronizados, visto que ambas as tecnologias se complementam e podem ser usadas em óculos VR e smartphones AR.
Não é por acaso que o Google tem interesse em manter o Projeto Tango e a plataforma Daydream sincronizados
Potencial de melhoria
Imagens ricas em detalhes...
O Huawei P9, o Mate 9 e o Honor 8 contam com lentes duplas e oferecem uma proposta de uso diferenciada. O segundo sensor é indiferente à cor (monocromático), e otimiza melhor as áreas de sombra, pontos de iluminação e traz mais detalhes a imagem. A combinação de cores é feita pelo software no pós-processamento.
O objetivo desses aparelhos é oferecer imagens mais realistas, ricas em detalhes. É interessante para qualquer usuário que tem essa preocupação.
... mesmo em iluminação baixa
A iluminação é sempre o fator essencial para obter bons resultados em imagens, e é o pesadelo dos fotógrafos, amadores ou não. No mundo profissional, contudo, essas situações podem ser contornadas e otimizadas, mas o usuário comum sofre mais quando as condições de luz ambiente são fracas.
No caso desses smartphones que citei acima, o sensor secundário trabalha especificamente nos detalhes, o brilho é adicionado depois pelo software. O resultado não é perfeito, mas está acima da média quando comparado com smartphones que contam com um sensor único (salvo raras exceções).
Zoom com perda mínima de qualidade
Alguns dispositivos trabalham melhor a questão do zoom sem perda de qualidade, como é o caso do iPhone 7 Plus, que entrega resultados melhores em comparação com o zoom convencional dos demais smartphones. O LG G5 também oferece outra possibilidade neste campo, fazendo com que o zoom seja aplicado de forma mais abrangente nas imagens, capturando mais detalhes e informações. No caso da LG, a lente secundária é do tipo grande angular.
Já tive um aparelho com câmera dupla, Xiaomi Redmi Pro, e achei bem inútil quando fui tentar usar no dia a dia. Basicamente a segunda câmera só servia para desfocar objetos em segundo ou primeiro plano e fazer umas fotos 3D meia boca.... To bem mais servido agora com o Mi5 que mesmo tendo uma câmera única, faz fotos incríveis.
Mas isso era uma característica do Redmi Pro, penso eu. E tirando o Mi5, Mi5s e possivelmente os novos aparelhos da marca, ela não é muito bem conhecida ou recomendada pelas suas câmeras...
Amigo tenho um Redmi pro exclusive e ele tira ótimas fotos acho que vc deve ter dado azar.
No dia em que uma Canon ou uma Nikon disserem que uma câmera com lente dupla realmente tem utilidade... Aí darei atenção. Por enquanto que apenas empresas de smartphones utilizam isso para vender mais, pra mim não tem serventia alguma.
Câmera ja faz isto tudo, por isto é só uma..
Concordo com vc mas......., se um dia elas falarem isso, ou estão dando tiro no pé, pois as vendas vão cair ainda mais, ou elas já estarão compradas de uma grande empresa de celular!
Eu gostaria muito de ver um smartphone com cameras Nikon (sensores e lentes), Panasonic!! Mas usando o que ela se tem de melhor, pois mesmo essa semana marcas top tem seus produtos meia boca tambem..!
gostaria realmente de ver na prática o com interessante é o uso da câmera dupla..... pois só assim optaria por um aparelho assim
Efeito 3D com câmera dupla onde uma fica a alguns milímetros de distância da outra? A não ser que o software seja extremamente inteligente, isso é praticamente impossível.
É o software que faz isso Sidney, meu antigo Redmi Pro fazia isso é era bem estranho hahaha
Sinceramente, não vejo tanta necessidade, visto que só uso a câmera em caso de urgência.
Acho feio Smartphone com duas câmeras. Seria melhor investirem em som estério.
Quais as vantagens de um smartphone com câmera dupla?
IRINEU
Não é, e nunca será minha prioridade ter um smart com duas câmeras, queria ver mais investimento de hardware e software por parte das fabricantes, do que esses acréscimos que na minha opinião são absoletos.
No mundo Android, o hardware avançou até demais. Acredito que hoje, o principal gargalo seja o software mesmo.
Pra mim, meio segundo a mais ou a menos não me fará ganhar o dia, até hoje não vi ninguém aqui dizer que o top dos tops em velocidade vai fazer ele ganhar mais dinheiro ou tempo, já perguntei e não obtive resposta de nenhum deles, mas uma boa foto fica pra sempre! E nem sempre temos tempo de fazer posse ou do objeto esperar para se mover! Por isso eu disse no começo, pra mim, prefiro investimento em câmeras melhores!
frescurite, prefiro só uma boa e preço mais barato hehe
Satisfeito com o meu velho S7 Edge e sua câmera simples...
De repente vem por aí um Note 8 com uma dupla, quem sabe...
Kkkk S7 Edge não é tão velho assim.. Andreu vai pegar o S8+ ?
Ainda não sei. No momento estou focado em trocar de carro, se sobrar grana... Quero ver o aparelho pessoalmente, e também esperar mais notícias sobre esse problema de tela avermelhada.
Eita, esse Andreu é o rei do gado mesmo! rs....
Não vou nem perguntar qual será o próximo carro....