Review do LG G5: este é o smartphone modular que todos esperavam
Todos os sinais apontam para uma mudança na LG. Depois de anos de design único e pequenos experimentos, como a tela levemente curva do LG G4, a companhia sul-coreana fabricou agora um smartphone modular. Agora, se este conceito pode convencer você a comprar um aparelho como este, você saberá no meu review do LG G5.
Prós
- Pegada melhor que a do LG G4
- Livre de bloatware
- Boa tela
- Software da câmera com incentiva a criatividade
- Modular
- Bateria removível
Contras
- Design
- Qualidade das fotos deixa a desejar
LG G5 – Data de lançamento e preço
Este ano, a LG se apressou. O LG G5 foi anunciado poucas horas antes do seu maior concorrente, o Galaxy S7, durante o MWC 2016. Mas enquanto a Samsung deu início às vendas duas semanas depois do lançamento dos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, em março, os fãs da LG tiveram que esperar até o início de abril para poder comprar o dispositivo ao redor do mundo.
Ainda mais incerta é a questão da chegada do LG G5 ao Brasil que, até onde sabemos, pode receber apenas o modelo LG G5 SE, uma versão com hardware menos ponte.
Em relação ao preço, pelo menos no exterior, o LG G5 não se diferencia muito do Galaxy S7. Assim, a versão de 32GB de armazenamento fica em torno de 699 dólares, aproximadamente R$2.504,45 em uma conversão direta.
LG G5 – Desenho & Qualidade de Construção
Por anos, a LG utilizou o plástico como material de fabricação dos seus smartphones. Mas qual o motivo disso? Essa era a única forma de garantir que a bateria dos aparelhos poderiam ser removidas. Até o final de 2015, a LG nunca havia fabricado um smartphone que fugisse disso. Com o lançamento do LG V10, a fabricante até se atreveu a usar metal na moldura do aparelho.
Com o G5, a LG é uma das últimas fabricantes a desenvolver um carro-chefe com o corpo inteiro em metal. Mas existem diferentes maneiras de produção. A primeira, e mais comum de todas, é a por fresagem, na qual o corpo do aparelho possui um corte único e, depois de pronto, se apresenta como um bloco de metal. A HTC usa essa técnica desde o One M7, a Apple também, desde o iPhone 5, bem como a Huawei fez na fabricação do Ascend Mate 7.
Já o corpo de alumínio do LG G5 foi construído de outra forma. Em vez de um corte único de um bloco de metal, o aparelho passou por um processo de fundição do alumínio. Este processo foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia da Coreia e é principalmente usado na fabricação de carros e aeronaves.
Este método vem causando confusões entre blogueiros e YouTubers, que disseram que a LG apenas usou uma pintura metálica. A maioria dos smartphones feitos 100% de metal recebem cor por anodização em vez de pintura.
Este processo de produção do LG G5 fez muitos especialistas questionarem se o aparelho deveria mesmo ser chamado de smartphone de metal, visto que a mão do usuário não encosta em metal. Mas o fato é que o G5 possui o corpo feito de alumínio, mas com uma demão de tinta.
Existem mais mudanças no design do LG G5 quando comparamos o aparelho com os seus antecessores, G4 e G3. Mesmo que o botão para ligar e desligar o LG G5 ainda esteja localizado na parte traseira do aparelho, os botões de volume estão agora na lateral esquerda.
Somado a isso, a LG ainda trouxe um sensor biométrico localizado no botão para ligar e desligar o dispositivo, assim como fez com o LG V10. Contudo, como o reconhecimento da impressão digital pode ativar o aparelho, pressionar este botão não é necessário.
Na parte traseira do LG G5, você também vai encontrar duas câmeras dispostas ao lado do flash de LED e do sistema de autofoco a laser. O sistema da câmera e o sensor biométrico não estão localizados no mesmo lugar.
Na parte superior da moldura, temos um microfone para o cancelamento de ruídos em vídeos e o a entrada para os fones de ouvido. Ali, também temos um sensor de infravermelho. Aliás, o LG G5 é um dos últimos carros-chefe a contar com tal recurso, visto que o Galaxy S7, S7 Edge e HTC 10 não possuem esta característica.
Se você realmente precisa ter um infravermelho para usar com a sua TV ou sistema de som, então você deveria considerar comprar o G5.
Em relação ao case do dispositivo, percebi um pequeno probleminha no design do G5, pelo menos na unidade de teste que recebi. Primeiro, uma pequena diferença nas bordas do aparelho e do botão para liberar o módulo da bateria tornou-se perceptível. Bem como um uma abertura entre o módulo e o restante do aparelho devido ao alinhamento mal feito.
Depois de entrar em contato com a LG, vim a saber que estas peculiaridades são apenas parte do primeiro lote do LG G5. As unidades feitas durante a produção final não contam com estas falhas.
