USB Audio Device Class: a conexão que pode extinguir o mini jack do seu Android
Se você achava que a estratégia de eliminar o conector mini jack era algo exclusivo da Apple e seus novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus, repense. Isso porque, segundo o site da USB-IF,o universo Android seguirá os passos iniciados em Cupertino (e pela Lenovo) mais rápido do que imaginamos.
O USB-IF (ou USB Implementers Forum) é uma entidade sem fins lucrativos que promove e oferece suporte a este tipo de conexão. Inclusive, ela é uma das responsáveis pela apresentação do USB-Type C. Agora, ela introduzirá uma nova especificação que poderia "matar" o mini jack a médio e longo prazo.
A especificação USB Audio Device Class 3.0 se apresenta como uma "solução para todo tipo de aplicações de som digital, incluindo fones de ouvido, dispositivos móveis, estações de carregamento, instalações de jogos e soluções de realizada virtual".
Em comunicado oficial, a USB-IF está encorajando as empresas a adotar este sistema de som para melhorar a sua qualidade e converter o USB Type-C em um padrão de áudio nos smartphones da mesma maneira que o Lightning está para os iPhones.
Logo, considerando que a entidade tem prestígio junto às maiores fabricantes, é de se considerar que a conexão mini jack também seja substituída pelo USB Audio Device Class 3.0 a médio prazo, nas próximas gerações de smartphones.
Esta não é a primeira vez que tenta impor o uso do USB Type-C sobre o mini jack. Em abril deste mesmo ano, a Intel propôs abertamente o uso deste padrão de conexão para que o tradicional conector de 3,5 mm fosse extinto de vez.
O próprio consumidor já se mostra mais aberto a trocar o mini jack por outro padrão
O USB Type-C tem algumas vantagens claras, não apenas em termos de áudio, mas também na velocidade de carregamento e transferência de dados. Este ano, o Moto Z, da Lenovo, já havia optado por substituir o mini jack de 3,5mm por este padrão, meses antes do anúncio da Apple com os iPhones 7.
No entanto, muitos veem este movimento como uma oportunidade de gerar mais dinheiro em acessórios e complicar de vez a vida do usuários. Mas fabricantes de acessórios têm se mostrado bastante otimistas quanto a adoção deste padrão e creem que o desaparecimento do mini jack a partir do iPhone 7 acelere todo esse processo.
As vendas de fones de ouvido Bluetooth têm disparado nos últimos meses, o que indica também uma certa disposição do consumidor por trocar de padrão. Mas, claro, estamos falando de mercados mais maduros, onde acessórios neste formato não são tão caros como no Brasil.
Ainda que não haja indicações de que - salvo algumas exceções - as principais fabricantes abandonem os o mini jack em seus próximos smartphones, é fato que este conector já está com os dias contados. Seu sumiço pode não se dar nos próximos meses, mas veremos cada mais modelos sem esta entrada nos próximos anos, até o seu desaparecimento total.
Você acha que o mini jack sumirá já nos próximos anos?
Isso vai ser um festival no mercado paralelo. Camelôs encherão suas bancas com cabos adaptadores made in Ching Ling: USB -> USB Type C; mini jack -> USB Type C ... etc.
Acho um retrocesso a retirada da entrada mini Jack, tudo para complicar a vida do usuário.
Eu não posso falar que não uso. Mesmo tendo um adaptador Bluetooth com uma saída p2 (o que me permite transformar qualquer fone em fone sem fio) eu ainda uso o conector p2 no carro ligado no rádio. Além do mais tem o pessoal que usa a saída p2 para adicionar o botão extra no celular (Aquele pressy)
Deixem de ser mentirosos... Patrocinadores da falácia ! Porque não dizem a verdade? Foi a Leeco a primeira marca do mundo à eliminar a saída de áudio de 3.5 mm e não a Motorola. A Leeco fez isso antes que a Motorola pudesse sonhar em fazer. E vocês sabem disso !!! Le Pro 2 !!!
Na verdade amigo foi a motorola com o v3 o mesmo possuia um fone com saida usb type A
Pode até ser que seja uma boa opção, vejo essa novidade com bom olhos, mas no Brasil logo onde tudo é caro complica um pouco, concerteza Europeus, Americanos Etc.. gostaram ou gostam da novidade.
Bom, teremos w. Usar adaptadores.
Problema é que fones com Bluetooth mesmo de ótima qualidade igual os AKG n possui uma qualidade fiel de som
Se tirar tudo bem quase nem uso fone
Ah eu querendo comprar um fone Bluetooth bom, mas está difícil... ainda mais que prefiro over the ear.
Vejo com bons olhos essa mudança, mas apenas em um mercado solido, mercados como o Brasil isso vai demorar para pegar, muita gente vai reclamar
Isso é fato. No Brasil vai levar uns 5 anos pra pegar de vez, o jeito é importar.
compra o Rapoo H6060 ... é o melhor que já tive.
Discordo, prefiro meu ótimo fone Sennheiser, sem entrada P2 fica muito complicado.
mais dinheiro em acessórios com certeza
Bom, pra mim não faz diferença, já que nem uso fones de ouvido mesmo, então podem tirar...
Galera viajando falando que empresas que trabalham com áudio profissional vão sentir falta do P2.
#sabedenadainocente
Empresas que trabalham com Áudio profissional utilizam Fibra Óptica, Cabo 4 vias ou no máximo um P10. kkkkkkkkkk
P2 vai cair em desuso assim como o P1 caiu. É natural.
O que estão falando aqui é a mesma coisa que dizer que o USB-3.0 nunca será superado pelo USB-C, é a tecnologia evoluindo galera.
Que venham os fones bluetooth 4.2 e 5.0 com preços mais em conta.
Na verdade se formos olhar que marcou o fim foi o moto Z e não o iPhone. Essa mania boba de por Apple sempre a frente de algo que já foi feito por outra.
Até pode ser que a Lenovo seja a primeira a implementar a tecnologia, até pro que lançaram o Moto Z antes do iPhone, mas já tem um tempo que se vem falando que a Apple iria mudar. E conhecendo o mundo da tecnologia sabemos que o Apple cria tendência.
Criar tendência pelo marketing, você quer dizer. Tudo que a Apple faz vira notícia, mesmo não sendo uma inovação criada por ela.
sim sim, já se foi o tempo dela inovar ou revolucionar.
Negativo !!! Quem marcou o fim foi a Leeco !!! Ela fez isso com o Le Pro 2 muito antes que a Motorola sonhasse em fazer... Nem Apple, nem Motorola... Foi a Leeco !!! Volte a estudar antes de falar asneiras.