Review do Sony Xperia XA: um intermediário para quem gosta de câmera e design
O Xperia XA é o intermediário da nova linha Xperia X, e possui especificações mais modestas. Além da câmera acima da média, o dispositivo conta com uma versão melhorada da interface Xperia UI e outros extras. A seguir, você descobrirá os prós e contras do Xperia XA através do nosso review completo.
Prós
- Câmera acima da média
Contras
- Desempenho mediano
- Bateria fraca
- Armazenamento interno limitado
Sony Xperia XA – Data de lançamento e preço
O Xperia XA está disponível nas lojas brasileiras desde o dia 16 de junho. O dispositivo foi anunciado pela empresa no dia 9 de junho, durante uma coletiva de imprensa que aconteceu na cidade de São Paulo. A versão vendida no país custa R$ 1.799,00 e estará disponível nas seguintes cores: branco, grafite, rosê e verde limão. O modelo nacional é Dual-SIM e conta com 16GB de armazenamento interno.
Sony Xperia XA – Desenho & Qualidade de Construção
Apesar de não ter um corpo de metal, o novo Xperia XA se encaixa perfeitamente na nova espécie que chamamos carinhosamente de intermediários. A falta de bordas laterais provoca uma aparência elegante, mesmo que os materiais sejam de natureza, digamos, acessível. Tanto as bordas como o corpo do dispositivo são feitos em plástico.
Em uma das laterais se encontram entradas para cartão SIM e cartão de memória Micro-SD cobertas por uma tampa, permitindo a ampliação da memória para até 200GB. Na parte superior encontramos a entrada mini jack para fones de ouvido, e na parte inferior encontramos um alto-falante.
Este posicionamento pode surpreender os usuários do Xperia, já que o alto-falante está localizado tão para a direita do dispositivo que poderia afetar a saída de som quando em mãos. É difícil provar esta teoria com o dispositivo de teste conectado ao mostrador pelo cabo mini USB, mas poderia ser um problema no dia-a-dia.
Na borda lateral vemos o botão redondo de ligar/desligar, parecido com os que vinham na linha Xperia Z, o botão de volume e da câmera.
O modelo pesa somente 137 gramas, e tem 7,9 mm de espessura. O Xperia XA será disponibilizado em quatro cores: branco, grafite, lime gold e rosé.
O Xperia XA tem as bordas extremas feitas em alumínio, conferindo um visual mais refinado ao aparelho.
Sony Xperia XA – Tela
A tela do Sony Xperia XA é de 5” com resolução HD, oferecendo assim uma densidade de aproximadamente 293 pixels por polegada. Esta quantidade é suficiente para um smartphone intermediário. A inclusão da tela em um design sem bordas laterais faz com que a experiência seja bastante agradável, e tanto os ângulos de visão como o brilho parecem estar corretos, pelo menos durante seu uso em lugares fechados.
O painel fica ligeiramente ilegível em ambientes com alta luminosidade, mas este é um problema comum das telas LCD. A tela conta com tecnologia Triluminos e possui alguns ajustes nas configurações do aparelho para torná-la mais vívida ou ainda mais balanceada.
Embora não tenha o mesmo nível de nitidez do Xperia Z5, a tecnologia de tela da Sony é capaz de deixar uma tela HD com a mesma qualidade visual de uma Full HD.
Sony Xperia XA – Software
O software da Sony está sempre recebendo melhorias nos recursos e em sua interface. A versão do Android 6.0 Marshmallow que vem instalada no Xperia XA possui alguns elementos novos, como um novo visual para o aplicativo de SMS e o teclado Swiftkey como padrão no lugar do Xperia Keyboard.
A Xperia UI conta ainda com uma nova tela de bloqueio e um sistema de sugestões de apps que funciona a partir da tela inicial.
