A compra da HTC pelo Google seria um bom negócio?

androidpit htc mwc 2016 2
© nextpit

Não é nenhum segredo de estado que a HTC não está bem das pernas, com suas vendas em queda há alguns anos. Também sabemos que o Google está tentando ser auto-suficiente quanto aos seus novos dispositivos. Logo, esse seria um clássico caso de unir o útil ao agradável.

Rumores sobre a possível compra da fabricante taiwanesa pelo Google se espalham mundo afora, mas nada foi confirmado até agora. Mas, se analisarmos todos os fatores envolvidos, essa aquisição por parte da Big G seria um bom negócio?

O que o Google ganharia com a compra da HTC?

Não se iluda: o Google não pagaria bilhões pela HTC sem vantagens bastante concretas. Como expliquei acima, a empresa está dando os primeiros passos para começar a produzir seus próprios dispositivos, com a linha Pixel sendo a primeira geração desse projeto.

Sendo assim, a Big G tentaria  manter um delicado equilíbrio como fornecedora de um sistema operacional (Android)  para outras marcas do mercado de hardware e uma competidora das mesmas, principalmente na categoria de smartphones high-end.

AndroidPIT google is evil 2
O Google poderia salvar a HTC / © NextPit

Com isso, um cenário interessante se forma: a HTC tem toda uma infraestrutura pronta para produzir aparelhos, mas se encontra em uma crise, com as suas vendas em queda há um bom tempo (apenas nos primeiros meses de 2016, elas diminuíram em 64%); o Google tem dinheiro, mas quer desenvolver seus dispositivos em seus próprios termos (hardware e software), sem interferências das fabricantes. Logo, a situação favorece a Big G para adquirir a fabricante taiwanesa a um valor mais camarada.

Essa aquisição faz ainda mais sentido se levarmos em conta que a HTC já está familiarizada com a filosofia do Google, já que o primeiro dispositivo da linha Nexus foi produzido pela fabricante taiwanesa, além do tablet Nexus 9.

Para completar, o Google teria acesso a diversas patentes da própria HTC e poderia usá-las - juntamente com as inúmeras patentes que ela reteve antes de revender a Motorola - para criar smartphones e tablets realmente interessantes. Isso inclui ainda por as mãos na tecnologia do HTC Vive, um óculo de realidade virtual que poderia ser integrado à plataforma Daydream.

Em resumo: se o Google quiser levar adiante o projeto de ter smartphones com 100% de seu DNA, comprar a HTC seria um passo sensato. Mas...há sempre um "mas"...

Mas será que essa fusão valerá a pena?

Em um primeiro momento é difícil dizer. Primeiro porque o Google emitiria um sinal contraditório ao mercado ao voltar a investir bilhões de dólares na compra de uma fabricante, depois de sua experiência com a Motorola.Em 2011, ela adquiriu a fabricante por US$ 11,5 bilhões, e a revendeu para Lenovo em 2014 por um quarto do preço (US$ 2,9 bilhões). Na época, a Big G teria sentido na pele o quão complexo é criar e fabricar hardware (o que inclui logística, suporte, marketing, garantias, etc), se comparado ao negócio de software, que é o seu core principal.  

Androidpit New York cheesecake 0651
As fabricantes do Android não querem compartilhar o bolo / © ANDROIDPIT

Mas, claro, nada impede que a empresa não tenha aprendido a lição e se preparado melhor para encarar esse mundo de chips e telas - além do fato da HTC, provavelmente, custar muito menos que a Motorola. A aquisição teria um valor simbólico e diria ao mercado que o Google entrou de vez no mercado, com um telefone que teria 100% do seu DNA. 

No entanto, uma eventual compra da HTC também poderia acelerar os planos da Samsung e Huawei em desenvolver sistemas operacionais próprios para seus smartphones, se desvencilhando de uma vez do Android. Logo, será que compensa à Big G perder duas de suas mais importantes parceiras? Além do que, isso poderia incentivar ainda outras fabricantes a seguir o mesmo caminho, principalmente ao constatarem que o Google se tornou um competidor incômodo para elas. 

A compra da HTC não será algo que acontecerá amanhã

A bem da verdade é que uma eventual compra da HTC pelo Google vai depender da receptividade do público em relação aos primeiros dispositivos da linha Pixel. Ainda que sejam aparelhos desenvolvidos com total controle da Big G sobre o hardware e o software, o fato é que eles competirão em categorias mais caras de smartphones e cujo acesso do público é mais restrito, ainda que a margem de lucro seja maior. 