LG G5 – Tela
A LG resolveu reduzir o tamanho da tela da linha no LG G5. Assim, o novo flagship da fabricante possui 5,3 polegadas e fica exatamente entre o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge m relação ao tamanho do display.
Referente à resolução e a tecnologia da tela, a LG manteve-se fiel ao G4. O LG G5 possui a mesma resolução de 2.560 x 1.440 pixels, com uma pequena redução de 0,2 polegadas de diagonal, fazendo com que a densidade de pixels por polegada quadrada seja de 554 em vez de 534 ppi.
Se comparamos a tela do LG G5 com a do Samsung Galaxy S7 ou S7 Edge, ambas estão no mesmo nível. Enquanto o display Super AMOLED dos smartphones da Samsung smartphones oferece cores vibrantes e pretos profundos, o G5 pende mais para o lados das cores naturais e tons pastéis.
Assim como nos nos smartphones da Samsung, o G5 também conta com a função Always-On da tela. Mas devido às configurações do painel, a LG teve que fazer algumas modificações.
Como os pixels de uma tela IPS não são iluminados de forma individual, o terço superior da tela tem que ser iluminado para que o Always-On funcione. Esta luz foi reduzida para um mínimo que não pode ser ajustado. E isso é ruim, pois ao usar o aparelho em luz solar direta não é possível identificar o que está na tela.
Somado a isso, essa necessidade de retroiluminação permanente acaba afetando a bateria. No período de uma noite, os dados de consumo da bateria indicavam 10% de uso de energia em sete horas de repouso. Felizmente, temos a possibilidade de desativar tal recurso. Pessoalmente não vejo benefício em usar tal função.
LG G5 – Características Especiais
A característica especial do LG G5 é realmente a capacidade de expandir os recursos do aparelho através de módulos. Este, que também foram chamados de “Amigos”, podem ser anexados ao LG G5 via conector. Para adicionar um ou outro modulo é preciso desconectar o modulo atual antes, usando um botão lateral.
Este botão lateral funciona como uma proteção, para que o módulo não se desconecte do aparelho com facilidade.
Contudo, até o momento existem apenas duas opções de módulos para o LG G5: uma para câmera CAM Plus, que ainda oferece um extra de 1.200 mAh para a bateria; e o módulo B&O Hi-Fi. Este módulo, com integração de 32-bit DAC, irá otimizar de forma perceptível a experiência de áudio do LG G5 com fones de ouvido correspondentes. Mas para tanto, você precisará de uma transmissão de áudio de 384 kHz.
Para usar os módulos, a bateria precisa ser trocada. Para tanto, se faz necessário desligar o G5, visto que não existe um suporte nativo de energia do aparelho sem tal hardware. Presumo que os engenheiros da LG pensaram que os usuários não iriam espontaneamente trocar os módulo de uma hora para outra.
Além destes dois módulos, existe ainda uma câmera capaz de capturar imagens em 360º, tanto vídeos quanto fotos. Um review específico destes dois módulos está a caminho.
LG G5 – Software
Sobre o software, o LG G5 roda com Android 6.0.1 com pacote de segurança de março de 2016. A LG fez sua própria UI mais uma vez, e o que pode ser um pouco confuso para alguns é que não existe gaveta de apps. Mas não entre em pânico: ele pode ser reintegrado com o LG Home Launcher 4.0 encontrado na LG SmartWorld. Curiosamente, a Samsung, com o Galaxy S7 and S7 Edge, também tem a opção para os usuários de usar uma TouchWiz UI App Drawer. Esta opção não vem de fábrica e deve ser ativada nas configurações.
Fora isso a UI da LG se tornou muito mais organizada e fina. A ativação de fábrica do Smart Bulletin foi desativada, o que ainda existia nos smartphones da LG e UI anteriores. É uma pena que a LG tenha tirado a visualização de multi-janelas. O motivo: Android N irá ter o suporte dessa função nativo.
A não ser o fato da LG ter reduzido o bloatware e as funções descritas acima, não existem maiores mudanças na UI. Ainda, o usuário pode classificar previamente em quatro categorias ou organizar uma lista de visualização. A aparência foi refinada aqui e eu me agrada a fonte preta fina em fundo branco no menu de configurações. E claro, a LG e a Sony também introduziram o knock-on, permitindo que seus smartphones sejam desbloqueados com toque duplo na tela.
De maneira geral, a UI é organizada e equilibrada. Mesmo a perda da gaveta de apps não é ruim, pois pode ser instalada na forma de LG Home Launcher 4.0. Que só se possa fazer isso através da loja SmartWorld da própria LG é o que eu acho estranho. Duas lojas pode ser um pouco confuso.