A Sony ainda envia uma série de aplicativos pré-instalados, alguns removíveis e outros não, como o Spotify, o Kobo eBooks, Sky Go, Amazon e até o anti-vírus AVG. Assim, o dispositivo sai de fábrica com aproximadamente 5GB disponível no armazenamento interno - o total é 16GB.
Sony Xperia XA – Performance
O rendimento do Xperia XA está nas mãos do processador MediaTek Helio P10 octa-core de 2,0 GHz, um chip pensado para os intermediários. A memória interna do aparelho é de 2GB e o armazenamento é de 16 GB, podendo ser expandido até 200GB através de um cartão microSD.
O rendimento gráfico do Xperia XA em jogos e conteúdos multimídia é apenas satisfatório. É possível notar que alguns aplicativos demoram um pouco para serem abertos, enquanto o multitarefa precisa ser usado com parcimônia. Se você pretende utilizar o dispositivo para redes sociais e mensageiros instantâneos, não encontrará muitos problemas.
Os gráficos do Xperia XA ficam abaixo do esperado devido a GPU que acompanha o Helio P10, que possui apenas dois núcleos de 700 MHz. A arquitetura do chipset é a Cortex A-53 de classe média, o que pode justificar o desempenho intermediário do processador octa-core.
Recomendo que você tenha um cartão microSD em mãos para otimizar o desempenho do Xperia XA, que fica com o armazenamento interno limitado em pouco tempo. É possível formatar o cartão para utilizá-lo como memória interna no dispositivo da Sony. Não é possível executar esse procedimento pelas configurações do sistema, mas, através do artigo abaixo você poderá descobrir como utilizar a linha de comando que executa este recurso:
Sony Xperia XA – Áudio
O speaker do Xperia XA é ligeiramente fraco e puxa mais para tons agudos. A qualidade das chamadas, contudo, é clara e bem pronunciada. A Sony envia um fone de ouvido na caixa, mas, infelizmente, eles não seguem o padrão de qualidade que podemos esperar da empresa. Temos um fone convencional sem nenhum tipo de tecnologia, como cancelamento de ruído.
É possível ajustar as configurações do som pelo aplicativo de equalizador da Xperia UI, que conta com ajustes para tons graves, médios e agudos.
Sony Xperia XA – Câmera
As câmeras da Sony são sempre um diferencial nos smartphones Xperia. A câmera principal oferece um nível de detalhes, cores e brilhos interessantes. Somente quando olhamos de perto é possível identificar leves borrões ou distorções nas imagens capturadas pelo dispositivo. Mesmo em ambientes com pouca luminosidade as imagens saem com boa qualidade. A câmera para selfies, por sua vez, está acima da média entre os intermediários.
A câmera traseira possui 13MP e abertura de lente f/2.0, acompanhada por um flash de LED simples. A lente frontal possui 8MP e conta com a mesma abertura de f/2.0 da câmera traseira, além de um ângulo de 88 graus que permite capturar mais pessoas ou detalhes numa única foto. A câmera da frente não possui flash, porém, o modo HDR sempre salva os autorretratos tirados em ambientes com iluminação desfavorável.
O autofoco híbrido do Xperia XA é excelente para quem gosta de dar o foco na cena e capturar a imagem rapidamente. Não existem atrasos no disparo e tudo funciona rapidamente. Como já é tradição nos smartphones da Sony, o Xperia XA vem equipado com um botão físico para ser usado como gatilho da câmera.
Embora a câmera conte com um modo manual interessante, a opção Auto Superior pode ser o modo mais viável para quem não tem conhecimentos específicos com ajustes.
- Confira aqui o teste de câmera do Xperia XA com fotos em alta-resolução.
Sony Xperia XA – Bateria
A duração da bateria do Xperia XA fica abaixo dos demais intermediários do mercado. Se você usar a câmera por diversas vezes, por exemplo, a bateria é consumida num ritmo ainda mais acelerado. Durante meus testes, o Xperia XA durou em média 6 horas e 46 minutos. Com alguns ajustes no sistema, incluindo o modo STAMINA de energia, é possível fazer com que o XA dure ao menos um dia e meio.