Além disso, qual seria a disposição do Google em investir dinheiro em um mercado que ele sabe -  como poucos - que é extremamente acirrado e consolidado entre algumas marcas? A compra da Motorola deve ter ensinado uma coisa ou outra à empresa

Logo, é provável que o Google mantenha apenas uma parceira com a HTC nos moldes do que já ocorre hoje, pelo menos em um primeiro momento. A gigante das buscas continuaria tendo total liberdade para desenvolver seus dispositivos do jeito que bem entender e, em troca, a fabricante taiwanesa recebe uma fatia maior dos lucros das vendas dos Pixels, o que aliviaria seu caixa e daria oxigênio extra para que ela encontre soluções para sobreviver. 

Todo mundo ganha, até um dos envolvidos deixar de ganhar...e resolver comprar. 

E você acha um bom negócio a compra da HTC pelo Google?

Ir para o comentário (43)
Lia Martos

Lia Martos
Editora

Apaixonada por tudo que é novo, tecnologia, cultura e por este mundão. Tropeçando pelo mundo desde 2009 e curtindo cada momento. Viciada em Youtube e tutoriais e aprendendo todos os dias um pouco mais sobre o amplo universo Android.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
43 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Roberto Rezende 15
    Roberto Rezende 03/10/2016 Link para o comentário

    Se não souberam o que fazer com a Motorola quando estava voltando com sucesso, imagina agora com a HTC mal das pernas...


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 01/10/2016 Link para o comentário

    Bom mesmo é vim para o Brasil!!


  • Jonathan Costa Jr 3
    Jonathan Costa Jr 01/10/2016 Link para o comentário

    Como a Samsung já está querendo concorrer com o Google com o Tizen. Por que o Google não poderia concorrer com a sua própria marca de celulares?
    É igual no truco, a Samsung pediu truco criando o Tizen, se eu fosse o Google pedia 6! Ainda mais com a HTC que é uma empresa que tem muita qualidade nos aparelhos. Fora que pouquíssimas pessoas sairiam do Android pra ir pro Tizen. Ninguém sai da zona de conforto. Acho que a Google teria mais a ganhar, lógico que não poderia entrar querendo ser a líder de vendas no mercado. Ela poderia criar uma linha inteira pixel e manter a HTC no mercado. Assim como a Lenovo fez com a Motorola.


  • Paulo C. 23
    Paulo C. 30/09/2016 Link para o comentário

    Alguns pontos sobre a matéria e os comentários: 1) a compra da Motorola se deu por patentes e não por renome ou número de vendas, até por que haviam opções melhores de mercado. 2) Apesar do apreço que se tem no Brasil pela motorola, nos maiores mercados ela deixou de ser gigante há quase 10 anos. 3) Na época do google a moto vendia como água...sim, mas produtos de baixa lucratividade, o que define lucro não é só volume de vendas. 4) A Google não compraria a motorola novamente por que não precisa, já tem as patentes e com elas uma fabricante como a oppo, só pra citar uma "pequena" que possui know how pra fazer smartphones já seria suficiente. 5) por fim mas não menos importante: pra que comprar a htc ou qualquer outra se dá pra economizar terceirizando a construção? a quantum faz isso, se tem uma fábrica semi ociosa pra "alugar" é mais barato fazê-lo e diminuir o lucro do que gastar uma fortuna comprando a estrutura, mais barato e mais seguro.

    Mickael FernandesJulliano LobãoBruno


    • 16
      Bruno 30/09/2016 Link para o comentário

      OK, convenceu! segura meu like. kkkk


    • Julliano Lobão 16
      Julliano Lobão 30/09/2016 Link para o comentário

      Cara, vc explanou muito bem a questão, os fãnboys da Motorola não têm noção de como pequena é a participação dela em nível global. Ficam aí chorando pra Google comprar novamente uma empresa que não tem mais nada pra oferecer à Big G.


  • Julliano Lobão 16
    Julliano Lobão 30/09/2016 Link para o comentário

    Caso a Google realmente resolva entrar na briga com as outras fabricantes, veremos muitos investirem numa solução própria, ainda mais com esse tal projeto Andrômeda pegando corpo.
    A Samsung está bem adiantada com seu Tizen, mas vemos outras empresas investido nisso tbm como a Huawei e Xiaomi.
    Outras estão buscando soluções que acredito serem válidas, como a Meizu e BQ que vêm lançando modelos com Ubuntu. Temos ainda o Sailfish como alternativa. Outras empresas podem ter algumas cartas na manga pra jogar ainda, como a LG e seu WebOS.