LG G5 – Performance
No ano passado, a LG se deparou com um grande constrangimento: o Snapdragon 810, o processador da Qualcomm que superaquecia ao executar um número razoável de processos. Na realidade, com o G Flex 2, a LG foi a primeira fabricante a oferecer tal CPU. Depois de perceber o preço desta escolha, o LG G4 veio com o processador hexa-core da Qualcomm, o Snapdragon 808.
Agora, com o LG G5 tudo foi diferente. A Qualcomm redesenhou completamente o seu processador topo de linha e o resultado é uma excelente performance do Snapdragon 820.
Nos nossos testes de benchmark, o LG G5 embalado pelo Snapdragon 820, em conjunto com 4 GB de memória RAM e uma GPU Adreno 530, superou o Galaxy S7 em praticamente todos os cenários. O novo carro-chefe da Samsung está na lista de melhores smartphones Android da atualidade, mas com este resultado já estamos revendo a posição de smartphone mais rápido do mercado.
No somatório geral dos testes de benchmark, o LG G5 não foi capaz de superar o Galaxy S7. O motivo disso é a potente unidade gráfica do Galaxy S7. A GPU Mali-T880 MP12 - não confundir com a Mali-T880 MP4 do Huawei P9 - é decisiva para o ponto da vitória do Galaxy S7. No geral, o novo carro-chefe da LG vem com 98,50% de toda a performance do S7.
LG G5 – Câmera
O LG G5 utiliza três câmeras, duas na parte traseira e uma na parte frontal. Devido ao ângulo de 135º de uma das câmeras traseiras, muitas cenas agora podem mostrar muito mais detalhes por causa da abertura de campo.
As duas câmeras na parte traseira podem oferecer 16MP ou 8MP, infelizmente a câmera com o ângulo mais aberto possui a menor resolução. O sensor de 16 MP é o mesmo usado no LG G4. A câmera para selfie na parte frontal também possui 8 MP.
Graças às duas câmeras e ao grande número de modos do aplicativos da câmera, colagens bem legais podem ser feitas de forma rápida e sem necessidade de um app de terceiros. No modo “Pop Out”, o LG G5 faz uma imagem aproximada de uma imagem, dando assim mais destaque ao detalhe que você deseja enfatizar em um click. A imagem da câmera de 16MP se sobressai sobre a de 8MP, que oferece um ângulo aberto.
No segundo modo criativo, chamado de Modo Múltiplo, todas as três câmeras são acionadas e combinadas em uma imagem para fazer uma colagem. Você ainda pode adicionar certos efeitos pré-definidos.
Entretanto, o sensor ótico que oferece o ângulo aberto também possui a inconveniente. É muito comum que o seu dedo apareça nas imagens por causa da abertura de campo. Mas depois de um tempo e com a prática, os proprietários do aparelho deverão dominar a pegada do aparelho para usar tal função de forma tranquila.
Se você não confia no modo automático da câmera e deseja ajustar por conta própria o tempo de exposição, ISO, velocidade de disparo e balanço de brancos, um modo manual está disponível. A software da câmera ainda oferece a opção de salvar imagens em RAW ou JPEG e RAM ao mesmo tempo.
Para aqueles que gostam de vídeos no modo manual, o LG G5 oferece uma gama interessante de opções a serem exploradas. Contudo, notei uma pequena queda do número de frames por segundo neste modo.
Referente à qualidade de imagens, o LG G5 brilha em ambos os lados. A câmera de 16MP faz imagens no estilo do G4. Já a câmera de 8MP é satisfatória, Mas ao aproximar a lente do objeto fazendo zoom in, você fatalmente notará a queda na nitidez de detalhes.
LG G5 – Bateria
A bateria do LG G5 é um dos pontos fracos, desde 2016 os carros-chefe estão utilizando uma capacidade acima da média. Tanto é que o Galaxy S7, o Xiaomi Mi5, Huawei P9 e o HTC 10, todos utilizam uma bateria de 3.000 mAh, enquanto o LG G5 vem com apenas 2.800 mAh.
O teste de bateria do benchmark AnTuTu do LG G5 está, portanto, atrás da concorrência. Fazendo algumas horas de ligações, assistindo a alguns vídeos e navegando na internet via Wi-Fi, consegui chegar ao final do dia com 25% da bateria ainda carregada. Mas preciso dizer que isso teve algo a ver com o modo de tela Always-on. Depois de desativado, consegui chegar ao final do dia com até 35% da capacidade da bateria.
Contudo, apensar de ficar atrás em relação aos competidores quando o assunto é capacidade de bateria, o LG G5 é um dos únicos smartphones que ainda oferece a possibilidade de remover a bateria. Logo, você pode contar com duas baterias e, claro, o modulo da câmera que ainda oferece mais 1.400 mAh.
Este módulo, mesmo deixando o aparelho com uma estética nada boa para uso no dia-a-dia, ainda assim é único e faz um grande trabalho em viagens.
