É o fim do LCD em topos de linha? Sony está interessada em investir no OLED
A Sony é, sem dúvidas, uma empresa especializada em desenvolver ótimos painéis LCD, seja para uso em câmeras, TVs ou smartphones. No segmento mobile, a empresa japonesa é uma das poucas que investe nessa tecnologia em modelos topos de linhas, que são os mais caros do mercado. Ao que tudo indica, no entanto, a lendária marca japonesa pode estar interessada em rever essa sua estratégia.
Sony, Apple e LG são algumas fabricantes que ainda investem no LCD em modelos high-end, que custam mais de 3 mil reais. A Apple, contudo, optou por usar OLED no iPhone X, símbolo dos dez anos da série, e que será a referência da empresa para os próximos anos que no diz respeito ao design e construção. A LG também já fez uso do OLED em alguns modelos, embora os flagships ainda tenham o LCD como diferencial.
O LCD IPS não é exatamente a tecnologia mais econômica em termos de eficiência energética, e pode ser um contra para os fabricante nessa era dos dispositivos de espessura fina e que carregam baterias de capacidade apenas “ok”. A Sony tem se esforçado, reduzindo significativamente a bateria de seus modelos mais caros e, asin assim, entregando uma autonomia de bateria de até 48 horas de uso moderado. Mas, como diz o ditado “santo de casa não faz milagre”, o modo STAMINA e as resoluções usadas pela empresa, como a 4K, acabaram decepcionando o usuário que espera atingir essa marca sem precisar limitar o software e o hardware de seu Xperia.
A Sony, contudo, abriu em seu site institucional uma vaga bastante curiosa, de engenheiro de display especializado em painéis OLED para celulares. Nas atribuições da vaga, inclusive, consta que essa é a principal atribuição desse profissional que deve ajudar a empresa a integrar painéis OLED em smartphones e a contribuir com estudos que visam otimizar essa tecnologia.
É claro que essas mudanças não devem acontecer a tempo do lançamento do Xperia XZ1 Premium e suas variantes, que deve acontecer em março no MWC, em Barcelona. Logo, as mudanças devem ficar para o segundo semestre do ano, ou então para 2019.
Outro ponto que devemos levar em consideração é que a Sony também fornece hardware para outros fabricantes e, possivelmente, a empresa pode estar interessada em desenvolver painéis OLED para outras empresas interessadas, como a Apple, que encomenda as telas OLED do iPhone X da Samsung. A Sony é uma das maiores fabricantes de sensores de câmeras para smartphones, e essa poderia ser uma nova especialidade da empresa.
Só nos resta aguardar!
Depois da Motorola, minha opção seria Sony ou Asus.
Samsung só se for da linha S ou Note.
Pra mim teria que ser a Xiaomi.
Olha concordo que com a implementação das telas OLED as fabricantes certamente irão dar uma encarecida em seus gadjets... porém por mais que se tenha uma excelente tela LCD, a qualidade das OLED é de fato superior.
Falo por que sempre tive iPhone e aparelhos da LG ambos tem boas telas, mas honestamente já as comparei com a do Galaxy s7 e sério gente, a nitidez e qualidades da imagens não tem igual. E muito melhor
Hum, interessante
Sei não, eu ainda confio mais no bons e velhos LCD. Mas vindo da Sony eu comprava de olho fechado, agora se fosse LG....... ia correr como se não houvesse amanhã 😂
Hum, entendi.
Essa sem dúvidas é uma boa notícia, mas só quem usou ou usa Xperia sabe que não é um dos pontos principais e que fariam diferença imediata na utilização dos mesmos. O pioneirismo na qualidade de câmeras, áudio e vídeo que a Sony tem no mercado permitem que aparelhos da marca não fiquem muito atrás em relação às outras. Tanto que é que a citada fornece hardware para a concorrência que é o caso da Apple e Samsung. Falando especificamente das telas, é comprovado que uma tela de OLED é melhor que LCD, porém a Sony entrega qualidade em tecnologia para que uma tela LCD não seja uma desvantagem em seus dispositivos e acredito que se a tecnologia OLED for realmente adotada pela Sony, há a possibilidade de otimizar ainda mais os aparelhos que já são bons como autonomia de bateria.
PS: essa imagem para comparar a tela LCD com a Super AMOLED está um tanto destorcida. Recomendo ter em mãos os dois tipos para ter uma ideia real da diferença.
Realmente precisa mesmo investir em coisas melhores nos aparelhos super caro da Sony, apesar que detesto os aparelhos dele pelo o design horríveis dos aparelhos e pelo firmware modificado dele que deixar com o visual muito feio.
Telas de LCD ganharam meu respeito recentemente, embora OLED tenha lugar em meu coração.
A única coisa que a Sony precisa e acabar com essas bordas totalmente inúteis acima e abaixo da tela.
E a coisa mais feia que ja vi, sempre achei desagradavel... ganha ate do iosX.
Eu nem ligava pra qualidade da tela, só queria também que tivesse menos bordas....
2018
Sony querer investir em tela OLED
Até que enfim a teimosia da Sony em insistir em telas LCD tá chegando ao fim. Agora só falta a lg se tocar.
V30 já usa OLED.
A LG tem que se tocar e parar de vender tela que de Burn in kkkkk
Isso talvez seja algo positivo ou não!
Se os Smartphones dela já são caros, imagina com tela Oled, menos borda e mais tela!
Verdade brother DS 👍
Se já são caros com LCD imagina com OLED!
Pois é brother Robocop
Não sinto necessidade alguma de OLED em smartphones.
As telas convencionais suprem minhas necessidades, essa onda do OLED só servirá para encarecer os dispositivos.
Eis a questão brother Breves!
E os preços?
Concordo plenamente com você amigo.