A bateria de 2.300 mAh é fixa ao aparelho e não pode ser removida; no entanto, com o carregador da Sony é possível carregar o aparelho completamente em menos de uma hora.
Sony Xperia XA – Especificações Técnicas
Veredito preliminar
O Xperia XA é um dispositivo indicado para quem é exigente em dois aspectos: câmera e design. Infelizmente, o Xperia XA fica meio deslocado quando comparado aos demais intermediários do mercado, principalmente se olharmos para o seu preço e suas especificações. O aparelho entrega boas imagens com ambas as câmeras e o software da Sony tem evoluído de forma bem natural, mas, essas vantagens podem não ser suficientes para sustentar a escolha de parte dos usuários pelo dispositivo.
Se você é fã da Sony, vale a pena pesquisar por um outro produto dentro do portfólio da empresa. O Xperia Z3 é um bom exemplo disso, visto que o dispositivo custa um pouco mais do que o Xperia XA e possui especificações bem mais avançadas.
O que você achou do Xperia XA?
Sony Xperia XA – Onde comprar
Abaixo, você confere as melhores ofertas para o Xperia XA:
Minha mulher comprou um desses por 1.050 reais... realmente aparelho muito bonito mesmo...agora vagabundo não fala nada do preço do iPhone 5S que ainda atinge a faixa dos 1800 reais , e no que dizer do iPhone 5C por 1200 reais??? Quero entender porque tanto rancor no coração com a Sony por parte dessa pobre gente...
kkkkkkkkkkk 1899 reais......
A camera parece ser muito boa, mas por esse preço fica dificil justificar.
Desculpem mas não troco meu Xperia ZQ (de 2013!) por esse XA.
Intermediário? Com esses specs? Por esse preço? A Sony está muito perturbada pra lançar um aparelho desses, por esse preço e ainda dizer que é um bom negócio...
Concordo que seria melhor se fosse uns 1400,00 .... Mas é importado então deve demorar a baixar o preço. Mas pelo que li em outros reviews e em vídeos também este aparelho é melhor que o Moto G, só não tem a biometria
Mesma coisa sou eu em relação à Samsung. Ódio mortal desta marca. Pós venda deles é o pior que já vi, e foram 3 ocasiões: 1 smartphone e 2 tv´s.
Minha mulher comprou o Sony Ericsson K800i, primeiro e último Sony. Deu defeito em dois meses e a assistência técnica não consertou, foram grosseiros, arrogantes e nem os prazos cumpriram. Eu avisei que iriam falir, celulares bostas, atendimento um lixo, preços abusivos. Eu falo mal da Sony onde quer que eu vá. Hoje os celulares são fracos, tanto fisicamente como em tecnologia, e os mas feios que existem.
Eu não compro mais nada da Sony e não deixo nenhum de minha família comprar.
.
Mesma coisa eu falei da HP. O que aconteceu? Faliu. Reclamei de drivers pra Linux.
HP apostando no WP. Parece que ficou bom...
Agora que não troco meu z2 por outro aparelho Sony tão cedo, o preço desses novos aparelhos não vale tudo isso.
A Sony e a quantum tão mostrando aos consumidores esperarem até o final do ano,pois até lá haverá com certeza melhores lançamentos com bom custo benefício. Então quer dizer q só pela beleza do celular eles encarecem esse smart
Pois dentro dele é uma carroça não vale a pena por esse preço
Sony duvido vc mudar de nome e sair do Brasil....duvido !
Não entendi.
Como assim armazenamento interno limitado se não matéria diz que tem expansão até 200gb?
A expansão até 200GB é via cartão SD, simples.
MTK não dá, véio.
Sony ta falindo gente calma se n fosse o playstation ja tava morta
Falindo meu difícil
Infelizmente quem salva a Sony e o ps4, comprei um psvita mas tempos depois foi oficialmente abandonado.