LG G5 – Especificações Técnicas
Veredito Final
A beleza está nos olhos de quem vê. Se o LG G5 é um smartphone bem desenhado e bonito, sinceramente, penso que esta é uma decisão que cabe à você. O que tenho para dizer, no entanto, é que este é um carro-chefe que não deixa a desejar em relação ao design do Galaxy S7 e do HTC 10. Mesmo a Samsung e a HTC terem produzidos smartphones melhores, o LG G5 possui a favor a bateria removível e os módulos “Amigos”.
Infelizmente, estes mesmos módulos apresentam um risco. Em primeiro lugar, não são inteiramente bons. Em segundo lugar, os compradores do LG G5 não têm como saber se a fabricante vai continuar produzindo tais módulos daqui há um ano. A LG pode simplesmente parar de fabricá-los.
Pessoalmente, estou muito curioso em ver como os usuários irão lidar com os módulos e se esta é uma grande sacada da LG ou apenas uma moda com data para terminar. Além disso, precisamos de mais um ano para saber se a compatibilidade de tais módulos será mantida para outros dispositivos da fabricante. Se isso for possível, um pequeno sonho se tornará realidade.
Senti falta nele a gaveta de após e dos botões traseiroa,ao menos com um laucher ela volta(gaveta).
Gostei muito do LG G5, sempre usei celulares LG.
A Única coisa que me desagradou e muito, foi a LG seguir esse padrão ridículo que a Apple implantou no iPhone, com a saída de som na parte inferior do aparelho, isso é pessímo para assistir vídeos e jogar.
Outra coisa, foi o fato de deixar os icones Quadrados com cantos arredondados, que falta de Originalidade, a Interface da LG é bonita, desde o G3, G4 e V10.
Agora, ela vai e copia a Apple, Poxa LG !!! ....Pisou na Bola...
LG , seja vc mesma, com sua interface própria, não viva de cópias assim como a Samsung fez com o S7 !
Concordo com voce Nilton Soares,mas a LG "quase" sempre teve auto-falantes na parte de trás,e por mim não interfere tanto assim na qualidade Pdoáudio
Você ainda está usando o LG G5? Depois de todo esse tempo o que vc está achando do aparelho? Ainda recomendaria ele?
gostei muito do aparelho. divisor de águas. novo design. novas ferramentas. vários acessórios. tem tudo para agradar. vamos só esperar para ver o preço.
Algumas coisas me chamou a atenção nesse aparelho, principalmente por ser modular, mas o seu design é fraco em comparação com o G2 e o G3, que na minha opinião são muito mais bonitos
LG G5 e muito bonito e diferente, o que eu acho feio e só as duas câmeras , pq o resto é perfeito ,LG G5 e Samsung S7 pra mim são os melhores smartphones no mercado...
Não sou fã da LG, nunca quis ter um, não tenho nada contra só sei lá não me agrada, quando vejo não tenho aquela sensação de nossa quero ter um, nunca tive está sensação pra LG e nem pro iphone
Na teoria és perfeito, preciso testá-lo para confirmar ou não todas essas expectativas.
Gostei do seu review, aborda bem os diferenciais do LG G5.
Mais discordo em dois pontos cruciais.
O primeiro seria a qualidade das fotos...
Tenho interresse em um bom camera fone e estou entre o G5 e o S7. Já li e assisti inúmeros reviews e vejo uma boa briga entre os dois, sendo que no último visto por mim o G5 se deu melhor...
Tal review feito pelo Phone Arena.
O outro ponto seria o superior poder de fogo da GPU mali t880 mp12...
Em todos os benchmarks e reviews a adreno é superior...
No restante você foi bem imparcial...
Todos quem cara pálida??? Você deve estar ganhando algum jabá da LG para escrever essa matéria!!! Me deixe fora disso!!!
"Especialistas"... Será que eles conseguem falar algo de útil, senão baboseiras?
Seria bom um review aki no AP do LeGo G5 lite, o modelo brasileiro.
O forte dos smartphone é a bateria resistente,a Lg ainda fica pra trás nesse quesito
Não vai ter as versões Beat e Stylus não, né?
Provavelmente a "Beat" e "Stylus" serão o LG G5 SE
Se for pra querer concorrer com Galaxy S7 a LG pode fazer logo o G6, pois esse G5 não chega nem perto!
calma garoto de uma uma olhada nas pesquisas o s7 ta perdendo em camera para o s6 edge.
Pelo menos a LG se arriscou a mudar/implementar algumas coisas, não lançou uma versão 2.0 do antecessor, que não é nada mais, nada menos, do que o que o próprio antecessor deveria ter sido.
Pra começar acho que nunca deveria ter tirado os botões traseiros! Aquilo é uma marca da LG!