  • 20
    David tardie 30/09/2016 Link para o comentário

    E vi um comentário falando do windows fone, só para deixa claro o Windows fone não tem parceria com o Google como o Google tem com a Samsung,, ou seja se a Google compra o htc, e se ainda tivesse a Motorola, a única coisa era q ia acabar de ver cm o Windows fone


  • 20
    David tardie 30/09/2016 Link para o comentário

    primeiro, (volta Motorola pro google) segundo a htc não vai pra Google, ou será como a Motorola, a Samsung vai volta a fala do tizen( que pra min n presta!) E nesse de fica falando vai ameça o Google a diminui a parceiria


  • Ronaldo 45
    Ronaldo 30/09/2016 Link para o comentário

    Google não ficou nem com a motorola, pois incomodou as "gigantes" Sony, LG, Samsung, etc., que por sua vez ameaçaram abraçar outros sistemas como Windows Phone e Tizen. O Google, que ganha mais com software do que com hardware, passou a motorola para a lenovo com a desculpa de que "dava prejuízo". Essa foi a grande mentira do século, pois a linha moto vendia como água. Hoje o googole ganha participação nas vendas da motorola, mas sem o rótulo de "fabricante". Vai pegar a HTC pra quê, se não deu conta nem da motorola, pois as outras fabricantes não aceitam monopólio!


    • Danilo Delmiro 12
      Danilo Delmiro 30/09/2016 Link para o comentário

      "[...] pois a linha moto vendia como água." Ela vendia bem aqui no Brasil, porque mundo a fora a sua participação de mercado era miníma...

      Paulo C.Julliano Lobão


  • Jobson Gois 4
    Jobson Gois 30/09/2016 Link para o comentário

    Seria bom a volta da Motorola para o Google


  • 16
    Bruno 30/09/2016 Link para o comentário

    Seria não. O certo seria a Google criar sua própria divisão mobile pra fabricar seu próprio aparelho do 0.
    Poder e dinheiro pra isso eu tenho certeza que a Google possui, contratar os tops no ramo e colocar seu Android puríssimo, isso iria derrubar metade das fabricantes, tenho certeza disso. E como sabemos, não é isso que a Google quer, por isso, ela não vai comprar mais nada.

    Edson Nery


    • Edson Nery 10
      Edson Nery 30/09/2016 Link para o comentário

      Isto significa que a Big G deveria criar patentes e hardwares de grandes soluções e proporções, e estes devem ser altamente competitivos o bastante para tentar desbancar muitas empresas produtoras... Para isso demanda muitas análises, etc...


  • Ralf Alencar 14
    Ralf Alencar 30/09/2016 Link para o comentário

    Acho que mesmo que a linha pixel seja um sucesso duvido muito a Google comprar a HTC, pois o negócio dela é software e não hardware,além do mais o lucro com licença do Android para outras fabricantes é significativo, ou seja se ela concluir a compra estaria impulsionando as outras empresas a desenvolver S.O próprios e isso seria um tiro no pé para o Android, a Samsung é a que mais vende celulares Android no mundo ou seja a google lucra em cada aparelho e se de repente essa parceria é desfeita a Google perde muito, tanto quanto o reinado do Android quanto um S.O acirrado Tizen.


  • LeoGouveia 12
    LeoGouveia 30/09/2016 Link para o comentário

    Teve a Motorola nas mãos, fez o Moto X e G, que empurraram as fabricantes para um Android mais puro, depois venderam por uma pechincha.
    Não duvido, mas acho contraditório comprar a HTC.
    Pra nós brasileiros eh até meio ruim, apesar de quase não termos tido Nexus aqui, seria mais difícil o Google lançar algo pra gente.


  • David CD 80
    David CD 30/09/2016 Link para o comentário

    Não seria. Acho que uma compra que teria sido bons para todo, teria sido o da Nokia. Já pensou Nokia e Google juntas....


  • Paulo José 20
    Paulo José 30/09/2016 Link para o comentário

    A Google comprou a Motorola e agora ela sumiu, vai comprar a HTC aí depois fica com as patentes, aí vem outra empresa compra e some com ela do mapa também!!

    Paulo C.GabrielLeoGouveia


  • 85
    Conta desativada 30/09/2016 Link para o comentário

    Seria uma boa, a htc sempre fez bons smarts e a Google assim poderia "dar vazão" a toda a sua capacidade criativa para construir um smart "perfeito" e isso sem dúvida incomodaria muito as outras fabricantes.....


    • David CD 80
      David CD 30/09/2016 Link para o comentário

      Para nós brasileiros não seria nada significante. Afinal nem temos os smartphones da HTC disponível no país.

      Edson NeryLeoGouveia

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.